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Convex Datacenter
  • #3769
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    Olá acompanhando esse tópico em alguns posts mais para trás eu vi uma grande discussão a respeito de melhoradores de performance tipo Bully Dog e outros.
    Eu pergunto existe maneira de saber se a Dodge Ram foi muito utilizada com esse tipo de aparelho? Por exemplo o camarada usou até praticamente quase a derreter o motor.
    Para melhor explicar minha dúvida deixa eu contar uma história que virou de sonho para pesadelo:

    No fim de 2012 troquei minha Ranger por uma Ram 2006 cabine simples. Ela no geral estava bonita e sem problemas sérios, somente freios ruins e óleo e filtros, o de praxe para manutenção de qualquer veículo.
    Meu calvário começou no dia 1º de novembro de 2012, estava abastecendo para poder partir no dia seguinte em viajem, quando fui abrir a janela do motorista o vidro simplesmente explodiu. Cagou com minha viajem e com o meu sossego.
    Esperei até o dia 03 de novembro, um sábado. para começar a procura pelo vidro. Como não encontrei nos desmanches, eu liguei na Divesa aqui de Curitiba. R$5.500,00 fora a mão de obra e 25 dias para entrega. Começou o pesadelo.
    Na segunda, dia 05 de novembro, liguei para várias empresas de auto-vidros, e acabei achando na Chen Chen por R$450,00, para minha sorte.
    Beleza no dia 14 de novembro, prestes a viajar novamente, estava na BR277 a caminho de Campo Largo e um carro passou por cima de algum detrito e me acertou o para-brisa, porém sem quebrar o mesmo, mas quebrou a grade que fica abaixo dos limpadores, inclusive fica a dica: Quem tiver a mesma ocorrência em rodovia pedagiada pare no local e chame a polícia rodoviária para fazer o boletim, pois deixei para tentar fazer depois e eles não fazem, e o mesmo é necessário para entrar contra a concessionária para pedir indenização. Chegando em casa acendeu a luz da injeção e eu tenho um daqueles módulos que você liga na tomada ODB2 e ele informa no celular o que está ocorrendo. Era algum problema com a transmissão, pois além do código ela se arrastava para andar. Cheguei em casa e testei ela nas posições 1, 2 e R e ela estava normal somente no D que não desenvolvia. Até que de repente ela voltou ao normal, resolvi viajar assim mesmo.
    Foi tudo bem na viajem na ida até a metade da volta, quando fui ultrapassar um carro ela ficou sem potencia e acendeu novamente a luz da injeção, porém dessa vez o motor desligou e não pegou mais. Vi no log da injeção que seria algo com o sistema de injeção. Chamei o guincho e cheguei em casa.
    No dia seguinte chamei o camarada que me vendeu e informei que parecia ser a bomba elétrica(fuel sender) que fica dentro do tanque pois não era mais possível ouvir a mesma funcionando, depois de muito teimar comigo, o pseudo-eletricista da loja resolveu testar e constatar que estava queimada.
    Trocaram a bomba e 3 dias depois me devolveram. No primeiro teste ela falhou ficava girando o motor de arranque e nada de pegar. Li no manual que ela tem um sistema para tirar o ar do sistema se insistir na partida. Liguei para o vendedor e avisei que estava com problemas e ela acabou voltando, de guincho, para a loja. Depois de 5 dias me devolveram ela informando que com a queima da bomba elétrica(fuel sender) a bomba injetora de alta pressão fundiu pois o diesel serve também para lubrificação da mesma. Novamente andei com ela denovo apresentou defeito, porém agora ela estava fazendo muita fumaça preta, o que não fazia antes. Voltei na oficina e ela estava já em 120 graus, falei para o mecânico que poderia ser um bico travado aberto, e ele no "alto do seu conhecimento" afirmou que se entra mais combustível e motor refrigera! Sim isso é válido para gasolina e alcool. Diesel se entrar mais esquenta até quase derreter. Depois eles descobriram que quando o fuel sender falha ocorre uma falha em cascata: fuel sender -- bomba injetora de alta -- e os bicos. No final da conta eles me disseram que gastaram algo em torno de R$6.500,00 na brincadeira. Me entregaram e denovo ela falhou. Devolvi a Ram para a loja aqui em Curitiba e pelo que acompanhei pelo renavam, pelo menos outros dois (otários) compradores também devolveram.
    Aí eu pergunto, depois da história triste acima, como fazer para saber se o motor está prestes a morrer?

