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Troca de Ranger por F1000 MWM X10 4x4

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  • 10/10/2012, 22:43
    Edintruder
    Rodrigo, é muito melhor usar uma prensa ou pagar alguma mixaria numa oficina com prensa para trocar. Na primeira vez que troquei eu fiz na porrada, e passei muito trabalho. Com uma prensa vai fácil.

    Acho que amanhã chega o pivô.

    Peguei o flange, tem 15cm de comprimento. A partir do rolamento, o eixo terá que ficar com 17,5cm de comprimento e estriado de 7cm. O flange veio com o calço no lugar e o retentor. É só limpar e montar. O eixo deverá ficar pronto no sábado.

    A bucha do braço acho que é igual à da Ranger. Na dúvida comprei a bucha da Ranger para experimentar.
  • 12/10/2012, 12:09
    Edintruder
    6 Anexo(s)
    Realmente, as buchas dos braços da F1000 4x4 é a mesma bucha da balança da Ranger.

    Acabei de chegar de Pelotas. Fui bucar o eixo primário da caixa de marchas. Serviço perfeito! Se antes a saída 4x2 era mais fina e resistiu bem ao X-10, agora mais espesso vai ficar indestrutível! ahahah!

    para terminar o serviço ainda faltam comprar:

    - 1 flange de saída da CT (encomendado e deve chegar em 2 semanas...);
    - 1 pivô superior (encomendado e deve chegar sábado ou segunda);
    - 1 garfo para o cardam;
    - 1 rolamento dianteiro (ainda não mexi);
    - 1 cruzeta spicer.

    Só posso afirmar que estou me divertindo muito com tudo isso! ahahah

    Nas fotos tem o cartão do torneiro que fez o eixo da caixa. Ele é especialista nesse tipo de trabalho e é referência na região.

    Anexo 374962Anexo 374963Anexo 374964Anexo 374965Anexo 374966Anexo 374967
  • 12/10/2012, 19:41
    Edintruder
    3 Anexo(s)
    A tarde rendeu!
    montei o diferencial dianteiro, e no tapa-pó do deslizante no semi eixo direito eu usei a coifa do setor do chevette. Ficou excelente. Usarei isso nos deslizantes dos cardans também.

    Montei a caixa de marchas e juntei as duas para ver se estava tudo ok. Precisei fazer alguns ajustes mas o resultado é ORIGINAL!

    Amanhã de tarde vou tentar colocar a caixa de marchas no lugar, que entre todo o serviço, essa é a parte mais difícil, pesada e trabalhosa, para não dizer penosa...

    Anexo 375018Anexo 375019Anexo 375020
  • 12/10/2012, 21:24
    tiofinhojr4x4
    Caraca tchê tu é fera, e com a vontade que tu deve estar de andar com a Femil o serviço fica pronto esse fim de semana.


    Se eu estivesse aí te ajudaria com o maior prazer.

    E vi a peça que faltava agora na foto hehehe

    Abraço
  • 12/10/2012, 21:31
    Waldir Carlos
    Se "nóis" morássemos perto do Edin, a casa dele seria, de vez, transformada em oficina. Brecin de amigo, né tchê?


    []s
  • 12/10/2012, 23:17
    Edintruder
    Mas bah! Pra amigo é só vir aqui e sujar as mãos de graça mesmo! As rampas estão por hora com a produção suspensa, mas já tenho fila para usá-las! rsrsrsrs

    Tiófinho, o pior é que tem coisas que encrencam e levam horas até ficar pronto. A colocação da caixa de marchas é um bom exemplo de exercício de paciência. Quando a gente monta uma caixa de marchas em 15 minutos, mas tem que ficar perfeita de primeira, senão o boneco passa muito mais trabalho tirando e colocando tudo de novo. Quando coloquei da primeira vez, levei 4 horas até conseguir encaixar o eixo piloto no disco da embreagem. Amanhã vou tentar fazer um sistema diferente para ver se facilita o meu trabalho.
  • 12/10/2012, 23:59
    Daniel.Shimomoto
    Edin;

    Que cambio ee esse que esgtá na sua EFE? Está escrito Clark é o 2625?

