
Postado originalmente por
akeshi
Pessoal,
Tenho acompanhado esse tópico bem como outros sobre o Jimny e não posso deixar de registrar a minha experiência e impressões sobre o jipinho.
Comprei um Jimny 2009 usado (com 4 meses de uso e 9 mil km rodados, sem qq tipo d upgrade) e já rodei quase 9 mil km desde então. Desses quase 9 mil sob meus cuidados, maior parte foi na cidade e aproximadamente 2,8 mil foram numa viagem para o sul do Piauí, enfrentando quase todo o tipo de estrada: (a) saí de Brasília pela BR-020 e fui até o município de Gilbués-PI; (b) de Gilbués-PI até Santa Filomena-PI são aproximadamente 200 km de estrada de chão (pq errei o trecho e andei 50 km a toa

) com direito a alguns atoleiros, um riachinho, piçarra, muito areal, facões e muito buraco; (c) de Santa Filomena-PI até Carolina-MA com alguns buracos bem traiçoeiros na rodovia; e (d) de Carolina-MA para Brasília, pela BR-153 (Belém-Brasilia). Consumo médio ao longo de toda a viagem e com A/C ligado em 95% do tempo foi de 13 km/l e a velocidade média de cruzeiro de 100 km/h. A carga: motorista mais acompanhante, com muita tralha pesada na ida (bagagem+presentes) e na volta com tralha leve (só bagagem).
Quanto às impressões, não tenho do que queixar do veículo por enquanto.
É utilitário. É jipe e considerando a sua proposta, ele é muito confortável e seguro. Já tive uma Ranger XL CS 2.5 Diesel Euro II. Alí sim era dureza. Banco inteiro (2/3), regulagem do banco esquisito, fora os sustinhos q a caminhonete CS dá, mesmo com meia carga na caçamba. A visibilidade do Jimny é espetacular, coisa que muitos veículos pecam barbaramente.
Senti que falta um pouco de motor em subidas e ultrapassagens. Nada perturbador. Tb não imagino um utilitário desse alto e leve andando com um motor muito possante. É pedir pra virar pássaro. Talvez um motor diesel cairia bem, mas só pra isso e olhe lá, porque em relação à consumo, ele tá saindo melhor que muito carro de passeio com a mesma potência. Na cidade consigo até 14 km/l, com A/C ligado part-time, mas Brasília não é parâmetro. Tem muita pista plana, não pego engarrafamento ou retenção e a velocidade média é de 60 a 80 km/h. Tb não abuso com arrancadas, freadas e aceleradas desnecessárias. Tem muito pardal, muita gente irresponsável e a gasolina anda cara. Deixo isso pra quem pode e procura. Hehehehe...
Quanto ao espaço, é um veículo excelente para solteiro ou para casal sem filho. É util e ponto. Serve tão bem para o dia-a-dia quanto para uma viagem. Cabe praticamente em qualquer garagem ou ponta de garagem, ainda mais hj com esses estacionamentos esquisitos. Em suma, vaga para estacionamento e manobras em áreas apertadas não são problemas.
Não posso deixar de falar sobre o melhor de tudo: a sensação ao andar nele. É alto, divertido, "malandro" e depois q anda numa estrada de chão, percebe-se que ele não brinca em serviço, cumprindo bem a sua proposta. Falei q era malandro pq uma das coisas bem bacanas é desviar de buraco em rodovia. O danado é pequeno é esquiva de forma inexplicável. Hehehehe
Em breve devo ir para a segunda revisão (20 mil ou 12 meses). Não sei se em outros centros a revisão tá num preço amigo para 3 anos de garantia, pq aqui e em Goiânia tá mais ou menos. Nada que esteja além daquilo q as concessionárias de outras marcas cobram nas revisões de veículos da mesma categoria ou de mesmo preço. A de 10 mil (ou 6 meses) são quase R$ 300, a de 20 mil (ou 12 meses) são R$ 600, a de 30 mil (ou 18 meses) são R$ 300 e a de 40 mil (ou 24 meses) são R$ 800. E isso se a doleta não descontrolar, pq ai vaca vai pro brejo.
Por enquanto é isso. Tendo mais informações ou se eu lembrar de algo, vou postando. Abraços.