    Antonio

  • #3770
    Antônio, infelizmente ngm consegue saber se teve algum reprogamador tipo bullydog, nem mesmo a css acha o rastro ( tenho instalado na mnha desde 2010, sem problemas)..já as "chipagens" que altera o modulo da para descobrir..
    CJ3B 1954 / JK Wrangler / Dodge Ram 2500
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  • #3771
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    Citação Postado originalmente por strutura Ver Post
    XISTOLEIRO, como faz para regular as cintas do cambio? tem que baixar completamente, ou da pra fazer retirando o cárter da transmissão?
    Boa pergunta. Também tenho curiosidade em como regular as tais cintas.

  • #3772
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    Citação Postado originalmente por RafaelFernandes_187 Ver Post
    Pessoal sou novo aqui no fórum, sei que vcs estão debatendo outros assuntos ai, mas como disse sou novo aqui no fórum e venho lendo o mesmo a muito tempo, pois tenho algo em comum entre todos vcs que é essa paixão por essa picape BRUTA que a dodge ram, porém não a possuo ainda, mas em breve estarei adquirindo uma jorjona, mas queria saber de vcs algumas coisa como por exemplo:

    Fazendo um calculo rápido, quanto iria gastar mais ou menos por mes pra manter uma ram 2006 entre 2009 CS, digo em imposto, seguro, combustível (mais ou menos um tanque por semana), manutenção básica (se não houver problemas mais sérios)??

    Sempre quis fazer essa pergunta, espero que algm de bom coração possa me ajudar nessa duvida, ja agradeço desde ja !!!!
    Parte dessa pergunta eu te respondo: a minha, andando na manha entre cidade e rodovia faz 6,5 k/l. Apesar que quando ando (finais de semana) praticamente não pego trânsito, as avenidas são com velocidade entre 60km/h e 80km/h e praticamente não pego subida forte nem engarrafamento ( moro em Brasília).

    A bicha é gastadora mesmo. Mas, por outro lado, vejo alguns donos de Hilux, de S10 dizendo que fazem 8km/l. Então 6,5 km/l em uma nave de 3 toneladas e com o dobro da potência de uma Hilux não está de tudo ruim.

    Nunca tirei média andando só em BR. Dizem que chega nos 8km/h, mas pago para ver. Trezentos conto para encher o tanque com S10 a 2,64.


    Então, 300 reais por semana no mínimo vc gastará. Eu rodo perto de 800km com um tanque.


    O IPVA vai depender do ano da sua caminhonete e se o seu Estado adota alíquota de 1% ou 3%. Em Brasília são 3% sobre o valor venal. Em Minas, se não estou enganado, é 1%, ou seja, IPVA 3 vezes mais barato que aqui
    4X4 Brasil

  • #3773
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    Citação Postado originalmente por antoniomcfilho Ver Post
    Olá acompanhando esse tópico em alguns posts mais para trás eu vi uma grande discussão a respeito de melhoradores de performance tipo Bully Dog e outros.
    Eu pergunto existe maneira de saber se a Dodge Ram foi muito utilizada com esse tipo de aparelho? Por exemplo o camarada usou até praticamente quase a derreter o motor.
    Para melhor explicar minha dúvida deixa eu contar uma história que virou de sonho para pesadelo:

