Postado originalmente por
Edintruder
Waldir, esse caminhão é fichinha pelo o que a Azulona e a Femil fazem...
Vocês não viram a Azulona metendo fumaça???
Tio, o consumo é muito elevado quando anda apertando ela, mas no uso normal não alterou nada, o problema é que eu ando sempre cantando turbina e esticando marchas, então no meu dia a dia difícil fazer mais de 6,2km/l. Mas se eu quisesse economia first, eu ainda estaria com a Ranger! ahahaha!!!! O X-10 é muito foda!
Daniel, sim, excesso de diesel lava as camisas, mas se tratando de um motor como o X-10, não estou tanto preocupado como ocorria no motor Maxion da Ranger. Mas vale lembrar que normalmente não ando fazendo fumaça, então não existe excesso com um uso normal. O excesso só existe em rpm baixa com o pé no fundo quando a produção de fumaça é intencional. Eu fiz um vídeo para resposta do Waldir, mas fiz no celular e não estou conseguindo deixar uma imagem boa para pôr no Youtube. Vou fazer de novo na câmera, e mostro como ficou a fumaça direto do cano. Com a picape parada, faz mais fumaça que essa foto do Mercedão.
Ando com essa configuração desde 2010, e queimei junta do cabeçote 2 vezes, mas sempre do cilindro para fora, justamente pelo excesso de fogo. Preciso ainda dos bicos "especiais", mas é uma despesa que não pretendo ter por agora. Porém, subindo serra com o pé no fundo, a turbina fica incandescente a ponto de derreter qualquer fio ou mangueira que receba a irradiação do calor da turbina, então de forma nenhuma eu desligo o motor após um uso pesado.
Outro detalhe, por uso pesado, o Maxion eu usava muito mais no limite do que no X-10, pois como ele tem muito torque, nem sempre é necessário forçar, mesmo fazendo força, e mesmo usando pouca reduzida. Andei arrancando muitas árvores e nenhuma delas precisei botar o pé no fundo, porém na Ranger pelo mesmo esforço era sempre pé em baixo. Acho que esse é o melhor caso de poupar motor, mesmo metendo diesel em excesso. Um contra é que se rodar cerca de 5km a 150km/h encostado nos 3000 rpm, a temperatura vai no vermelho.