
Postado originalmente por
Eduardo Ferrari
Então, a discussão está interessante. Mas parece que há um erro no primeiro gráfico, não sei se vc concorda. Lá ele fala em torque de 576 libra-força-pé em 2700 rpm (torque máximo do motor original), quando na verdade a linha pontilhada azul, que é do motor original, passa dos 600 libra-pé, beirando uns 650 lb-ft. O torque máximo com o Bully, de 758 libra-pé, até está aproximado com o gráfico, pois está abaixo dos 800lb-ft Olhe e veja e me corrija se eu disse besteira. Bem, fora esse erro que eu acho, corrija-me se eu não estiver errado, vê-se claramente que vc paga um preço por aumentar a potência e o torque com um melhorador desses. O preço que se paga é que o Bully só começa a fazer sentido após 2880 rpm, onde as duas linhas (azul pontilhada e vermelha pontilhada) se cruzam. Veja que abaixo disso o torque com o Bully é até menor que no motor original. Por exemplo, a 2875 rpm, o torque do motor original já está beirando as 600 libras-pé ( linha azul pontilhada), enquanto o torque com o Bully ( linha vermelha pontilhada) marca em torno de 400 libras-pé.
Em resumo, o Bully aproxima a Dodge em um carro de esportivo, com torque e potência em rotação mais alta, mas não serve para serviço de carga, pois em rotações menores o torque diminuiu. Ela fica mais esportiva, mas menos caminhão. Se o cara quer isso, ótimo. Agora, se for para trabalho pesado, esqueça. Como nós utilizamos esses carros basicamente para passeio e pouca carga, excelente. Agora, se esse motor fosse em um caminhão, esquece o Bully, pois vc só trabalharia com motor cheio, acima de 2800 rpm, e abaixo de 2875 rpm vc teria tendinite de tanto trocar marchas. O torque cai drasticamente.
A segunda consideração, e isso fica bem claro no segundo gráfico que vc postou, é que as curvas apenas se deslocaram para cima. Veja que a partir de 3250 rpm, independente de qual curva seja, a potência cai desesperadamente. A potência máxima é de 377 HP na linha azul, mas a partir de então ela cai igual às outras linhas de baixo. Então, não há que se falar em aumento de rotação nessa faixa. Pelo menos nesse projeto de melhorador, aumentar acima de 3250 rpm é fora de cogitação.
Em resumo, quando se melhora o desempenho que não seja mexendo na estrutura física do motor ( aumentando volume deslocado), algum preço vc terá de pagar, pois, como tudo é física, vc ganha em uma parte e perde em outra. O preço que vejo que o cara paga por colocar um Bully é diminuir o torque em rotações mais baixa, ou seja, imagino que o carro fique mais lerdo em rotações menores. A vantagem é que o motor melhora o rendimento em desempenho, ou seja, vai acelerar mais rápido depois dos 2800 rpm, vai retomar melhor depois dos 2800 rpm e vai atingir a velocidade máxima em menor tempo. E o crescimento da potência e torque sobe igual um foguete. Aí a pergunta é: vc quer um carro para desempenho ou para carga? No nosso caso, o desempenho fala mais alto. Agora, se botar duas toneladas na traseira dela, aí é melhor repensar se vale a pena colocar um aparelho desses.
Obs: nunca tive bully nem h&s. Só fiz os comentários com base no que os gráficos dizem.