    No fim de 2012 troquei minha Ranger por uma Ram 2006 cabine simples. Ela no geral estava bonita e sem problemas sérios, somente freios ruins e óleo e filtros, o de praxe para manutenção de qualquer veículo.
    Meu calvário começou no dia 1º de novembro de 2012, estava abastecendo para poder partir no dia seguinte em viajem, quando fui abrir a janela do motorista o vidro simplesmente explodiu. Cagou com minha viajem e com o meu sossego.
    Esperei até o dia 03 de novembro, um sábado. para começar a procura pelo vidro. Como não encontrei nos desmanches, eu liguei na Divesa aqui de Curitiba. R$5.500,00 fora a mão de obra e 25 dias para entrega. Começou o pesadelo.
    Na segunda, dia 05 de novembro, liguei para várias empresas de auto-vidros, e acabei achando na Chen Chen por R$450,00, para minha sorte.
    Beleza no dia 14 de novembro, prestes a viajar novamente, estava na BR277 a caminho de Campo Largo e um carro passou por cima de algum detrito e me acertou o para-brisa, porém sem quebrar o mesmo, mas quebrou a grade que fica abaixo dos limpadores, inclusive fica a dica: Quem tiver a mesma ocorrência em rodovia pedagiada pare no local e chame a polícia rodoviária para fazer o boletim, pois deixei para tentar fazer depois e eles não fazem, e o mesmo é necessário para entrar contra a concessionária para pedir indenização. Chegando em casa acendeu a luz da injeção e eu tenho um daqueles módulos que você liga na tomada ODB2 e ele informa no celular o que está ocorrendo. Era algum problema com a transmissão, pois além do código ela se arrastava para andar. Cheguei em casa e testei ela nas posições 1, 2 e R e ela estava normal somente no D que não desenvolvia. Até que de repente ela voltou ao normal, resolvi viajar assim mesmo.
    Foi tudo bem na viajem na ida até a metade da volta, quando fui ultrapassar um carro ela ficou sem potencia e acendeu novamente a luz da injeção, porém dessa vez o motor desligou e não pegou mais. Vi no log da injeção que seria algo com o sistema de injeção. Chamei o guincho e cheguei em casa.
    No dia seguinte chamei o camarada que me vendeu e informei que parecia ser a bomba elétrica(fuel sender) que fica dentro do tanque pois não era mais possível ouvir a mesma funcionando, depois de muito teimar comigo, o pseudo-eletricista da loja resolveu testar e constatar que estava queimada.
    Trocaram a bomba e 3 dias depois me devolveram. No primeiro teste ela falhou ficava girando o motor de arranque e nada de pegar. Li no manual que ela tem um sistema para tirar o ar do sistema se insistir na partida. Liguei para o vendedor e avisei que estava com problemas e ela acabou voltando, de guincho, para a loja. Depois de 5 dias me devolveram ela informando que com a queima da bomba elétrica(fuel sender) a bomba injetora de alta pressão fundiu pois o diesel serve também para lubrificação da mesma. Novamente andei com ela denovo apresentou defeito, porém agora ela estava fazendo muita fumaça preta, o que não fazia antes. Voltei na oficina e ela estava já em 120 graus, falei para o mecânico que poderia ser um bico travado aberto, e ele no "alto do seu conhecimento" afirmou que se entra mais combustível e motor refrigera! Sim isso é válido para gasolina e alcool. Diesel se entrar mais esquenta até quase derreter. Depois eles descobriram que quando o fuel sender falha ocorre uma falha em cascata: fuel sender -- bomba injetora de alta -- e os bicos. No final da conta eles me disseram que gastaram algo em torno de R$6.500,00 na brincadeira. Me entregaram e denovo ela falhou. Devolvi a Ram para a loja aqui em Curitiba e pelo que acompanhei pelo renavam, pelo menos outros dois (otários) compradores também devolveram.
    Aí eu pergunto, depois da história triste acima, como fazer para saber se o motor está prestes a morrer?

