Postado originalmente por
Edintruder
Paixão: Sim
Necessidade: Não
Gosto: Sim
Ego: Com certeza!!!
Custo x benefício: Sim
Comparemos algumas peças Ranger x F1000 na mesma ordem:
Pastilhas de freio: 55,00 x 25,00
Lonas de freio: 168,00 x 20,00
Rolamentos dianteiros: 1500,00 x 150,00
Lanternas traseiras: 130,00 x 75,00
Faróis: 275,00 x 90,00
Sem contar em um monte de coisas que na Ranger costumam estragar e na F1000 ainda não tem pra quebrar ou aguenta muito mais. Bomba da DH da Ranger, 350,00 a cada 100.000km de uso urbano e da F1000 dura quase tanto quanto a picape...
Na suspensão tem um monte de pivôs e ponteiras que custam por volta de 100,00 e na F1000 são meia dúzia de borrachas de 10,00...
Até agora, gastei muito pouco e já melhorei muito o estado da Femil, enquanto a Ranger em breve teria que fazer freios e mexer em balanças. O meu bolso já está muito mais contente com a Femil. O consumo, é idêntico à Ranger, não notei diferença nenhuma no abastecimento periódico.
A Ranger se assemelha muito à dirigibilidade de um automóvel, por isso é muito melhor ao volante, porém a Femil é questão de adaptação ao tamanho de quase caminhão e as respostas menos precisas do volante. Desempenho também, o LSD tem menos arrancada, mas tem mais "pegada" ao acelerador. É tanto torque que arranca em 3a sem precisar acelerar. saio de 2a direto e a arrancada inicial é excelente, de 0 a 40 numa puxada melhor que a da Ranger.
O mais importante é que não sei quantos anos de trabalho tem na caçamba da minha Femil, porém a Ranger não aguentaria 1 ano sequer no mesmo ritmo que a Femil acumula por anos. Mesmo com 14 anos, a Femil é toda alinhadinha e chassis intacto, enquanto na Ranger, fiz várias soldas na caçamba, tinha uma trinca no último suporte da cabine por dentro do chassis, a cabine tinha trincas nos suportes traseiros da cabine, fora que aparecem algumas rangers com chassis empenados aqui no fórum...