Dudu, eu troquei a Ranger 2001 por uma F1000 96/97... Sou suspeito de falar, mas posso afirmar que a peça mais cara que tive que trocar na F1000 foram as barras de direção por 500,00, nesse final de semana. Troquei pois sou chato com isso. Odeio andar com a caminhonete se atirando para os lados.
Vou fazer um resumão do que já mexi na Femil nesses dois anos. Vale lembrar que era uma picape de trabalho, bem surrada e péssima manutenção.
Troca dos pivôs lado direito: 160,00
Colocação do eixo e da CT com cardans e SL 4": 6000,00
Troca dos rolamentos de uma roda dianteira: 180,00
Troca de uma fechadura: 80,00
Troca das maçanetas internas: 24,00
Troca das buchas do ventilador: 4,00
Troca de um fusível térmico: 1,50
Colocação de bateria extra: 275,00
Troca de 4 cruzetas traseiras: 220,00
Troca das molas por da F250: 200,00
Troca de um pino de mola: 7,00
Troca das juntas do cabeçote: 48,00
Troca de lâmpada do farol: 55,00
Troca das sinaleiras traseiras: 65,00
Recapagem dos pneus: 1240,00
Troca dos aros: 840,00
Troca dos parafusos das rodas: 50,00
Troca das pastilhas de freio: 55,00
Troca dos bancos originais por bancos de ômega mais capas: 400,00
Troca dos cabos da tampa da caçamba: 50,00
Troca das molas e reguladores dos freios traseiros: 45,00
Troca de 2 cabos do freio de estacionamento: 75,00
Reparo da caixa de marchas que eu quebrei: 250,00 com despesas de transporte
2 trocas de óleo e filtros: 450,00
Troca de polia da correia de serviço: 95,00
Troca do kit de reparo da DH: 200,00
Troca da bomba auxiliar de diesel (não estava bombeando manualmente, mas funcionava normalmente: 275,00
Limpeza e calibração de bicos injetores: 80,00
Troca das escovas e regulador de voltagem: 25,00
Instalação de luzes no teto: 65,00
Instalação do Snorkel: 400,00
O que tem para fazer:
- Trocar correia multi-V (mesma do Scania 112 com AC): 75,00
- Descobrir vazamento do gás do AC: ???
- Trocar retentor do diferencial traseiro: 20,00
- Trocar retentor da caixa de marchas: 20,00
- Trocar os pivôs do lado esquerdo: 170,00
Vale lembrar que a grande maioria das manutenções e despesas fiz por ser chato e ficar procurando o que fazer. Se fosse fazer somente o necessário e sem colocar a tração, não teria gasto nem 1/5 do que gastei.
Com a Ranger eu tinha para fazer:
Reparo de BI e Bicos: 3500,00
Troca de balanças dianteiras (originais 1200,00): no período de 2 anos teria trocada 2 vezes por vagabundas e gasto cerca de 600,00
Troca dos cubos dianteiros: (originais 1600,00): no período de 2 anos usando vagabundas teria gasto 800,00
Solda cabine debaixo do assento traseiro: ???
Troca mangote da DH: 200,00
Freio estacionamento da Ranger: Desativado e o reparo custaria cerca de 500,00.
Troca de pneus: 2000,00
Troca da correia dentada: 400,00
E mais um monte de coisas que apareciam sem aviso, como caixa de marchas, embreagem, e etc... Na boa, se tivesse ficado com a Ranger teria gasto o dobro do que gastei com a F1000 nesses 2 anos e estaria tri descontente com a Ford.