Blz, Imperador!!
Vlw a dica!!
Versão Imprimível
Blz, Imperador!!
Vlw a dica!!
Não só pode usar, como deve usar a tração neste terrenos, você vai sentir a diferença principalmente nas curvas muito mais segurança.
Você só não pode usar a tração em solo com alto atrito (cimento, asfalto) até mesmo em asfalto molhado (pista) que você não faça curvas fechadas pode usar a tração.
Sobre o video ele é famoso e já foi muito discutido aqui no forum...
[]s
PESSOAL APESAR DOS OPORTUNOS ESCLARECIMENTOS, NÃO ENTENDI SE POSSO USAR A TRAÇAO HI EM ASFALTO MOLHADO.
SÓ POSSO USAR EM ASFALTO MOLHADO SE NÃO TIVER CURVAS, E ISSO ?
OU POSSO USAR EM QUALQUER ASFALTO MOLHADO, MESMO COM VÁRIAS CURVAS COMO NA ESTRADA QUE PEGO?
GRATO:concordo:
Só posso te dizer que o tema é polêmico e existem várias tendências.
A que eu me apoio é que:
1) Só há sentido usar 4x4Hi em asfalto com chuva se ela for muito intensa e/ou os pneus já estiverem muito desgastados*, a ponto de ficar perdendo a traseira;
2) Contando que não faça as curvas parado ou em baixíssima velocidade, não há problema se existirem curvas na pista.
*Usar o procedimento em pneus bons, no asfalto, acelera o desgaste.
Existe um tópico no fórum só sobre o tema. Não pude pesquisar agora, mas se ninguém postar, mais tarde eu coloco.
Buenas.
Bem, minha opinião é o que diz no manual.
Não se deve utilizar o sistema quando numa área de grande atrito.
As rodas, em uma curva, tendem a forçar o giro pelo lado externo da mesma, exigindo o sistema.
Em curvas, com o terreno fofo, você percebe esta ação do 4x4.
Quanto as chuvas, prefiro andar um pouco mais devagar, ou simplesmente parar.
Abraços!
Acontece que a tração não pode ser utilizada em solo com grande atrito, pelo fato de as rodas e eixos percorrem distâncias diferentes com isso se utilizar a tração neste caso alguém tem que seder ou o pneu vai conseguir derrapar ou a transmissão irá sofrer desde desgastes acentuados até um possivel quebra.
E porque quando não temos tanto atrito podemos usar a tração? porque justamente nestas situações os pneus conseguem derrapar e compensar as diferentes distâncias, além do que se o solo proporcionar grande atrito você não irá precisar da tração mesmo...
E quanto as curvas? as curvas são o ponto em que se tem maior diferença entre os eixos pois os eixos descrevem trajetória diferentes e consequentemente percorrem distâncias diferentes, por isso se engatar a tração com solo alto atrito (asfalto seco) e tentar manobrar ou fazer uma curva bem fechada (cotovelo ou 90°, virar numa esquina) a camionete chega a parar, se forçar a chance de quebrar algo é grande.
Por isso se você estiver no asfalto molhado (em pista, estrada) em alta velocidade pode acionar a tração, pois a diferença entre os eixos é insignificante pois nesta velocidade, mesmo fazendo curvas (que não seja como virar numa esquina, entre outros) os eixos traçam praticamente a mesma distância.
[]s
Se o terreno é bom para traçar (isso significa procípio ao 4x4Hi?), não é preciso desligar a tração para fazer as curvas, exceto nas situações que eu disse acima. Mesmo em velocidade.
Mas é como eu disse, é um tema polêmico e cada vovó tem sua receita de canja de galinha diferente.
Eu faço assim e, até agora, não tive problemas.
Não consigo ver lógica nessa prática...a tração HI só permite velocidades até 100...110km/h...então pra q ligar no asfalto molhado com os pneus gastos?? É bem mais coerente e prudente aliviar o pé...ou trocar o jogo por pneus novos...
Tração em piso aderente, seja qual for, sem diferencial central....:discordo:
Quem disse?
Já andei várias e várias vezes em chuvas muito fortes na casa de 140 a 150/h com a 4x4hi acionada.
Principalmente qdo vou para o RJ nessa época de chuva. De Juiz de fora até chegar lá embaixo é com a Hi ligada, com muita chuva e pé no porão.
Lembro que meu carro é velhim, velhim e o que faltam ai de desgaste de CT e etc ... não teve nada.