Postado originalmente por
HelFel
Prezados,
Após algumas pesquisas em marcas variadas de veículos 4x4 que não os SUVs, tenho amadurecido a ideia de adquirir um Jimny zero em breve, desejo alimentado pelo fato de querer ter um antes que a montagem seja feita no Brasil, o que se dará em não muito tempo.
Já que foi mencionado neste tópico acerca da adequabilidade da adaptação que caracteriza a versão HR do Jimny feita no Brasil, gostaria de tirar um dúvida com quem puder esclarecer o ponto. Utilizo-me de dados postados no site "Reclame Aqui" e de acesso irrestrito na rede. Um cidadão, após comprar o robusto jipinho da Suzuki, não ficou satisfeito com o mesmo e quis desfazer o negócio (a pendenga parece ter acontecido em Brasília). Aparentemente, ele esperava (mas posso estar errado na análise) um conforto que encontraria em utilitários mais luxuosos e não se adaptou à "rusticidade" do Jimny. Mas o que interessa aqui é ele ter posto em dúvida a própria versão "HR", inclusive judicialmente. Minha dúvida é se a citada versão HR do Jimny foi feita de modo algo descuidado pela Suzuki brasileira e à revelia da fábrica japonesa e se os problemas de reconhecimento da dita versão (se existirem) podem ter repercussões em seguradoras ou órgãos de fiscalização (entendo que o segundo ponto parece ser pouco provável, mas não custa perguntar). Para aclarar a questão, reproduzo as partes relevantes sobre a questão (versão HR) de algumas postagens do insatisfeito comprador (repito, de acesso irrestrito na rede).
Agradeço a atenção.
Eis alguns excertos sobre os quais me referi:
"...
16/06/2011
Caros usuario do veiculos SUZUKI JIMINY COM KIT HR. Infelizmente apos muito tempo tentando acordo com a concessionaria vendedora, precisei entrar na justiça para reclamar sobre o veiculo, conforme documento registrado neste site. Gostaria de alertar a todos os usuarios deste veiculo que em caso de sinistro a seguradora pode dificultar a indenização ou até nao indenizar, em decorrencia do nao reconhecimento da versao HR. ou seja a Suzuki Japao pode nao ter conhecimento desta modificação importante e principalmente o CONTRAN. Importante lembrar tambem que já fiz varios pedidos à concessionaria e para a representante no Brasil, sendo que até a presente data nada foi informado. sequer respondido.
..."
"...
04/08/2011
Por incrivel que pareceça a suzuki atraves do senhor eliezer, compareceu em brasilia em 22/07/2011, apos saber da situação fartamente reclamada, para fazer vistoria no meu veiculo. ora, nao pedi em nenhum momento que essa concessionaria analizasse esse trabalho. ta bem claro na minha primeira reclamação: quero devolver esse jipinho. Dois dias depois entregou o mesmo veiculo totalmente sem gasolina e sem meus pertences. recuperado apos difuculdades adicionais. meu conselho aos pretensos compradores desse veiculo é: 1 O carro Jimny HR, é simplesmente uma [editado pelo Reclame Aqui]. 2 a representante no Brasil nao possui pessoas treinadas para cuidar dos menores problemas relacionados com os veiculos. 3 Nao sabemos quem responde por qualquer problema. jogam o cliente de um lado pro outro. literalmente empurram com a barriga e a sua insafação vira uma ulcera. 5 a comunicação entre entre eles é pessima. a fabrica manda concessionaria cobrar um valor para as revisoes preventivas e a concessionaria cobra outro bem diferente.
Conselho. comprem um willis e made customizar. é mais seguro e nao te deixa com raiva.
..."
"...
05/08/2011
Para que todos os leitores deste importante site saibam. na data de hj, entrei com duas reclamações acerca do processo contra a concessionaria SOMA:
DELEGACIA DO CONSUMIDOR - Foi aceita a denuncia por faude, ate que a Suzuki apresente o documento do KIT HR. até entao nao reconhecido pela autoridade de transito do Brasil. CONTRAN.
PROCOM - Tambem acatou a denuncia e vai entrar com pedido de devolução do veiculo ate que seja apresentado o mesmo documento. Segundo o advogado contratado por mim, nao HA como qualificar o produto se nao, [editado pelo Reclame Aqui]. O que pode implicar em encerramento da produção do veiculo, multas ou até perda da concessao do fabricante no Brasil.
POR PRECAUÇÃO REITERO MINHA RECOMENDAÇÃO: SE FOR COMPRAR UM VEICULO SUZUKI JIMNY, NAO COMPRE COM O REFERIDO "KIT HR".
..."