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L 200 triton-impressoes dessa pkp.

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  • 21/12/2010, 20:33
    rhumba
    Citação:

    Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Parece que a Mit não sabe alinhar as Tritons na fábrica. A minha deu esse mesmo problema. Percebi aos 5000Km. Foi só ajustar a convergência e eu mesmo fiz isso em casa e como o volante estava levemente desalinhado precisei mexer só no ajuste do lado direito.

    Não tem nada a ver com cambagem. Pelo amor de deus pessoal... Camber e caster desajuizados dificilmente vão influir no desgaste dos pneus. :putz:

    Convergência sim. Rodas convergentes desgastam a parte de externa dos pneus e divergentes a parte interna e esse ajuste é moleza de fazer em casa (para quem sabe como fazer obviamente).:cool:

    Galera levei minha Triton hoje para dar uma olhada no alinhamento e o técnico falou que estava tudo normal, disse que o fato de estar comendo os pneus dianteiros por fora pode ser quando a pessoa faz uma curva muito rápido, não gostei muito da resposta e fui na autorizada da Mit aqui em Natal, a TopCar, chegando lá falaram que o técnico que olha essa parte de alinhamento estava de férias e me recomendaram a mesma loja que eu já tinha levado. O que pode ser? :pensativo:
  • 21/12/2010, 20:33
    leobnaval
    Pois é depende da especificação do fabricante, e tambem um pneu de camionete com 1º 30" é uma coisa um pneu linguiçinha de um uno com 1º30" não é nada.

    Só para exemplificar se a cambagem estivesse com 2º no pneu do uno 155 a diferença de altura entre o ponto mais alto e mais baixo da banda de rodagem seria algo como 4,2 mm de diferença (considerando a banda de rodagem com 155 mm e totalmente plana) já num pneu 255 de camionete com estes mesmo 2° a dif. entre a altura do ponto máximo para o minimo seria algo próximo a 7,2 mm (considerando a banda de rodagem com 255 mm e totalmente plana), ou seja quanto mais largo o pneu maior é a interferência da cambagem.

    Abraços, Leo
  • 21/12/2010, 20:39
    leobnaval
    Citação:

    Postado originalmente por rhumba Ver Post
    Galera levei minha Triton hoje para dar uma olhada no alinhamento e o técnico falou que estava tudo normal, disse que o fato de estar comendo os pneus dianteiros por fora pode ser quando a pessoa faz uma curva muito rápido, não gostei muito da resposta e fui na autorizada da Mit aqui em Natal, a TopCar, chegando lá falaram que o técnico que olha essa parte de alinhamento estava de férias e me recomendaram a mesma loja que eu já tinha levado. O que pode ser? :pensativo:

    Pode ser isso mesmo quando se faz curva em alta velocidade o pneu sofre uma deformação (o pneu do lado externo da curva é o que mais sofre) e acaba usando até uma parte do ombro para ter atrito com o solo. a melhor forma de minimizar isso é manter sempre o pneu calibrado (já que você não vai diminir a velocidade, né hehehe):mrgreen:.

    Mesmo assim é bom conferir cambagem e convergência/divergência, e uma dica quando levar no alinhamento leve a camionete com meio tanque de comb. (se bem que isso é mais válido para carro que qualquer 20kg, já desce a susp.)

    Abraços
  • 21/12/2010, 20:42
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Pois é depende da especificação do fabricante, e tambem um pneu de camionete com 1º 30" é uma coisa um pneu linguiçinha de um uno com 1º30" não é nada.

    Só para exemplificar se a cambagem estivesse com 2º no pneu do uno 155 a diferença de altura entre o ponto mais alto e mais baixo da banda de rodagem seria algo como 4,2 mm de diferença (considerando a banda de rodagem com 155 mm e totalmente plana) já num pneu 255 de camionete com estes mesmo 2° a dif. entre a altura do ponto máximo para o minimo seria algo próximo a 7,2 mm (considerando a banda de rodagem com 255 mm e totalmente plana), ou seja quanto mais largo o pneu maior é a interferência da cambagem.

    Abraços, Leo

    Essa diferença de carga de um lado pro outro não é nada. Pode ser que exista algum desgaste nessa condição, mas muito pequena. Bem diferente de um erro na convergência que obriga o pneu girar num direção e seguir em outra. Isso sim é desgasta um pneu...
  • 21/12/2010, 20:50
    leobnaval
    2 Anexo(s)
    Segue 2 figuras para quem não está entendendo a div. e aonde são os ângulo de cambagem, divergência ou convergência.

    Fonte das imagens:
    autoextra.com.br
    tunados.net

    Abraços, Leo
  • 21/12/2010, 21:05
    leobnaval
    Walter, acho que vou ter que tirar uma foto do pneu com desgaste devido a cambagem, mais fica exatamente igual ao do texto abaixo:

    PRINCIPAIS DANOS EM PNEUS E CÂMARAS DE AR E SUAS CAUSAS
    AVARIA NO TALÃO
    http://www.buricapneus.com.br/ALAPA1...s/texto115.jpg
    CAUSAS PRINCIPAIS:
    http://www.buricapneus.com.br/ALAPA1...os/dourada.gifMontagem/desmontagem com ferramentas e ou processos inadequados.

    http://www.buricapneus.com.br/ALAPA1...os/dourada.gif Máquinas ou ferramentas danificadas.

    http://www.buricapneus.com.br/ALAPA1...os/dourada.gif Aro e seus componentes em mau estado de conservação.
    DESGASTE NOS OMBROS
    http://www.buricapneus.com.br/ALAPA1...s/texto116.jpg
    CAUSAS PRINCIPAIS:
    http://www.buricapneus.com.br/ALAPA1...os/dourada.gif Pressão baixa para a carga transportada.

    http://www.buricapneus.com.br/ALAPA1...os/dourada.gif Sobrecarga.
    DESGASTE NO CENTRO
    http://www.buricapneus.com.br/ALAPA1...s/texto117.jpg
    CAUSAS PRINCIPAIS:
    http://www.buricapneus.com.br/ALAPA1...os/dourada.gif Pressão alta para a carga transportada.
    DESGASTE EM PONTO(S) LOCALIZADO(S)
    http://www.buricapneus.com.br/ALAPA1...s/texto118.jpg
    CAUSAS PRINCIPAIS:
    http://www.buricapneus.com.br/ALAPA1...os/dourada.gif Consequência de frenagem brusca com travamento da roda.
    QUEBRA DA CARCAÇA
    http://www.buricapneus.com.br/ALAPA1...s/texto119.jpg
    CAUSAS PRINCIPAIS:
    http://www.buricapneus.com.br/ALAPA1...os/dourada.gif Consequência do rodar com pressão baixa para a carga transportada.

    http://www.buricapneus.com.br/ALAPA1...os/dourada.gif Consequência do uso com sobrecarga.

    http://www.buricapneus.com.br/ALAPA1...os/dourada.gif Consequência do rodar vazio devido avarias na câmara de ar.
    CONTAMINAÇÃO DA BORRACHA
    http://www.buricapneus.com.br/ALAPA1...s/texto120.jpg
    CAUSAS PRINCIPAIS:
    http://www.buricapneus.com.br/ALAPA1...os/dourada.gif Contato prolongado do pneu com derivados de petróleo, solventes ou ácidos.
    DESGASTE DE UM LADO
    http://www.buricapneus.com.br/ALAPA1...s/texto121.jpg
    CAUSAS PRINCIPAIS:
    http://www.buricapneus.com.br/ALAPA1...os/dourada.gif Apoio maior do pneu em um dos lados devido:

    - cambagem da roda incorreta
    - folgas nos rolamentos ou embuchamentos:
    - eixo empenado


    Fonte: http://www.buricapneus.com.br/ALAPA1...os/texto12.htm

    Abraços, Leo
  • 21/12/2010, 21:06
    leobnaval
    Continuação:

    DESGASTE EM ESCAMAS
    http://www.buricapneus.com.br/ALAPA1...s/texto122.jpg
    CAUSAS PRINCIPAIS:
    http://www.buricapneus.com.br/ALAPA1...os/dourada.gif Consequência de arrastamento contínuo devido:

    - convergência das rodas irregular;
    - falta de paralelismo entre eixos.
    DESGASTES BIZARROS
    http://www.buricapneus.com.br/ALAPA1...s/texto123.jpg
    CAUSAS PRINCIPAIS:
    http://www.buricapneus.com.br/ALAPA1...os/dourada.gif Consequência da flutuação das rodas devido::

    - folgas nos componentes da suspensão e/ou direção;
    - oscilações laterais dos conjuntos rodantes;
    - acoplamento incorreto de rodas gêmeas;
    - montagem irregular;
    - anomalias no sistema de freios;
    - pressões muito baixas;
    - amortecedores e/ou molas em fadiga.
    SEPARAÇÕES NA ESTRUTURA
    http://www.buricapneus.com.br/ALAPA1...s/texto124.jpg
    CAUSAS PRINCIPAIS:
    http://www.buricapneus.com.br/ALAPA1...os/dourada.gif Pressão insuficiente em relação a carga transportada;

    http://www.buricapneus.com.br/ALAPA1...os/dourada.gif Sobrecarga.