    Antonio
    Nossa. Que história de terror. A solução para aquele seu carro era mergulhá-lo em uma tonelada de sal grosso para ver se tirava a zica.Rsss. Brincadeira, mas, de fato, foi muita falta de sorte. Esses motores eletrônicos são muito bons para rendimento, desempenho, poluem menos, mas quanto mais eletrônica, mais problema. Mas, no seu caso, o problema não foi especificamente no motor, mas sim na parte elétrica que auxilia o motor ( bomba de combustível, bomba injetora etc)

    Eu só digo uma coisa: motores cummins são um dos melhores motores do mundo. A vida útil deles beira 1 milhão se bem cuidado. Os motores menores ( chamados diesel rápido, das pick-ups menores) são projetados para 300 mil km, pois giram em rotação bem maior que o cummins convencional. Então, para moer um motor Cummins, o cara tem que fazer muita força, tem que ser muito pé-duro. Claro, às vezes o cara nem tem melhorador de desempenho, mas não troca óleo no tempo correto, não troca filtros, coloca qualquer diesel... aí, com ou sem Bully, o motor cai na vida útil. Uma dica para saber se um motor diesel está precisando trocar as camisas é andar com o veículo em rotação média-alta e, logo em seguida, parar e retirar a tampa do óleo que ficar na tampa de válvula. Se estiver sotando muita fumaça, é sinal que o motor já está com folga e desgaste acima do normal nos anéis e pistão. Isso porque os anéis não conseguem mais vedar a chama da combustão no interior da câmara e parte da queima acaba escapando para baixo do pistão e queimando óleo lubrificante, o que gera fumaça no interior do bloco, saindo essa fumaça pelo respiro do motor e pela tampa de válvula, quando a tampa de óleo está aberta.
    4X4 Brasil

  • #3774
    Citação Postado originalmente por antoniomcfilho Ver Post
    Olá acompanhando esse tópico em alguns posts mais para trás eu vi uma grande discussão a respeito de melhoradores de performance tipo Bully Dog e outros.
    Eu pergunto existe maneira de saber se a Dodge Ram foi muito utilizada com esse tipo de aparelho? Por exemplo o camarada usou até praticamente quase a derreter o motor.
    Para melhor explicar minha dúvida deixa eu contar uma história que virou de sonho para pesadelo:

