Postado originalmente por
FUKETEIRO
NANA NINA NÃO....rsrs
Desvendando o enigma da pirâmide, perdão, da reduzida....rsrs. Leo, estou fazendo o curso da transmissão automática, estou até meio tonto de tanta informação, vamos ao caso, na Amarok com trans. mecânica a reduzida é de 2,72:1 e na automática essa função é feita atraves do conjunto platetário 1 e porta satélites 4 , através do freio A e freio B atuando se consegue para a primeira e segunda marchas uma redução de 2,76:1 , mas devido ao torque residual do conversor em modo OFF ROAD se consegue uma redução de 2,37:1 , como isso funciona? Aí entra a inteligência eletrônica, através da carga do motor (força que ele está fazendo) a ECU avalia se é necessário redução, deslizamento do conversor, acionamento da reduzida ou atuação no torque do motor, através de sensores no virabrequim e no eixo primario da transmissão ela monitora a atuação da embreagem anuladora do conversor e no eixo de saida ela tem o resultado da redução aplicada, é controlado até a temperatura do fluído ATF que numa temperatura ambiente de 25 graus é de aproximadamente 110 graus do fluído, exemplo 1: começo uma subida com modo Off Road acionado a ECU começa atuando no torque do motor e deslizamento do conversor, se a coisa for piorando ela faz o acionamento da reduzida através das 3 embreagens onde vc percebe apenas o giro do motor pular (ex. de 1700 rpm para 2700 rpm) e pela temperatura do ATF ela controla a embreagem anuladora do conversor para ficar estável, Exemplo 2: Acoplei um reboque com peso de 1500kg, pela carga do motor e modo OFF ROAD acioando ela já sai direto em primeira reduzida com o giro do motor mais elevado e conversor bloqueado, desse modo pode ter "N" situações onde a ECU vai definir qual a melhor opção, espero ter conseguido explicar, qualquer coisa é só perguntar, abraço.