    http://www.buricapneus.com.br/ALAPA1...os/dourada.gif Grande diferença de pressão entre rodas gêmeas;

    http://www.buricapneus.com.br/ALAPA1...os/dourada.gif Consequência de infiltrações através de avarias;

    http://www.buricapneus.com.br/ALAPA1...os/dourada.gif Tipo de pneu não adequado ao tipo de emprego.
    DESAGREGAÇÃO DO TALÃO
    http://www.buricapneus.com.br/ALAPA1...s/texto125.jpg
    CAUSAS PRINCIPAIS:
    http://www.buricapneus.com.br/ALAPA1...os/dourada.gif Superaquecimento dos talões devido:

    - uso excessivo dos freios;
    - falta de ventilação entre duplos;
    - freios desregulados.

    http://www.buricapneus.com.br/ALAPA1...os/dourada.gif Consequência de montagem irregular ou aro mal conservado.
    Ruptura da carcaça
    http://www.buricapneus.com.br/ALAPA1...s/texto127.jpg
    CAUSAS PRINCIPAIS:
    http://www.buricapneus.com.br/ALAPA1...os/dourada.gif Baixa pressão para a carga transportada;

    http://www.buricapneus.com.br/ALAPA1...os/dourada.gif Sobrecarga.

    http://www.buricapneus.com.br/ALAPA1...os/dourada.gif Corte acidental.
    DANOS NA CÂMARA DE AR
    http://www.buricapneus.com.br/ALAPA1...s/texto129.jpg
    CAUSAS PRINCIPAIS:
    http://www.buricapneus.com.br/ALAPA1...os/dourada.gif Talco em excesso;

    http://www.buricapneus.com.br/ALAPA1...os/dourada.gif Presença de elementos introduzidos/esquecidos dentro do pneu na montagem.
    DOBRAS NA CÂMARA DE AR
    http://www.buricapneus.com.br/ALAPA1...s/texto130.jpg
    CAUSAS PRINCIPAIS:
    http://www.buricapneus.com.br/ALAPA1...os/dourada.gif Câmara mal montada no interior do pneu;

    http://www.buricapneus.com.br/ALAPA1...os/dourada.gif Câmara excessivamente dilatada pelo uso;

    http://www.buricapneus.com.br/ALAPA1...os/dourada.gif Câmara de medida inadequada ao pneu.


    Fonte: http://www.buricapneus.com.br/ALAPA1...os/texto12.htm

    Abraços, Leo
  • 22/12/2010, 07:54
    Walter L. L. Casitta
    Leo, Nem... copy e paste são terríveis. Pelo menos todo mundo vai saber o que acontece quando se usa excesso talco dentro do pneu...
  • 22/12/2010, 11:56
    netão
    É disso que o fórum prescisa!!!!
    Informação de verdade!!!!
  • 22/12/2010, 18:36
    leobnaval
    Citação:

    Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Leo, Nem... copy e paste são terríveis. Pelo menos todo mundo vai saber o que acontece quando se usa excesso talco dentro do pneu...

    Fica ruim copy & paste mais foi uma das formas de mostrar pra você que cambagem desgasta sim o pneu de um dos lados...e de brinde ainda tem os outros defeitos...

    Quanto ao talco sem comentários, mais ta valendo hehehehe

    Pessoal desculpem pelo off topic mais o assunto acho que é de interesse principalmente por ter aquele fato das Tritons desgastarem os pneus de forma irregular...

    Abraços, Leo
  • 23/12/2010, 12:14
    ALB
    Citação:

    Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Voltando ao assunto da cuíca...

    Estava fuçando as ferramentas atrás do banco e ao tentar retirar aquela alavanca comprida pra baixar o estepe, veio o ruido de cuíca. Será ela a culpada? Na mesma hora eu dei uma borrifada de WD40 nos suportes dela o ruido sumiu.

    Só que essas cuíca só aparecia na minha Triton raríssimas vezes e não dá pra afirmar que era o mesmo ruido.

    Dêem uma olha na Triton de vocês. Pode ser só isso. Vou ficar aqui na torcida...

    Vou verificar e depois posto o resultado.
  • 25/12/2010, 17:12
    MCeano
    Trepidação direção
    Galera, tô na missão de trocar meu sedan por uma picape e apareceu a oportunidade de trocar numa Triton a gasolina 2009, por R$83.000,00.
    Apesar de ter gostado do desempenho da viatura para o meu tipo de uso (90% on/10% off), estranhei a resposta da direção em trechos de paralelepipedo/estradas sem pavimentação. Achei ela direta demais e um pouco pesada. Será que é por conta dos pneus já estarem no limite ou calibrados acima do normal, ou essa seria realmente uma característica desse tipo de carro? Digo isso porque dirigi uma ranger a algum tempo e não me lembro de ter tido essa reação. Outra coisa, a picape está com 26.000km. Os pneus já estão apresentando sinais de troca. Isso é normal também?? Acredito que deveriam durar pelo menos 40.000km. Seria resultado da briga motorzão vs frenagens no dia a dia? Agradeço a ajuda.
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