x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de Thiago Pereira
    Entrada
    23/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 21

Fuketeiro, já que vc está com o manual em mãos (espero que não tenha queimado de vdd...kkk), pq não copia e cola exatamente como está escrito no manual ou então digitaliza a pagina e posta no fórum.
    Vai ficar bem mais fácil de entendermos como o sistema funciona.

Vlw.
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

Citação Postado originalmente por hcr2463 Ver Post
    Existe um problema tão grave assim? pensei que podia rodar com o 4x4high no asfalto, pra ajuda-la a se manter estavel em curvas e etc... e tambem na chuva, com o asfalto molhado. então 4x4 é só na terra? tem algum motivo especifico para essa restrição?
    Os carros com tração integral andam no 4x4 no asfalto de boa, pq possuem gerenciamento no diferencial central. As camionetes em geral não possui esse recurso e dessa forma, no 4x4 hi/low os eixos traseiro e dianteiro trabalham de forma independendes e cada um transmitindo a mesma traçao para sua roda oposta. Do tipo:

T1 - T1
    T2 - T2

Sendo assim é bastante perigoso trafegar em pisos rígidos como o asfalto ou calçamento em 4x4 hi pois em uma curva o carro nao vai se comportar como devieria pois haverá um efeito chamado arrasto no eixo que poderá causar um grave acidente. Isso pq as rodas que ficam na parte de dentro da curva é para girar menos q sua oposta nos eixos... no 4x4hi /low não haverá isso. Elas vao girar em igual proporção... Já vi um maluco fazendo um zero no asfalto com o 4x4 hi e quebrou o eixo e o carro nunca mais prestou.

Tem gente que acha q traz mais segurança, mas a física e maioria dos manuais diz o contrário.

Usuário Avatar de Costalonga
    Entrada
    10/05/2011
    Local
    Cachoeiro de Itapemirim/ES
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por FUKETEIRO Ver Post
    NANA NINA NÃO....rsrs
    Desvendando o enigma da pirâmide, perdão, da reduzida....rsrs. Leo, estou fazendo o curso da transmissão automática, estou até meio tonto de tanta informação, vamos ao caso, na Amarok com trans. mecânica a reduzida é de 2,72:1 e na automática essa função é feita atraves do conjunto platetário 1 e porta satélites 4 , através do freio A e freio B atuando se consegue para a primeira e segunda marchas uma redução de 2,76:1 , mas devido ao torque residual do conversor em modo OFF ROAD se consegue uma redução de 2,37:1 , como isso funciona? Aí entra a inteligência eletrônica, através da carga do motor (força que ele está fazendo) a ECU avalia se é necessário redução, deslizamento do conversor, acionamento da reduzida ou atuação no torque do motor, através de sensores no virabrequim e no eixo primario da transmissão ela monitora a atuação da embreagem anuladora do conversor e no eixo de saida ela tem o resultado da redução aplicada, é controlado até a temperatura do fluído ATF que numa temperatura ambiente de 25 graus é de aproximadamente 110 graus do fluído, exemplo 1: começo uma subida com modo Off Road acionado a ECU começa atuando no torque do motor e deslizamento do conversor, se a coisa for piorando ela faz o acionamento da reduzida através das 3 embreagens onde vc percebe apenas o giro do motor pular (ex. de 1700 rpm para 2700 rpm) e pela temperatura do ATF ela controla a embreagem anuladora do conversor para ficar estável, Exemplo 2: Acoplei um reboque com peso de 1500kg, pela carga do motor e modo OFF ROAD acioando ela já sai direto em primeira reduzida com o giro do motor mais elevado e conversor bloqueado, desse modo pode ter "N" situações onde a ECU vai definir qual a melhor opção, espero ter conseguido explicar, qualquer coisa é só perguntar, abraço.
    Tecnologia é pra isso.
    Mas tem algo de estranho ai.

Como que na reduzida pra subir em algum lugar ela precisa subir tanto o giro assim?
    Na Amarok MT eu subi um lugar bem ingrime em lenta mas na reduzida, depois tentei na simples e ela mal ia mesmo acelerando muito.

Se quiser eu faço um video de eu subindo na rampa da minha garagem com a minha Full, subindo na 4x4 normal e depois na reduzida.

Eu uso 1000RPM menos pra subir em reduzida.

Eu não entendi essa do motor aumentar o giro pra dá mais força pro carro sendo que está na reduzida.

Abraços.

