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Convex Datacenter
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  • #1
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    09/12/2009
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    Tração 4x4 e curvas




    Olá gente, agradeço pelas dicas no tópico "folga roda da ranger" troquei novamente os braços da direção e acho que resolveu.
    Finalmente chegou o motor do acionamento da tração 4X4 que faltava na minha "ranger powerstroke 3.0" vou fazer uns teste no proximo final de semana, lí algumas coisas sobre o assunto no foruns, mas gostaria de seber:
    Quando estou na tração baixa até quanto posse girar a direção? giro total?? só para ver se estava funcionando liguei na garagem e ao fazer uma pequena variação na direção senti como se estivesse cantando pneu (não patinando, só o barulho da borracha no chão) e fica muito mais duro o conjunto. É assim mesmo?? quero testar sem ter preju!!!8-)
    Abraços a todos

  • #2
    Usuário Avatar de leobnaval
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    Realmente curvas fechadas em piso com boa aderencia (entenda como cimento, asfalto) as camionetes se estiverem com a tração acionada pode até travar (não andar), a tração 4x4 foi desenvolvida para uso em terrenos de baixa aderência aonde até mesmo em curvas fechadas não comprometam o sistema como areia, barro, lama, cascalho, etc.

    Por isso as montadoras recomendadm usar 4x4 somente em pisos de baixa aderência e situações off-road. Por que se usar no asfalto poderá até mesmo quebrar algum componente da tração.

    Que eu conheça os testes podem ser feitos no barro com alguém olhando por fora da caionete se as rodas diant. estão tracionando e também se a reduzida esta funcionando, mas tem alguns testes que podem ser feitos no asfalto mesmo (daqui a pouco alguem comenta aqui).

    Abraços, Leo
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

  • #3
    Usuário Avatar de NGDaniel
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    Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Realmente curvas fechadas em piso com boa aderencia (entenda como cimento, asfalto) as camionetes se estiverem com a tração acionada pode até travar (não andar), a tração 4x4 foi desenvolvida para uso em terrenos de baixa aderência aonde até mesmo em curvas fechadas não comprometam o sistema como areia, barro, lama, cascalho, etc.

    Por isso as montadoras recomendadm usar 4x4 somente em pisos de baixa aderência e situações off-road. Por que se usar no asfalto poderá até mesmo quebrar algum componente da tração.

    Que eu conheça os testes podem ser feitos no barro com alguém olhando por fora da caionete se as rodas diant. estão tracionando e também se a reduzida esta funcionando, mas tem alguns testes que podem ser feitos no asfalto mesmo (daqui a pouco alguem comenta aqui).

    Abraços, Leo

    Ouvi dois testes, quero que os mais experientes confirmem..

    1o. Levanta num elevador de autocenter, liga o 4x4 e anda pra ver se as quatro estão tracionadas.

    2o. Levanta e tente rodar as da frente com o 4x4 acionado, se rodar é pq não estão funcionando, se não rodar é pq está funcionando..


    À confirmar pelos mestres...

    abraços..

  • #4
    Daniel,

    O elevador de autocenter é uma boa, mas certifique-se que o carro está bem equilibrado nele para evitar sustos.

    Quanto a apenas levantar, caso haja algum componente entre a CT e o semi eixo com problema você pode acabar fazendo uma avaliação errada.

    Abraços
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #5
    Leo, tenho uma Defender 110 e tive antes da Triton uma Forester Subaru .
    A Defender com uma concepção antiga, porém muito resistente e a Forester super moderna com controle de tração e tudo mais.
    Poderíamos dizer que são excessões?

    abs


    Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Realmente curvas fechadas em piso com boa aderencia (entenda como cimento, asfalto) as camionetes se estiverem com a tração acionada pode até travar (não andar), a tração 4x4 foi desenvolvida para uso em terrenos de baixa aderência aonde até mesmo em curvas fechadas não comprometam o sistema como areia, barro, lama, cascalho, etc.

    Por isso as montadoras recomendadm usar 4x4 somente em pisos de baixa aderência e situações off-road. Por que se usar no asfalto poderá até mesmo quebrar algum componente da tração.

    Que eu conheça os testes podem ser feitos no barro com alguém olhando por fora da caionete se as rodas diant. estão tracionando e também se a reduzida esta funcionando, mas tem alguns testes que podem ser feitos no asfalto mesmo (daqui a pouco alguem comenta aqui).

    Abraços, Leo

  • #6
    Usuário Avatar de leobnaval
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    Citação Postado originalmente por Daniel Ferreira Ver Post
    Ouvi dois testes, quero que os mais experientes confirmem..

    1o. Levanta num elevador de autocenter, liga o 4x4 e anda pra ver se as quatro estão tracionadas.

    2o. Levanta e tente rodar as da frente com o 4x4 acionado, se rodar é pq não estão funcionando, se não rodar é pq está funcionando..


    À confirmar pelos mestres...

    abraços..
    Esse teste é valido mas não o mais preciso pois a camionete tem que estra bem calçada no elevador (para se evitar um acidente) além de não fazer o teste real do estado dos componentes da tração afinal não teria restrição nenhuma para as 4 rodas girarem, eu não faria isto para testar mas é uma hipótese.

    Na verdade estes teste que você citou servem muito mais para saber se realmente o carro é 4x4 do que para avaliar o estado e funcionamento geral da tração.

    Abraços, Leo
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  • #7
    Usuário Avatar de leobnaval
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    Citação Postado originalmente por Nelson Mello Jr Ver Post
    Leo, tenho uma Defender 110 e tive antes da Triton uma Forester Subaru .
    A Defender com uma concepção antiga, porém muito resistente e a Forester super moderna com controle de tração e tudo mais.
    Poderíamos dizer que são excessões?

    abs
    Em termos sim, na verdade o sistema de tração de ambos (defender e forester) é bem diferente do tradicional sistema utilizado nos jeeps e camionetes. No qual a tração se dá nas rodas traseiras no modo 4x2 e quando acionado a tração o torque é dividido igualmente para os eixos tras. e diant. podendo ser acionada a reduzida ou não.
    O que ocorre neste caso que o torque é dividido entre os eixos é que numa curva os eixos e rodas traçam caminhos diferentes assim como a distância percorridas pelas rodas int. e externas a curva e é exatamente isso que faz com que os componentes da tração sofra desgastes ou até mesmo quebra, por isso o pneu tende a cantar e travar em solo com boa aderencia já na terra, areia, lama, etc. como o solo tem baixa aderência o pneu consegue "patinar" e a condução se dará normalmente.

    No caso do Forester e Defender eles tem o sistema de tração integral (permanete) eles estão sempre com a tração nas 4 rodas, não é possivel rodar em 4x2, porem existe um diferencial (diferencial central) na distribuição de troque para os eixos diant. e tras., por tanto podem receber torque e percorrem distâncias diferentes entre eles, por isso o uso normal em asfalto. E quando se tem uma situação off-road pode-se bloquear o diferencial central tornando a tração dividiva 50% eixo tras. e 50% eixo diant. como nos veiculos citados acima.

    A função do diferencial tanto central como nos eixos e permir essa diferença (daí vem o nome diferencial) de torque e movimento, mas seu principio é o de mandar o torque na roda ou eixo que estiver com menos atrito com isso ele se torna péssimo para off-road que no caso exigi exatamente o contrário, por isso incorporaram estes controles de tração (que na maioria são eletrônicos) e/ou bloqueios de diferencial, para anularem os efeitos do dif. em situações off-road distribuindo o torque por igual nas rodas e manter o dif. em situações com alto atrito pois sem ele seriam impossível ter uma condução confortável e sem quebras no asfalto e cimento.

    É isso se não entender algum trecho eu explico melhor.

    Abraços, Leo
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  • #8
    Usuário Avatar de Marco Aurélio R Guimarães
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    Quando se faz uma curva, cada roda e cada eixo desenvolvem velocidades diferentes. No caso do diferencial, este faz a distribuição entre as rodas. No caso de eixos, esta distribuição de torque se dá pelo diferencial central. É o caso das Defender, que por serem 4x4 full time, possuem o diferencial central.

    Nas picapes, este diferencial não existe, pois elas são part time. Esse travamento que o colega sente se dá na CAIXA DE TRANSFERÊNCIA da picape, tentando compensar as diferentes velocidades dos eixo. Isso pode danificar a CT, portanto tome cuidado!

    Abraço!
    Marco

  • #9
    Usuário Avatar de Marco Aurélio R Guimarães
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    Quase postamos juntos Leo! É isso aí!
    Abraço!
    Marco

  • #10
    Usuário Avatar de leobnaval
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    X2!!!! nos dois post acima hehehehehe
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