    No fim de 2012 troquei minha Ranger por uma Ram 2006 cabine simples. Ela no geral estava bonita e sem problemas sérios, somente freios ruins e óleo e filtros, o de praxe para manutenção de qualquer veículo.
    Meu calvário começou no dia 1º de novembro de 2012, estava abastecendo para poder partir no dia seguinte em viajem, quando fui abrir a janela do motorista o vidro simplesmente explodiu. Cagou com minha viajem e com o meu sossego.
    Esperei até o dia 03 de novembro, um sábado. para começar a procura pelo vidro. Como não encontrei nos desmanches, eu liguei na Divesa aqui de Curitiba. R$5.500,00 fora a mão de obra e 25 dias para entrega. Começou o pesadelo.
    Na segunda, dia 05 de novembro, liguei para várias empresas de auto-vidros, e acabei achando na Chen Chen por R$450,00, para minha sorte.
    Beleza no dia 14 de novembro, prestes a viajar novamente, estava na BR277 a caminho de Campo Largo e um carro passou por cima de algum detrito e me acertou o para-brisa, porém sem quebrar o mesmo, mas quebrou a grade que fica abaixo dos limpadores, inclusive fica a dica: Quem tiver a mesma ocorrência em rodovia pedagiada pare no local e chame a polícia rodoviária para fazer o boletim, pois deixei para tentar fazer depois e eles não fazem, e o mesmo é necessário para entrar contra a concessionária para pedir indenização. Chegando em casa acendeu a luz da injeção e eu tenho um daqueles módulos que você liga na tomada ODB2 e ele informa no celular o que está ocorrendo. Era algum problema com a transmissão, pois além do código ela se arrastava para andar. Cheguei em casa e testei ela nas posições 1, 2 e R e ela estava normal somente no D que não desenvolvia. Até que de repente ela voltou ao normal, resolvi viajar assim mesmo.
    Foi tudo bem na viajem na ida até a metade da volta, quando fui ultrapassar um carro ela ficou sem potencia e acendeu novamente a luz da injeção, porém dessa vez o motor desligou e não pegou mais. Vi no log da injeção que seria algo com o sistema de injeção. Chamei o guincho e cheguei em casa.
    No dia seguinte chamei o camarada que me vendeu e informei que parecia ser a bomba elétrica(fuel sender) que fica dentro do tanque pois não era mais possível ouvir a mesma funcionando, depois de muito teimar comigo, o pseudo-eletricista da loja resolveu testar e constatar que estava queimada.
    Trocaram a bomba e 3 dias depois me devolveram. No primeiro teste ela falhou ficava girando o motor de arranque e nada de pegar. Li no manual que ela tem um sistema para tirar o ar do sistema se insistir na partida. Liguei para o vendedor e avisei que estava com problemas e ela acabou voltando, de guincho, para a loja. Depois de 5 dias me devolveram ela informando que com a queima da bomba elétrica(fuel sender) a bomba injetora de alta pressão fundiu pois o diesel serve também para lubrificação da mesma. Novamente andei com ela denovo apresentou defeito, porém agora ela estava fazendo muita fumaça preta, o que não fazia antes. Voltei na oficina e ela estava já em 120 graus, falei para o mecânico que poderia ser um bico travado aberto, e ele no "alto do seu conhecimento" afirmou que se entra mais combustível e motor refrigera! Sim isso é válido para gasolina e alcool. Diesel se entrar mais esquenta até quase derreter. Depois eles descobriram que quando o fuel sender falha ocorre uma falha em cascata: fuel sender -- bomba injetora de alta -- e os bicos. No final da conta eles me disseram que gastaram algo em torno de R$6.500,00 na brincadeira. Me entregaram e denovo ela falhou. Devolvi a Ram para a loja aqui em Curitiba e pelo que acompanhei pelo renavam, pelo menos outros dois (otários) compradores também devolveram.
    Aí eu pergunto, depois da história triste acima, como fazer para saber se o motor está prestes a morrer?

    Antonio
    São relatos como esse que me dão medo de comprar uma RAM 2500 entre 2006 e 2009, estou pretendendo comprar uma esse ano e sinceramente é um caso de se pensar muito antes, rs.
    DODGE RAM 2500 09/09
    BULLY DOG PMT

  • #3775
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    Citação Postado originalmente por ricardocampos Ver Post
    São relatos como esse que me dão medo de comprar uma RAM 2500 entre 2006 e 2009, estou pretendendo comprar uma esse ano e sinceramente é um caso de se pensar muito antes, rs.
    E outra, o uso de RAM é de dois tipos: a) trabalho em fazenda; b) agroboy que pega picape pensando que é carro de corrida...
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #3776
    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    E outra, o uso de RAM é de dois tipos: a) trabalho em fazenda; b) agroboy que pega picape pensando que é carro de corrida...
    Esqueceu de falar de quem usa pra passeio, usa só no fds e viajens, tem essas também, so teria coragem de comprar uma dessas rs, as de agroboy ou trabalho jamais.
    DODGE RAM 2500 09/09
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  • #3777
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    Citação Postado originalmente por strutura Ver Post
    XISTOLEIRO, como faz para regular as cintas do cambio? tem que baixar completamente, ou da pra fazer retirando o cárter da transmissão?
    Citação Postado originalmente por Eduardo Ferrari Ver Post
    Boa pergunta. Também tenho curiosidade em como regular as tais cintas.
    Pessoal, segue abaixo o procedimento, não tem segredos.
    A funcão das cintas é atuar no movimento do sistema de engrenagens planetárias para as trocas de marchas.

    Esse procedimento é bem simples, e vai ser necessário ter um torquímetro em mãos para o ajuste. As unidades de torque deixei conforme os americanos trabalham. Aí dependendo do tipo de torquímetro usado será necessário converter os valores.

    São feitos ajustes em duas cintas: cinta dianteira ou cinta do kickdown como também é chamada e a cinta da ré. Para o ajuste da cinta do kickdown não é necessário estar com o cárter da transmissão aberto pois o ajuste é feito por um parafuso do lado de fora, na lateral da transmissão.
    A cinta do kickdown é essa peça aqui:

    -kickdown.jpg

    O ajuste da cinta da ré necessita da abertura do cárter, então aproveita-se o momento da troca de óleo e filtro da transmissão para isso. A cinta da ré é essa:
    -rear.jpg

    Cinta do kickdown:
    O parafuso de ajuste fica localizado externamente do lado esquerdo da transmissão. As ilustrações abaixo devem ajudar a encontrar o bendito parafuso haha.

    -front-band.jpg -front-b.gif

    Solta-se a contra-porca e afrouxa o parafuso de ajuste de 3 a 5 voltas verificando se está girando sem travar, se necessário lubrificar o parafuso.
    Com o torquimetro, apertar novamente o parafuso de ajuste com 8N.m (72in. Lbs.)
    Em seguida afrouxa o mesmo parafuso por uma volta inteira e mais 7/8 de volta (quase 2 voltas).
    Aperta a contra-porca em 41N.m (30ft. Lbs.) e está feito.
    Este vídeo mostra como o ajuste é feito. O cara ta fazendo em bancada, com a transmissão desmontada para ficar mais didático. No vídeo ele marca como duas voltas completas, mas de acordo com os experts em transmissão deve ser feito como o descrito acima.


    Cinta da ré:
    Será necessário a remoção do carter da transmissão.
    A localização do parafuso de ajuste é mostrada nas imagens abaixo.

    -rear-band.jpg -rear-b.gif
    Soltar a contra-porca e em seguida afrouxar o parafuso de ajuste de 3 a 5 voltas de modo que fique livre do pistão de acionamento.
    Em seguida com o torquimetro, apertar novamente o parafuso de ajuste com 8N.m (72in. Lbs.)
    Em seguida afrouxa o mesmo parafuso por 3 voltas completas.
    Apertar a contra-porca em 34N.m (25ft .Lbs) de torque para travar o parafuso de ajuste.
    Proceder com a troca do filtro da transmissão. Fechar o carter com torque 17N.m de torque (13ft. Lbs.) e completar o nível de óleo da transmissão com fluído ATF+4.

    É isso aí, fácil de fazer e necessário para garantir o bom funcionamento da transmissão.

    Se algo não ficou bem descrito só dar um grito...

    Abraço.
    DODGE RAM 2500 RC / BULLY DOG PMT + K&N / BFGOODRICH 37"

  • #3778
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    Que sofrimento hein!
    O que posso dizer é que não é culpa de um chip de performance que essa camionete está assim. Isso é culpa do proprietário anterior que pelo visto não proporcionou a manutenção adequada, ou querendo economizar na manutenção levou em alguma oficina ruim em que algum mecânico porco fez cagada por ficar com achismos e falta de consultar o manual técnico.
    E não estou dizendo que tem que levar pra concessionária não, pq mesmo na autorizada eles fazem muita cagada, não sabem diagnosticar e não resolvem os problemas e só querem cobrar caro trocando peças sem critério com valores absurdos! O que é o melhor é ter uma oficina de confiança aquela em que o pessoal gosta de resolver os problemas.

    Vc é da região de Curitiba? Se for, posso indicar uma ótima oficina em que sou cliente há anos.

    Pena que vc teve azar com essa camionete, mas não desista da RAM, garanto que terá sorte na próxima.

    Abraço.



