
Postado originalmente por
Xistoleiro
Não é que o câmbio de muito defeito, é que tem muito motor para o câmbio hahah
Fazer troca de óleo e ajuste das cintas nos intervalos certos como vc está fazendo e não forçando o câmbio em determinadas situações já são o suficiente para não ter estress. Algumas partes do câmbio tem vida útil, como no caso da solenoide do governador, mas é fácil de trocar quando for fazer troca de óleo.
Kits de reparo também são chamados de master kits ou overhaul kits existem de vários fabricantes, Alto RedEagle, Raybestos, ATS entre outros fabricam os melhores kits que incluem as embreagens, discos espaçadores juntas e vedações, cintas e filtro.
No caso do Bully Dog vc terá que ter alguns cuidados:
-Ao instalar NÃO manter ativada a função chamada " Low end power" sob risco de fritar os discos de embreagens rapidinho:
-Manter monitoramento constante da temperatura da transmissão através do aparelho que permite visualizar isso
-Selecionar um "defuel mode" bem conservador para a temperatura da sua transmissão. O defuel mode é o modo de segurança em que diminui a potencia para segurança do equipamento. A luz do painel acende aos 125 graus no painel, nunca configure seu defuel mode para 124 pois aí já é tarde e vai degradar o óleo muito rápido. Por exemplo na minha configurei o defuel para 104 graus, bem longe do alarme no painel.
- Cuidado ao andar nos modos performance e principalmente no extreme, pode andar e brincar, mas fique de olho na temperatura da transmissão enquanto estiver nesses modos. Nos modos "no power " e tow pode andar a todo tempo. Mas lembre-se que sua transmissão pode aquecer até sem o Bully Dog, dependendo de como vc está usando a camionete.
Kit reforçado ? é um pouco mais complicado .. não adianta apenas trocar o master kit, vai precisar mudar outras coisas para ter uma transmissão confiável para rodar todo tempo no modo extreme. Pode mexer na sua transmissão ou colocar uma inteira já preparada.
Para mexer na sua vai precisar trocar o conversor de torque por um mais reforçado de 3 ou 5 discos. O conversor é o principal causador do aumento de temperatura da transmissão, e o original patina muito mesmo.
Será necessário fazer com que a transmissão trabalhe em pressões mais altas para garantir bom acoplamento das embreagens, sem patinar, aí um shift kit para o corpo de válvulas ajuda ou melhor ainda um corpo de válvulas novo, preparado e testado.
Aí uma coisa puxa outra e se trabalhar com pressões mais altas tem que trocar as ancoragens e o braço de acionamento da cinta da frente, os originais não aguentam a pressão e quebram. Substituir os pistonetes internos da transmissão por outros de ligas de metal (alguns são de plástico e outros não dão boa vedação), e vão ajudar muito nas trocas de marchas.
Além disso são vários outros detalhes que são importantes, se quiser mexer realmente nisso.
Existem opções de instalar freio motor e colocar um novo cérebro totalmente configurável nessa transmissão.
O lado bom é que tem como deixar a transmissão a prova de quebras, o lado ruim é que não temos nada disso disponível no BR.
Abraço