Atenciosamente,
    André Costalonga.

Usuário
    Entrada
    08/05/2012
    Local
    Governador Valadares/MG
    Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Obrigado pelos textos.. ja li os 2 primeiro e ja tirou muitas das minahs dúvidas!!

Usuário
    Entrada
    08/05/2012
    Local
    Governador Valadares/MG
    Citação Postado originalmente por Maranguas Ver Post
    Os carros com tração integral andam no 4x4 no asfalto de boa, pq possuem gerenciamento no diferencial central. As camionetes em geral não possui esse recurso e dessa forma, no 4x4 hi/low os eixos traseiro e dianteiro trabalham de forma independendes e cada um transmitindo a mesma traçao para sua roda oposta. Do tipo:

T1 - T1
    T2 - T2

Sendo assim é bastante perigoso trafegar em pisos rígidos como o asfalto ou calçamento em 4x4 hi pois em uma curva o carro nao vai se comportar como devieria pois haverá um efeito chamado arrasto no eixo que poderá causar um grave acidente. Isso pq as rodas que ficam na parte de dentro da curva é para girar menos q sua oposta nos eixos... no 4x4hi /low não haverá isso. Elas vao girar em igual proporção... Já vi um maluco fazendo um zero no asfalto com o 4x4 hi e quebrou o eixo e o carro nunca mais prestou.

Tem gente que acha q traz mais segurança, mas a física e maioria dos manuais diz o contrário.
    Ótima explicação, muito obrigado! pensava que realmente trazia mais segurança, mas isos depende do tipo, esse presente nas Part time só no OFF-ROAD.
    a Amarok At é full-time?

Usuário Avatar de PABLO VASCONCELOS
    Entrada
    08/04/2011
    Local
    ITUIUTABA/MG
    Citação Postado originalmente por leonardo prado Ver Post
    pablo, onde vc lava aki em ituiutaba?

Abraços...
    la no flavio da auto park garagem,na rua 26 com 19 e 21.
    TRITON HPE TOP 2015/EX-PAJERO FULL HPE/EX-BMW X3 3.0 SPORT 4X4
    AMAROK TREND 180CV 2012
    EX-AMAROK SE 4X4 BRANCA 163CV 2011/EX-F1000 4X4 TURBO TOP

Entrada
    08/04/2011
    Local
    ITUIUTABA/MG
    Citação Postado originalmente por fuketeiro Ver Post
    olá, para vc sair de 4x2 e acionar 4x4 pode ser feito a qualquer velocidade, só a reduzida que vc deve estar a menos de 5km/h para ela entrar, só não pode ligar 4x4 no asfalto como qualquer outra camionete, abraço.
    fusketeiro nao fala isso nao rapaiz,se ta doido???? O cara vai liga esse trem a 160km/h e pode quebra tudo e ainda perde o controle da camionete,o mais correto é ligar o mais devagar possivel,mas se nao tive jeito ligar ate 80km/h e na pior situaçao 100km/h,agora a reduzida vc nao inventa,é parado mesmo,estacado,imovel,a 0km/h.vc tem que defender o sistema rapaiz,tem muita gente que nunca viu traçao na vida e acha que o negocio é indestrutivel,ai quebra atraçao o sujeito fala que esse de traçao num presta num sei mais o que e tal...eiiiiiitaaaaa...
    AMAROK TREND 180CV 2012

Usuário
    Entrada
    08/05/2012
    Local
    Governador Valadares/MG
    Citação Postado originalmente por PABLO VASCONCELOS Ver Post
    fusketeiro nao fala isso nao rapaiz,se ta doido???? O cara vai liga esse trem a 160km/h e pode quebra tudo e ainda perde o controle da camionete,o mais correto é ligar o mais devagar possivel,mas se nao tive jeito ligar ate 80km/h e na pior situaçao 100km/h,agora a reduzida vc nao inventa,é parado mesmo,estacado,imovel,a 0km/h.vc tem que defender o sistema rapaiz,tem muita gente que nunca viu traçao na vida e acha que o negocio é indestrutivel,ai quebra atraçao o sujeito fala que esse de traçao num presta num sei mais o que e tal...eiiiiiitaaaaa...
    Hehe, é sempre bom salientar isso que vc disse, mas eu mesmo ja tinha visto um grafico no site da MIT que diz pra colocar a 4x4H até 100km/h e a reduzida parado. Mas o mesmo grafico me deixou na duvida a respeito da possibilidade de andar no asfalto com 4x4... Mas agora as duvidas foram sanadas pelos amigos daqui.4x4 só na terra!

Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
    Entrada
    30/01/2009
    Local
    Garça/SP
    Citação Postado originalmente por FUKETEIRO Ver Post
    Acabei de queimar o material do curso.
    Putz...mas isso que seria interessante para ajudar a desvendar a duvida! De repente tem alguma coisa além daquilo que são as informações postadas na Net pela ZF....
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

Usuário
    Entrada
    02/10/2010
    Local
    Macaé/
    Bom se não pode ligar no asfalto, é meio complicado ligar a 160 km/h, pois nunca vi nenhum doido andando tão rápido na terra ou areia, hehehe.

agora quanto a reduzida, o ideal é ler o manual, pois uma vez que engatei o low da ram do meu pai (é mais um cliente que o low é item dispensavel), o carro não saia de low de jeito nenhum, ai peguei o manual e tava escrito lá para por a picape a 3km/h e desengatar o low que saia, fiz isso e funcionou...

Mas a questão de usar ou não a tração no asfalto, já usei uma vez na don pedro, tava caindo uma chuva do cacete, já tinha alguns veiculos parados no acostamento inclusive esperando a chuva melhorar e nessa situação engatei o 4x4 hi e toquei a 80 - 100 km/h e senti o carro grudado no chão, mas no asfalto seco nunca usei mesmo, não sabia muito bem o motivo até começar a ler esse forum, mas sabia que não devia usar.

Entrada
    08/04/2011
    Local
    ITUIUTABA/MG
    Eu ainda uso o 4x4 nas chuvas muito forte que o asfalto alaga e tem perigo de aquaplanar,é outra estabilidade,a camionete fica mais grudada e se passar em um alagamento ela fica mais estavel,agora os controles de tracao e estabilidade vao anulando a necessidade de usar a traçao no asfalto molhado,mas em chuvas torrenciais mesmo no asfalto eu ainda concordo usar.
    AMAROK TREND 180CV 2012

Eu ainda uso o 4x4 nas chuvas muito forte que o asfalto alaga e tem perigo de aquaplanar,é outra estabilidade,a camionete fica mais grudada e se passar em um alagamento ela fica mais estavel,agora os controles de tracao e estabilidade vao anulando a necessidade de usar a traçao no asfalto molhado,mas em chuvas torrenciais mesmo no asfalto eu ainda concordo usar.
    Você está certo quando diz q tem a sensação do carro grudar no chao. Ele gruda mesmo! Mas por um só motivo: A tensão violenta que isso causa em todo o sistema de transmissão, chassis e suspensão principalmente em estradas sinuosas. A tensão é tão grande que a cambagem das rodas chegam a abrir em uma curva mais fechada. O carro literalmente se "torce" e assim dá para perceber que as rodas abrem a cambagem causada pela tensão no conjunto, causando essa falsa sensação de segurança.

Tenho total convicção que o sistema de tração 4x4 Part-Time não foi feita para ser usada em asfalto sob nenhuma circunstância. Apenas em terrenos arenoso, cascalho, lama, saibro (piçarra) e neve. Esses possuem características que torna possível que as rodas tenham uma aderência flexível ao eixo e com tração sem sobrecarregar o sistema. Note que se você fizer uma curva em uma areia fofa da praia por exemplo, as rodas irão "cavar" ao redor do carro. O mesmo era pra acontecer no asfalto, mas como o piso é rígido, não é possível e torna-se desgastante ao veículo e com risco de quebra dos diferenciais.

Não quero ser polêmico... mas acho essa atitude (4x4 hi) perigosíssima principalmente em chuva torrencial. O problema do 4x4 hi na aquaplanagem é o momento em que a roda tocar novamente o asfalto. Como não há gerenciamento e assim ocasionando uma distribuição uniforme de tração entre cada lado de cada eixo, se o carro nao tiver perfeitamente alinhado (reto) o risco de capotagem é iminente! Imagine só a roda esquerda girando com a mesma tração da roda direita em uma curva molhada em um carro com centro de gravidade elevado? Deus nos livre!

Já um 4x4 integral a coisa é BEMMMM diferente! A segurança é enorme pois há gerenciamento disso que eu expliquei e ai sim... vc vai ter uma segurança real de um 4x4 em dia de chuva.

Enfim... o certo mesmo é que em chuva no asfalto é ir mais devagar. Isso é o mais seguro em todos os casos.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem