x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de Carter
    Entrada
    15/05/2009
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 2

Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Fiz um comparativo dos câmbios da Amarok.

Amarok AT:
    relação de marchas relação de transmissão:
    1ª - 4,70:1; 4,70 17,390
    2ª - 3,13:1; 3,13 11,581
    3ª - 2,10:1; 2,10 7,770
    4ª - 1,67:1; 1,67 6,179
    5ª - 1,29:1 1,29 4,773
    6ª - 1,00:1; 1,00 3,700
    7ª - 0,84:1; 0,84 3,108
    8ª - 0,67:1; 0,67 2,479
    ré - 3,30:1 3,30 12,210
    relação do diferencial: 3,7:1 3,70
    Amarok MT:
    relação de marchas relação de transmissão: relação de transmissão com reduzida*:
    1ª - 4,81:1 4,81 19,721 39,442
    2ª - 2,54:1 2,54 10,414 20,828
    3ª - 1,50:1 1,50 6,150 12,300
    4ª - 1,00:1 1,00 4,100 8,200
    5ª - 0,76:1 0,76 3,116 6,232
    6ª - 0,63:1 0,63 2,583 5,166
    ré -
    relação do diferencial: 4,1:1 4,10
    * Para reduzida eu adotei o valor de relação de 2:1, pois não achei o valor correto, geralmente varia entre 1,8:1 a 2,6:1
    Variação de relação câmbio:
    AT 4,03
    MT 4,18
    A MT tem uma 1ª marchas mais curta e a última marcha (6ª) mais longa que a (8ª) da AT e ainda tem a opção da reduzida.
    Amarok MT comparação da relação de transmissão (dif. e câmbio):
    13% mais curta que a AT.
    Nessas marchas intermediárias a AT leva uma vantagem enorme, pelo fato de ter as relações próximas, ganhando em economia de combustível e desempenho.
    Praticamente a mesma rel. da AT em 7ª
    4% mais curta que a AT em 8ª
    Mesmo com estas relações a MT atingi maior velocidade final, conforme matéria do Bob Sharp, 2km/h a mais, isso deve-se principalmente ao sistema mecânico de transmissão ter menos perda de eficiência.

Conclusão, fica claro que o poder de tração da amarok MT é bem maior que o da Amarok AT, mas em questão de tecnologia, desempenho e conforto o AT de 8 marchas é imbativel.

Abraços
    Muito bom Leobnaval.

Uma coisa que estive pensando será que o TCS (controle de tração) em um carro com tração integral (caso da amarok), não funcionaria melhor, que nos carros com diferencial central ou com o mesmo bloquiado? O diferencial não permitiria o deslocamento do torque entre os eixos no primeiro caso, enviando mais força para as rodas com atrito naquele momento?
    Hilux SR 4x4 AT 2012 + ARB/OME suspension kit + ARB bull bar.
    Ex-Hilux SRV 4x4 AT 06

Citação Postado originalmente por hcr2463 Ver Post
    Hehe, é sempre bom salientar isso que vc disse, mas eu mesmo ja tinha visto um grafico no site da MIT que diz pra colocar a 4x4H até 100km/h e a reduzida parado. Mas o mesmo grafico me deixou na duvida a respeito da possibilidade de andar no asfalto com 4x4... Mas agora as duvidas foram sanadas pelos amigos daqui.4x4 só na terra!
    O sistema SuperSelect da TR4 (e o EasySelect que equipa a Triton e o Pajero Full) tem opção de 4x4 para se rodar no asfalto e que pode ser engatado até 100 km/h segundo o manual. Mas o modo 4x4H é expressamente contraindicado para superfícies com bom atrito. Não é aconselhável, em nenhuma hipótese (chuva, raios cósmicos, apocalipse, etc), o uso do 4x4H em asfalto. Pela forma com que a força é distribuída entre os eixos e sem qualquer gerenciamento eletrônico, a chance de um acidente é altíssima ao fazer curvas mais fechadas e ainda mais maior durante uma possível aquaplanagem.

Há pouco tempo estavam discutindo essa mesma coisa no fórum de Land Rovers e pessoas com muitos quilômetros rodados dentro de Defender pareciam desconhecer esse comportamento da tração e que oferece risco iminente de um grave acidente.

Essa orientação deveria ser um tópico fixo aqui do fórum.

Usuário
    Entrada
    27/03/2012
    Local
    Sao paulo/
    Agradecimentos: 0
    Bom dia levei minha amarok para lavar dia 05/05 o infelim do lava rapido lavou o motor. Que nao liga mais acende tudo mais nao da sinal de partida foi robocada para a conseciona biguaçu no carro. O carro esta la faz uma semana e não me deram nenhama posiçao ainda so falam que estao achando avaria no computador. Alguem pode me ajudar

Citação Postado originalmente por Adidario Ver Post
    Bom dia levei minha amarok para lavar dia 05/05 o infelim do lava rapido lavou o motor. Que nao liga mais acende tudo mais nao da sinal de partida foi robocada para a conseciona biguaçu no carro. O carro esta la faz uma semana e não me deram nenhama posiçao ainda so falam que estao achando avaria no computador. Alguem pode me ajudar
    Putz... q zebra! Lava motor nunca é recomendado! É muita eletrônica... nao tem jeito... é esperar a pancada ou rezar para a garantiar cobrir.

Usuário Avatar de RenatoCoelho
    Entrada
    02/12/2011
    Local
    Sao Jose do Rio Preto/SP
    Citação Postado originalmente por Adidario Ver Post
    Essa camionete vc usava o Racer Chip nela?
    RANGER XLT AT 3.2
    EX-AMAROK HIGHLINE AT

Como melhorou o nível das discussões neste forum durante estas ultimas páginas hein?!
    parabéns a todos pelas explicações sobre o uso do 4x4. Aprendi muito. Na verdade acho que o que seu sabia estava tudo errado!
    Muito bom.
    Agora sim. Sem picuinhas e caçadores de defeito!

Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Carter Ver Post
    Muito bom Leobnaval.
    Na verdade preciso corrigir este comparativo, pois eu adotei o valor da reduzida amarok como sendo 2,0:1, e o Fuketeiro informou que a relação da reduzida é 2,72:1.
    Daqui a pouco eu coloco a comparação corrigida.

[]s
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Citação Postado originalmente por neilsonhenriques Ver Post
    O sistema SuperSelect da TR4 (e o EasySelect que equipa a Triton e o Pajero Full) tem opção de 4x4 para se rodar no asfalto e que pode ser engatado até 100 km/h segundo o manual.
    Errado, as Pajeros TR4, Dakar e Full, usam o sistema de tração Super Select, que tem as opções de:
    4x2,
    4x4 com dif. central livre (para uso em asfalto),
    4x4 com dif. central bloqueado (igual ao sistema de 4x4 part time 50% de torque para cada eixo) e
    4x4 dif. central bloqueado com reduzida.

As L200 GL, GLX, GLS, sport, outdoor, Triton (todas as L200), e Pajero Sport, usam o sistema de tração Easy Select, que tem a opção:
    4x2
    4x4 part time (50% de torque para cada eixo)
    4x4 reduzida

A mitsubishi recomenda que a tração 4x4 pode ser engata estando até 100km/h independente do sistema ser o Easy ou o Super Select, e a reduzida deve-se estar com o carro parado (mas dá para engatar, fica até mais fácil estando em movimento, muitíssimo devagar, tipo 5km/h).

O restante eu concordo com você Neilson

[]s

Usuário
    Entrada
    08/05/2012
    Local
    Governador Valadares/MG
    Citação Postado originalmente por alevv Ver Post
    Como melhorou o nível das discussões neste forum durante estas ultimas páginas hein?!
    parabéns a todos pelas explicações sobre o uso do 4x4. Aprendi muito. Na verdade acho que o que seu sabia estava tudo errado!
    Muito bom.
    Agora sim. Sem picuinhas e caçadores de defeito!
    Com certeza, o melhor desses foruns automotivos é aprender! E repassar conhecimento de quem já ta dentro. sinceramente nos primeiro dias fiquei desanimado com esse forum( ja participo do ClubePalio.com) mas agora estou animado, pois vejo que tem muita gente com boa vontade pra ensinar, e ajudar a resolver os problemas!

Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Segue a planilha com a relação da reduzida da Amarok MT, corrigida:

Amarok AT:
    relação de marchas relação de transmissão:
    1ª - 4,70:1; 4,70 17,390
    2ª - 3,13:1; 3,13 11,581
    3ª - 2,10:1; 2,10 7,770
    4ª - 1,67:1; 1,67 6,179
    5ª - 1,29:1 1,29 4,773
    6ª - 1,00:1; 1,00 3,700
    7ª - 0,84:1; 0,84 3,108
    8ª - 0,67:1; 0,67 2,479
    ré - 3,30:1 3,30 12,210
    relação do diferencial: 3,7:1 3,70
    Amarok MT:
    relação de marchas relação de transmissão: relação de transmissão com reduzida:
    1ª - 4,81:1 4,81 19,721 53,641
    2ª - 2,54:1 2,54 10,414 28,326
    3ª - 1,50:1 1,50 6,150 16,728
    4ª - 1,00:1 1,00 4,100 11,152
    5ª - 0,76:1 0,76 3,116 8,476
    6ª - 0,63:1 0,63 2,583 7,026
    ré -
    relação do diferencial: 4,1:1 4,10
    Relação da Reduzida: 2,72:1
    Variação de relação câmbio:
    AT 4,03
    MT 4,18
    A MT tem uma 1ª marchas mais curta e a última marcha (6ª) mais longa que a (8ª) da AT e ainda tem a opção da reduzida.
    Amarok MT comparação da relação de transmissão (dif. e câmbio):
    13% mais curta que a AT.
    2ª, 3ª e 4ª Nessas marchas intermediárias a AT leva uma vantagem enorme, pelo fato de ter as relações próximas, ganhando em economia de combustível e desempenho.
    Praticamente a mesma rel. da AT em 7ª
    4% mais curta que a AT em 8ª
    Mesmo com estas relações a MT atingi maior velocidade final, conforme materia do Bob Sharp, 2km/h a mesnos, isso deve principalmente ao sistema mecânico de trasmissão ter menos perda de eficiência.
    []s

Citação Postado originalmente por hcr2463 Ver Post
    Com certeza, o melhor desses foruns automotivos é aprender! E repassar conhecimento de quem já ta dentro. sinceramente nos primeiro dias fiquei desanimado com esse forum( ja participo do ClubePalio.com) mas agora estou animado, pois vejo que tem muita gente com boa vontade pra ensinar, e ajudar a resolver os problemas!
    Exatamente.
    Aqui não é Forum de time de futebol, onde cada um defende o seu a unhas e dentes.
    O que vale é a informação imparcial e troca de experiências.

Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Errado, as Pajeros TR4, Dakar e Full, usam o sistema de tração Super Select, que tem as opções de:
    4x2,
    4x4 com dif. central livre (para uso em asfalto),
    4x4 com dif. central bloqueado (igual ao sistema de 4x4 part time 50% de torque para cada eixo) e
    4x4 dif. central bloqueado com reduzida.

As L200 GL, GLX, GLS, sport, outdoor, Triton (todas as L200), e Pajero Sport, usam o sistema de tração Easy Select, que tem a opção:
    4x2
    4x4 part time (50% de torque para cada eixo)
    4x4 reduzida

A mitsubishi recomenda que a tração 4x4 pode ser engata estando até 100km/h independente do sistema ser o Easy ou o Super Select, e a reduzida deve-se estar com o carro parado (mas dá para engatar, fica até mais fácil estando em movimento, muitíssimo devagar, tipo 5km/h).

O restante eu concordo com você Neilson

[]s
    Leo... permita-me apenas ponderar um detalhe.

No projeto de concepção da tração do tipo part-time (4x4hi/low) está previsto que seu uso será fora do asfalto, ou seja, em pisos que a aderência é baixa e inconstante e sendo assim, o projeto dos diferenciais está determinado que o lado que tiver menor aderência é beneficiado com mais tração (chamado efeito diferencial). Já no asfalto como a aderência é plena, ocorre a distribuição 50% o que não é nada legal para curvas. Por isso a contra indicação de uso no asfalto sob nenhuma circunstância principalmente em aquaplanagem pois ocorre o exato oposto em carros com tração integral.

Em alguns modelos da L200 e Pajeros, existe o botão do bloqueio do diferencial traseiro. Esse bloqueio garante a tramissão de 50% da tração para cada lado do eixo independente da aderência de cada roda traseira. Usado para situações críticas... essa ai nunca e jamais poderá ser usada em asfalto... é quebra na certa.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 2 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 2 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem