
Postado originalmente por
Xistoleiro
Pessoal, segue abaixo o procedimento, não tem segredos.
A funcão das cintas é atuar no movimento do sistema de engrenagens planetárias para as trocas de marchas.
Esse procedimento é bem simples, e vai ser necessário ter um torquímetro em mãos para o ajuste. As unidades de torque deixei conforme os americanos trabalham. Aí dependendo do tipo de torquímetro usado será necessário converter os valores.
São feitos ajustes em duas cintas: cinta dianteira ou cinta do kickdown como também é chamada e a cinta da ré. Para o ajuste da cinta do kickdown não é necessário estar com o cárter da transmissão aberto pois o ajuste é feito por um parafuso do lado de fora, na lateral da transmissão.
A cinta do kickdown é essa peça aqui:
O ajuste da cinta da ré necessita da abertura do cárter, então aproveita-se o momento da troca de óleo e filtro da transmissão para isso. A cinta da ré é essa:
Cinta do kickdown:
O parafuso de ajuste fica localizado externamente do lado esquerdo da transmissão. As ilustrações abaixo devem ajudar a encontrar o bendito parafuso haha.
Solta-se a contra-porca e afrouxa o parafuso de ajuste de 3 a 5 voltas verificando se está girando sem travar, se necessário lubrificar o parafuso.
Com o torquimetro, apertar novamente o parafuso de ajuste com 8N.m (72in. Lbs.)
Em seguida afrouxa o mesmo parafuso por uma volta inteira e mais 7/8 de volta (quase 2 voltas).
Aperta a contra-porca em 41N.m (30ft. Lbs.) e está feito.
Este vídeo mostra como o ajuste é feito. O cara ta fazendo em bancada, com a transmissão desmontada para ficar mais didático. No vídeo ele marca como duas voltas completas, mas de acordo com os experts em transmissão deve ser feito como o descrito acima.
Cinta da ré:
Será necessário a remoção do carter da transmissão.
A localização do parafuso de ajuste é mostrada nas imagens abaixo.
Soltar a contra-porca e em seguida afrouxar o parafuso de ajuste de 3 a 5 voltas de modo que fique livre do pistão de acionamento.
Em seguida com o torquimetro, apertar novamente o parafuso de ajuste com 8N.m (72in. Lbs.)
Em seguida afrouxa o mesmo parafuso por 3 voltas completas.
Apertar a contra-porca em 34N.m (25ft .Lbs) de torque para travar o parafuso de ajuste.
Proceder com a troca do filtro da transmissão. Fechar o carter com torque 17N.m de torque (13ft. Lbs.) e completar o nível de óleo da transmissão com fluído ATF+4.
É isso aí, fácil de fazer e necessário para garantir o bom funcionamento da transmissão.
Se algo não ficou bem descrito só dar um grito...
Abraço.