será q nu ebay num axa uma alavanca dessa uauiaia, o garfo num muda em nada, oque muda mesmo é parte da alavanca e du motor, só!!
Versão Imprimível
O que eu preciso saber é apenas se o sistema de giro na 1356 é semelhante que o da Ranger. O sistema da ranger virava uns 320° de giro, quase uma volta completa, o que inviabilizava o uso de uma alavanca simples, o que eu pensei é fazer uma alavanca-suporte, dessa forma a primeira alavanca um suporte para a segunda alavanca, que é totalmente rotativa e é comandada por um cabo e quando termina o curso, o segundo cabo aciona o restante do giro. É um sistema simples de ser feito, porém se no sistema da F1000, o giro for menor, é possível de instalar uma alavanca simples.
No sistema da Ranger é possível colocar uma alavanca para 4x4 e 4x2 apenas, sem alcançar a reduzida, dessa forma, seria necessário dois estágios ou duas alavancas.
Eddie, o acionamento da tua é atrás da tampa ou na lateral da CT?
to no celular, então serei breve.
Já viu acalerador de moto? Aquele com dois cabos, que um puxa o outro recolhe?
Então, eu vi um troler, com uma roldana da máquina de vidro do chevette, dois cabos e uma alavanca de correr(tipo gaveta de comoda), com as travas nas devidas posições.
Simples, prático e funcional.
Eu fiz assim no sistema da Ranger, porém funcionou por pouco tempo. Começou a engripar com a sujeira, porém o acionamento era com uma alavanca no assoalho da Ranger. Pra quebra galho esse sistema funciona bem, porém pra ser algo 100% à prova de falhas, precisa melhorar bastante.
Edin, é difícil de achar, mas de vez em qdo vejo as F-1000 da compania energética aqui de BSB e quem instalou o kit 4x4 nelas foi a Território 4x4. Como bom pesquisador, pq vc não manda um email para eles meio que querendo saber como eles fazem o sistema manual e o preço. Claro que pega todas as dicas e faz vc.
O que acha?
Eddie, com essa informação será mais fácil de montar o sistema manual, pois a montagem ficará mais fácil.
Assim que der, entro debaixo da Milona e tiro umas fotos da CT por baixo, talvez ajude a clarear as idéias!
Amigos, o sistema de acionamento da tração da F1000 em sua Tcase original é muito parecido senão idêntico ao da Ranger, virando praticamente 3/4 de volta para ir de 4x2 a 4x4 reduzido.
Já desmontei uma Tcase dessas e não me lembro se o motorzinho fica pela parte da frente ou de trás, mas o correto seria remover o eixo do acionamento e substituí-lo por uma vareta ou haste para deixá-lo totalmente mecânico.
O lance é que ao girar o eixo, a luva de engate simplesmente desliza axialmente por um helicoide desse eixo. Se substituído por uma haste, esta simplesmente teria a função de puxar e empurrar a luva de engate por meio de uma alavanca externa.
Detalhe, existe um eletroimã que tem a função de mater engatado a posição selcionada. É adequado que seja instalado um interruptor para acioná-lo.
Fica aqui a minha contribuição
Renato, sim, o sistema é igual ao da Ranger. O ideal é usar 2 alavancas separadas, uma para o garfo do 4x4 e 4x2 e outra para 1:1 neutro e reduzida. O motor na CT da F1000 fica na tampa de trás, como na Ranger, porém o sistema por hastes, se for montado pela frente, fica mais fácil de montar.
Olá Edin
Meus cumprimentos pela aquisição (tardios, mas sinceros) e votos de satisfações nessa empreitada.
Na certeza de sua vitória...
Ps.. Rangeiros de luto, hehehe
.