    Citação Postado originalmente por antoniomcfilho Ver Post
    Olá acompanhando esse tópico em alguns posts mais para trás eu vi uma grande discussão a respeito de melhoradores de performance tipo Bully Dog e outros.
    Eu pergunto existe maneira de saber se a Dodge Ram foi muito utilizada com esse tipo de aparelho? Por exemplo o camarada usou até praticamente quase a derreter o motor.
    Para melhor explicar minha dúvida deixa eu contar uma história que virou de sonho para pesadelo:

    No fim de 2012 troquei minha Ranger por uma Ram 2006 cabine simples. Ela no geral estava bonita e sem problemas sérios, somente freios ruins e óleo e filtros, o de praxe para manutenção de qualquer veículo.
    Meu calvário começou no dia 1º de novembro de 2012, estava abastecendo para poder partir no dia seguinte em viajem, quando fui abrir a janela do motorista o vidro simplesmente explodiu. Cagou com minha viajem e com o meu sossego.
    Esperei até o dia 03 de novembro, um sábado. para começar a procura pelo vidro. Como não encontrei nos desmanches, eu liguei na Divesa aqui de Curitiba. R$5.500,00 fora a mão de obra e 25 dias para entrega. Começou o pesadelo.
    Na segunda, dia 05 de novembro, liguei para várias empresas de auto-vidros, e acabei achando na Chen Chen por R$450,00, para minha sorte.
    Beleza no dia 14 de novembro, prestes a viajar novamente, estava na BR277 a caminho de Campo Largo e um carro passou por cima de algum detrito e me acertou o para-brisa, porém sem quebrar o mesmo, mas quebrou a grade que fica abaixo dos limpadores, inclusive fica a dica: Quem tiver a mesma ocorrência em rodovia pedagiada pare no local e chame a polícia rodoviária para fazer o boletim, pois deixei para tentar fazer depois e eles não fazem, e o mesmo é necessário para entrar contra a concessionária para pedir indenização. Chegando em casa acendeu a luz da injeção e eu tenho um daqueles módulos que você liga na tomada ODB2 e ele informa no celular o que está ocorrendo. Era algum problema com a transmissão, pois além do código ela se arrastava para andar. Cheguei em casa e testei ela nas posições 1, 2 e R e ela estava normal somente no D que não desenvolvia. Até que de repente ela voltou ao normal, resolvi viajar assim mesmo.
    Foi tudo bem na viajem na ida até a metade da volta, quando fui ultrapassar um carro ela ficou sem potencia e acendeu novamente a luz da injeção, porém dessa vez o motor desligou e não pegou mais. Vi no log da injeção que seria algo com o sistema de injeção. Chamei o guincho e cheguei em casa.
    No dia seguinte chamei o camarada que me vendeu e informei que parecia ser a bomba elétrica(fuel sender) que fica dentro do tanque pois não era mais possível ouvir a mesma funcionando, depois de muito teimar comigo, o pseudo-eletricista da loja resolveu testar e constatar que estava queimada.
    Trocaram a bomba e 3 dias depois me devolveram. No primeiro teste ela falhou ficava girando o motor de arranque e nada de pegar. Li no manual que ela tem um sistema para tirar o ar do sistema se insistir na partida. Liguei para o vendedor e avisei que estava com problemas e ela acabou voltando, de guincho, para a loja. Depois de 5 dias me devolveram ela informando que com a queima da bomba elétrica(fuel sender) a bomba injetora de alta pressão fundiu pois o diesel serve também para lubrificação da mesma. Novamente andei com ela denovo apresentou defeito, porém agora ela estava fazendo muita fumaça preta, o que não fazia antes. Voltei na oficina e ela estava já em 120 graus, falei para o mecânico que poderia ser um bico travado aberto, e ele no "alto do seu conhecimento" afirmou que se entra mais combustível e motor refrigera! Sim isso é válido para gasolina e alcool. Diesel se entrar mais esquenta até quase derreter. Depois eles descobriram que quando o fuel sender falha ocorre uma falha em cascata: fuel sender -- bomba injetora de alta -- e os bicos. No final da conta eles me disseram que gastaram algo em torno de R$6.500,00 na brincadeira. Me entregaram e denovo ela falhou. Devolvi a Ram para a loja aqui em Curitiba e pelo que acompanhei pelo renavam, pelo menos outros dois (otários) compradores também devolveram.
    Aí eu pergunto, depois da história triste acima, como fazer para saber se o motor está prestes a morrer?

