Postado originalmente por
CGAUER
Caros, faz 2 semanas que estou com meu Jimny 2010. Até agora tudo perfeito (890km rodados).
Bom, o meu veio com os pára-choques na cor do carro (verde). As molas são originais. O que mudou é um calço de 1cm que foi colocado entre a carroceria e o chassi. Aparentemente o serviço foi bem feito. As modificações são feitas em Catalão, GO, na fábrica da Mitsubishi.
Quanto ao pára-choque, sua pintura parece impecável, talvez por já vir assim do Japão. Agora não sei quanto aqueles que são duas cores, estes parecem que foram pintados por aqui.
O grande problema ao meu ver são estes pneus 215, que além de terem chegado mal-balanceados na dianteira causando shime, deixaram a relação longa demais. Por conta deste "brinde", na estrada para evitar reduzir para 4a deve-se andar acima de 130km/h. Obviamente, por ter um pneu maior, o velocímetro ficou praticamente 100% sem erro (normalmente os velocímetros marcam 10% mais). Tomar multas agora ficou fácil. Além do que andando a 130km/h a economia termina.
O meu ainda não fez mais do que 10km/l, pois até agora só pegou transito pesado com AC, estrada com 4 pessoas + AC, ou estrada sozinho acima de 130km/h. Os pneus detonaram o ajuste do carro.
De resto ele é um Land Rover Defender, em menor escala, porém com 100% dos problemas crônicos sanados (exceto curso de suspensão e tração integral, que seriam bem vindos). No sítio onde passo com o Defender e seus 7.50 (que para ele são mirrados) o Jimny entala, mesmo com seus "grandes" 215. As barras radius encostaram no facão e a brincadeira termina com pá e enxada. Não tem milagre, a não ser mexendo em tudo e deixando o carro fora de sua proposta.
Sinto falta apenas da elasticidade, economia e torque do Defender. O peso do Defender na terra também ajuda bastante, mesmo quando pega no facão, ele vai arrastando a terra e raramente pára. O curso de suspensão do inglês, mesmo original é fantástico...
Porém é errado comparar os dois. São duas filosofias, uma degringolando, onde o Defender fica cada vez maior e pesado e outra onde o Suzuki continua sendo o menor jipe do mundo, fiel à sua proposta e honesto em sua simplicidade e qualidade.
Nada substitui a paz de espirito de um carro Made in Japan. Apenas me preocupa a corrente da transferência, que com pneus maiores pode durar menos, além também o fato do filtro de combustível ficar dentro da bomba de gasolina, que por sua vez está dentro do tanque. Cagada haja visto os lugares que se anda com um 4x4... Engate elétrico tbm é meio demais.
No mais é um carrinho simpático perfeito para SP e seus buracos, enchentes, calçadas, ver o trânsito de cima, etc... Na areia deve ser fantástico, assim como em estradas sem grandes erosões. O comando variável faz de tudo para você achar que está dirigindo um motor maior, porém a brincadeira só começa perto dos 5mil RPM. Manutenção praticamente inexistente, comparando com qualquer outro jipe, comendo por corrente e assim vai.
Apesar dos pesares estou 100% satisfeito. Perfeito mesmo só Jimny com pneus originais.. Melhor carro que existe para o dia a dia e locomoção em lugares ± complicados.
Abraços
Clemente Gauer
LR 110 2005
Jimny 2010