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Convex Datacenter
  • #5245
    Usuário Avatar de MCeano
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    Blz, Imperador!!
    Vlw a dica!!

    L200 Triton 3.5 V6

  • #5246
    Usuário Avatar de leobnaval
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    Citação Postado originalmente por MCeano Ver Post
    Galera, sei que responder pergunta de novato é chato pra caramba, mas só tenho vocês pra perguntar mesmo.
    Pode usar a tração 4x4 high em estrada carroçal de cascalhos com muita trepidação(costelas de vaca) ou ela só deve ser usada em terrenos mais lineares??
    A dúvida é porque a pkp pula muito neste tipo de terreno e apesar de dar pra passar sem usar a tração tenho medo de perder o controle da pkp se passar de 60km/h. Principalmente nas curvas.
    Não só pode usar, como deve usar a tração neste terrenos, você vai sentir a diferença principalmente nas curvas muito mais segurança.

    Você só não pode usar a tração em solo com alto atrito (cimento, asfalto) até mesmo em asfalto molhado (pista) que você não faça curvas fechadas pode usar a tração.

    Sobre o video ele é famoso e já foi muito discutido aqui no forum...

    []s
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

  • #5247
    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Essa é umas das situações ideais para se usar o 4x4 Hi. Ela serve exatamente para isso (aumentar a tração em terrenos que proporcionam pouca aderência).
    Eu diria que seria a única situação que se usaria a HI com segurança, sem queimar embreagem....sem forçar o sistema...

    Qualquer sinal de dificulade, só de LOW....

  • #5248
    Usuário Avatar de Imperador!
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    Citação Postado originalmente por Alagoano Ver Post
    Eu diria que seria a única situação que se usaria a HI com segurança, sem queimar embreagem....sem forçar o sistema...

    Qualquer sinal de dificulade, só de LOW....
    Eu diria que outra situação (apesar das controvérsias) é com a pista muito molhada e pneus já ficando carecas. O 4x4 Hi, nessa situação, dá muito mais segurança à condução.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #5249
    Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post

    Você só não pode usar a tração em solo com alto atrito (cimento, asfalto) até mesmo em asfalto molhado (pista) que você não faça curvas fechadas pode usar a tração.

    PESSOAL APESAR DOS OPORTUNOS ESCLARECIMENTOS, NÃO ENTENDI SE POSSO USAR A TRAÇAO HI EM ASFALTO MOLHADO.

    SÓ POSSO USAR EM ASFALTO MOLHADO SE NÃO TIVER CURVAS, E ISSO ?

    OU POSSO USAR EM QUALQUER ASFALTO MOLHADO, MESMO COM VÁRIAS CURVAS COMO NA ESTRADA QUE PEGO?

    GRATO

  • #5250
    Usuário Avatar de Imperador!
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    Citação Postado originalmente por ANTONIO GABRIEL COSTA Ver Post
    PESSOAL APESAR DOS OPORTUNOS ESCLARECIMENTOS, NÃO ENTENDI SE POSSO USAR A TRAÇAO HI EM ASFALTO MOLHADO.

    SÓ POSSO USAR EM ASFALTO MOLHADO SE NÃO TIVER CURVAS, E ISSO ?

    OU POSSO USAR EM QUALQUER ASFALTO MOLHADO, MESMO COM VÁRIAS CURVAS COMO NA ESTRADA QUE PEGO?

    GRATO
    Só posso te dizer que o tema é polêmico e existem várias tendências.

    A que eu me apoio é que:
    1) Só há sentido usar 4x4Hi em asfalto com chuva se ela for muito intensa e/ou os pneus já estiverem muito desgastados*, a ponto de ficar perdendo a traseira;
    2) Contando que não faça as curvas parado ou em baixíssima velocidade, não há problema se existirem curvas na pista.


    *Usar o procedimento em pneus bons, no asfalto, acelera o desgaste.

    Existe um tópico no fórum só sobre o tema. Não pude pesquisar agora, mas se ninguém postar, mais tarde eu coloco.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
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  • #5251
    Usuário Avatar de Milton C.
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    Buenas.

    Bem, minha opinião é o que diz no manual.

    Não se deve utilizar o sistema quando numa área de grande atrito.

    As rodas, em uma curva, tendem a forçar o giro pelo lado externo da mesma, exigindo o sistema.

    Em curvas, com o terreno fofo, você percebe esta ação do 4x4.

    Quanto as chuvas, prefiro andar um pouco mais devagar, ou simplesmente parar.

    Abraços!

  • #5252
    Usuário Avatar de leobnaval
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    Acontece que a tração não pode ser utilizada em solo com grande atrito, pelo fato de as rodas e eixos percorrem distâncias diferentes com isso se utilizar a tração neste caso alguém tem que seder ou o pneu vai conseguir derrapar ou a transmissão irá sofrer desde desgastes acentuados até um possivel quebra.

    E porque quando não temos tanto atrito podemos usar a tração? porque justamente nestas situações os pneus conseguem derrapar e compensar as diferentes distâncias, além do que se o solo proporcionar grande atrito você não irá precisar da tração mesmo...

    E quanto as curvas? as curvas são o ponto em que se tem maior diferença entre os eixos pois os eixos descrevem trajetória diferentes e consequentemente percorrem distâncias diferentes, por isso se engatar a tração com solo alto atrito (asfalto seco) e tentar manobrar ou fazer uma curva bem fechada (cotovelo ou 90°, virar numa esquina) a camionete chega a parar, se forçar a chance de quebrar algo é grande.

    Por isso se você estiver no asfalto molhado (em pista, estrada) em alta velocidade pode acionar a tração, pois a diferença entre os eixos é insignificante pois nesta velocidade, mesmo fazendo curvas (que não seja como virar numa esquina, entre outros) os eixos traçam praticamente a mesma distância.

    []s
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  • #5253
    Usuário Avatar de NGDaniel
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    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Cuidado para as manobras (curvas fechadas) em baixíssima velocidade (<20km/h) ou com o veículo parado para não estragar a tração.

    Vivendo e aprendendo..

    Eu nao sabia que se vc esta em terreno bom pra traçar e esta em velocidade mais alta pode manter o 4x4 hi ligado.. eu sempre desligo ao fazer qualquer curva pra nao forçar o sistema....
    Frontier XE 2.5 4x4 190 cv
    ex-Ranger International NGD 3.0 Limited 4x4 163 cv

  • #5254
    Usuário Avatar de Imperador!
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    Citação Postado originalmente por NGDaniel Ver Post
    Vivendo e aprendendo..

    Eu nao sabia que se vc esta em terreno bom pra traçar e esta em velocidade mais alta pode manter o 4x4 hi ligado.. eu sempre desligo ao fazer qualquer curva pra nao forçar o sistema....
    Se o terreno é bom para traçar (isso significa procípio ao 4x4Hi?), não é preciso desligar a tração para fazer as curvas, exceto nas situações que eu disse acima. Mesmo em velocidade.

    Mas é como eu disse, é um tema polêmico e cada vovó tem sua receita de canja de galinha diferente.

    Eu faço assim e, até agora, não tive problemas.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
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  • #5255
    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Eu diria que outra situação (apesar das controvérsias) é com a pista muito molhada e pneus já ficando carecas. O 4x4 Hi, nessa situação, dá muito mais segurança à condução.
    Não consigo ver lógica nessa prática...a tração HI só permite velocidades até 100...110km/h...então pra q ligar no asfalto molhado com os pneus gastos?? É bem mais coerente e prudente aliviar o pé...ou trocar o jogo por pneus novos...

    Tração em piso aderente, seja qual for, sem diferencial central....

  • #5256
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    Citação Postado originalmente por Alagoano Ver Post
    Não consigo ver lógica nessa prática...a tração HI só permite velocidades até 100...110km/h...então pra q ligar no asfalto molhado com os pneus gastos?? É bem mais coerente e prudente aliviar o pé...ou trocar o jogo por pneus novos...

    Tração em piso aderente, seja qual for, sem diferencial central....
    Quem disse?

    Já andei várias e várias vezes em chuvas muito fortes na casa de 140 a 150/h com a 4x4hi acionada.

    Principalmente qdo vou para o RJ nessa época de chuva. De Juiz de fora até chegar lá embaixo é com a Hi ligada, com muita chuva e pé no porão.

    Lembro que meu carro é velhim, velhim e o que faltam ai de desgaste de CT e etc ... não teve nada.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

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