    Antonio
    DODGE RAM 2500 RC / BULLY DOG PMT + K&N / BFGOODRICH 37"

  • #3779
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    19/08/2013
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    Citação Postado originalmente por Xistoleiro Ver Post
    Pessoal, segue abaixo o procedimento, não tem segredos.
    A funcão das cintas é atuar no movimento do sistema de engrenagens planetárias para as trocas de marchas.

    Esse procedimento é bem simples, e vai ser necessário ter um torquímetro em mãos para o ajuste. As unidades de torque deixei conforme os americanos trabalham. Aí dependendo do tipo de torquímetro usado será necessário converter os valores.

    São feitos ajustes em duas cintas: cinta dianteira ou cinta do kickdown como também é chamada e a cinta da ré. Para o ajuste da cinta do kickdown não é necessário estar com o cárter da transmissão aberto pois o ajuste é feito por um parafuso do lado de fora, na lateral da transmissão.
    A cinta do kickdown é essa peça aqui:

    -kickdown.jpg

    O ajuste da cinta da ré necessita da abertura do cárter, então aproveita-se o momento da troca de óleo e filtro da transmissão para isso. A cinta da ré é essa:
    -rear.jpg

    Cinta do kickdown:
    O parafuso de ajuste fica localizado externamente do lado esquerdo da transmissão. As ilustrações abaixo devem ajudar a encontrar o bendito parafuso haha.

    -front-band.jpg -front-b.gif

    Solta-se a contra-porca e afrouxa o parafuso de ajuste de 3 a 5 voltas verificando se está girando sem travar, se necessário lubrificar o parafuso.
    Com o torquimetro, apertar novamente o parafuso de ajuste com 8N.m (72in. Lbs.)
    Em seguida afrouxa o mesmo parafuso por uma volta inteira e mais 7/8 de volta (quase 2 voltas).
    Aperta a contra-porca em 41N.m (30ft. Lbs.) e está feito.
    Este vídeo mostra como o ajuste é feito. O cara ta fazendo em bancada, com a transmissão desmontada para ficar mais didático. No vídeo ele marca como duas voltas completas, mas de acordo com os experts em transmissão deve ser feito como o descrito acima.


    Cinta da ré:
    Será necessário a remoção do carter da transmissão.
    A localização do parafuso de ajuste é mostrada nas imagens abaixo.

    -rear-band.jpg -rear-b.gif
    Soltar a contra-porca e em seguida afrouxar o parafuso de ajuste de 3 a 5 voltas de modo que fique livre do pistão de acionamento.
    Em seguida com o torquimetro, apertar novamente o parafuso de ajuste com 8N.m (72in. Lbs.)
    Em seguida afrouxa o mesmo parafuso por 3 voltas completas.
    Apertar a contra-porca em 34N.m (25ft .Lbs) de torque para travar o parafuso de ajuste.
    Proceder com a troca do filtro da transmissão. Fechar o carter com torque 17N.m de torque (13ft. Lbs.) e completar o nível de óleo da transmissão com fluído ATF+4.

    É isso aí, fácil de fazer e necessário para garantir o bom funcionamento da transmissão.

    Se algo não ficou bem descrito só dar um grito...

    Abraço.
    Muito bom!

  • #3780
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    Xistoleiro, a princípio, a marcha do meu carro, quando está em P, é meio dura para sair para o D. Dizem que toda RAM é assim, que é um defeito de projeto do câmbio, blá, blá, blá... mas nunca estive satisfeito.

    Existe algum macete para essa passagem do P para o R, N ou D ficar mais macia? Eu sempre piso no freio e empurro o freio de pé antes de passar para o P, mas mesmo assim é um pouco duro. O que fazer?

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