    Na minha e do Waldir ja aparece como sendo EATON FS2305 (que ee o Clark 2625, mas já com o nome Eaton)

    Outra coisa: você que conhece e mexe mais, o FSO2305 da Silverado a gasolina (5 overdrive) tem o mesmo tamanho dos nossos Eatons FS2305? Pergunto porque as vezes me dá vontade em arriscar a troca do cambio da minha por uma caixa com "quinta drive"

    Abraços
  • 13/10/2012, 08:39
    Ramon Pires
    Oque será que é essa tal de quinta drive que todo mundo fala, sera que é um dispositivo que tem nas engrenagens? Na minha opinião nao é... Ja vi uns quantos falarem nela mas nunca descreveram de fato oq é esse tal de drive.
  • 13/10/2012, 10:49
    Daniel.Shimomoto
    Citação:

    Postado originalmente por Ramon Pires Ver Post
    Oque será que é essa tal de quinta drive que todo mundo fala, sera que é um dispositivo que tem nas engrenagens? Na minha opinião nao é... Ja vi uns quantos falarem nela mas nunca descreveram de fato oq é esse tal de drive.

    Ramon;

    O termo 5 drive a gente usa para falar de uma relação de marchas que é menor do que 1:1 (uma volta na motora para uma volta na engrenagem movida).

    A Ranger, apenas para ilustrar, tem a 4 marcha 1:1 e a quinta 0,73:1, ou seja a engrenagem motora dá 0,73 voltas e a movida dá uma volta, , fazendo com que o motor tenha que trabalhar menos para dar uma volta na roda.

    As quintas da nossas Efes é direta: 1:1. Não posso dizer nos modelos 229 mas nos X-10, a combinação quinta direta e diferencial 3,07:1 deixa ela um pouco amarrada na estrada. Opinião minha. Gostaria que o motor trabalhasse mais livre.

    ABs!!!!
  • 13/10/2012, 11:25
    Costalonga
    Daniel, a caixa das F250 num funciona nas F1000 não, ela é 5 Drive, tem as Ranger também, mas pelo pouco que vejo a F250 tem uma escalonação melhor não?

    Abraços.

    Atenciosamente,
    André Costalonga.
  • 13/10/2012, 13:25
    Daniel.Shimomoto
    Citação:

    Postado originalmente por Costalonga Ver Post
    Daniel, a caixa das F250 num funciona nas F1000 não, ela é 5 Drive, tem as Ranger também, mas pelo pouco que vejo a F250 tem uma escalonação melhor não?

    Abraços.

    Atenciosamente,
    André Costalonga.

    André;

    Tem muita F-1000 com cambio ZF da 250. O problema é o acomplamento da Caixa de Transferencia...

    Abs!!!
  • 13/10/2012, 13:56
    Ramon Pires
    Citação:

    Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post
    Ramon;

    O termo 5 drive a gente usa para falar de uma relação de marchas que é menor do que 1:1 (uma volta na motora para uma volta na engrenagem movida).

    A Ranger, apenas para ilustrar, tem a 4 marcha 1:1 e a quinta 0,73:1, ou seja a engrenagem motora dá 0,73 voltas e a movida dá uma volta, , fazendo com que o motor tenha que trabalhar menos para dar uma volta na roda.

    As quintas da nossas Efes é direta: 1:1. Não posso dizer nos modelos 229 mas nos X-10, a combinação quinta direta e diferencial 3,07:1 deixa ela um pouco amarrada na estrada. Opinião minha. Gostaria que o motor trabalhasse mais livre.

    ABs!!!!


    Hummm, eu havia lido num manual da S10 as relações das marchas e reparei que a 4 era 1:1 e a quinta era menos... eu achando que era algum dispositivo mirabolante na caixa... mas se a 5 das f1000 é 1:1, é bem facil resolver, troca coroa e pinhao... e se for 4x4 melhor ainda, por ex, eu coloquei na minha uns pneus 33, fico pegando 150 km/h, se axa pouco poe um 35, vai da mais de 160...e em meio giro pega 120-130... ta loco de bom... e o visual fica fora de série...


    E ai vem a duvida... e se trocar a posiçao das engrenagens na caixa, de forma que a relaçao da quinta ficasse menor que 1:1... mas a diferença da 4 p quinta seria muito grande dai... o negócio é troca coroa e pinhao ou os pneus e ta bom... mexe em relaçao de caixa é brabo, mas nao seria impossivel...
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