Fica meio esperto com a firugi por debaixo da tua camionete, a minha é bem mais antiga e a tinta ta originalzinha ainda... tem q lava bem e por óleo de mamona meio sequido nela...
Versão Imprimível
Ramon;
O problema de colocar relações diferentes é que na hora de acionar o 4x4, em qualquer que seja o piso, como a diferenca é enorme.
Imagina você ligar a tração. A roda dianteira dará 3,07 voltas enquanto a traseira dará 2,72 voltas para cada giro do eixo de saida do cambio...Quebra tudo.
Abs!!!
Eu sei disso, o q eu tava a fim de fazer era compra outra 2,72 e por na dianteira tambem, o problema é que fica essa duvida se da certo ou nao, claro q por só uma nao adianta, tanto q se eu colocasse uma só eu ia deixa sem os componentes da 4x4, vai q um liga e sai, ia moe mesmo... a questao é... sera que tem diferença o ``berço´´ do Dana 44 pro Dana 46??? Essa que é o x da questao... pode ser que o Dana 46 seja apenas mais reforçado a carcaça que o 44, e por dentro fosse igual...
Pra mim é novidade, nunca havia ouvido essa referência...
Até onde eu sei, todo diferencial é hipóide !!!
Se eu fosse você, pesquisava melhor.
Hipóide, é um termo derivado de HIPÉRBOLE, forma como os dentes da engrenagem estão dispostos.
"Engrenagens hiperbolóides são normalmente utilizadas no caso de aplicações envolvendo de engrenagens cônicas, mas com eixos deslocados, inversos, como em diferenciais automotivos. Tais engrenagens são conhecidas como hiperbolóides, pois suas superfícies primitivas são hiperbolóides de revolução. A interação entre os dentes destas engrenagens consiste em uma combinação de rolamento com deslizamento ao longo de uma linha reta, sendo semelhante ao que ocorre nas engrenagens sem-fim."
Portanto, para ser considerada Hipóide, basta o eixo central de uma engrenagem não coincidir com o eixo central da outra.
http://s3.amazonaws.com/magoo/ABAAABp5sAH-25.png
A imagem a seguir facilita como diferenciar um tipo do outro:
http://s3.amazonaws.com/magoo/ABAAABp5sAH-26.png
A vantagem é permitir uma área de contato maior entre as 2 engrenagens, aumentando a resistência delas e resultando num serviço mais silencioso.
A importância de saber diferenciar um tipo de engrenagem do outro, é justamente por conta do tipo de lubrificante que ela precisa.
Óleo para diferenciais, ou para engrenagens hipóides, precisa ter o sufixo EP, Extrema Pressão, característica fundamental para o bom funcionamento deste tipo de componente.
Consultando o site da Yukon, é possível constatar que a relação mais longa para esta configuração, realmente é a 3,07:1, mas para relações mais curtas, a gama é bem grande, são 7 relações além da já comentada, chegando até a 5,38:1.
Os dois diferenciais são completamente diferentes. Totalmente incompatíveis. Berço, coroa e pinhão não casam. Existem rumores de que o Dana 46 é igual ao Dana 44/4 que equipou as Dakotas e S10 e Blazers da primeira versão, aquelas com eixo de 6 furos.Citação:
... a questao é... sera que tem diferença o ``berço´´ do Dana 44 pro Dana 46??? Essa que é o x da questao... pode ser que o Dana 46 seja apenas mais reforçado a carcaça que o 44, e por dentro fosse igual...
Abraços
Renato;
No trecho grifado voce afirmou a mesma coisa que eu: Para ser hipoide, basta os eixos centrais das engrenagens não se coincidirem, como na figura postada por você.
Nem todo diferencial é hipóide. Os diferenciais Dana, por exemplo, exceto os high pinion set, são com engrenagens cônicas espirais. Mas não são hipóides. O eixo central do pinhão estão no mesmo plano que o eixo central da coroa. Basta ver o proprio formato da carcaça de um Dana 44 comum (ou mesmo o 35 da Ranger) o ponto de entrada do cardã no ponto médio da altura da carcaça com o Dana 44IFS da F-1000 onde o cardã entra quase que na parte superior da carcaça.
Abraços!
Amigo, presta atenção no que você tá escrevendo.
O eixo dianteiro high pinion é basicamente um traseiro low pinion de cabeça para baixo.
POrtanto, eu um, o pinhão fica abaixo do eixo central da coroa, e no outro, fica acima do eixo central da coroa.
Isso não é privilégio da F1000. Cherokee XJ tem seu dana30 high pinion, Troller até 2001, dana 44 high pinion, Wrangler Rubicon, F150, também dana 44, F250 no dana 60, entre tantos outros veículos.
Sinceramente, dos veículos modernos, não sei qual tem arranjo de coroa e pinhão semelhante a forma que você afirma ser com engrenagem cônica espiral. Todos os eixos traseiros que conheço, o pinhão está abaixo do eixo central da coroa.
Se você já viu um diferencial aberto, não afirmaria isso com tanta convicção.
Renato;
Já vi alguns diferenciais desmontados sim embora da Dana tenha sido apenas um 44 de Ranger.
As coroas e pinhões NAO SAO TODAS hipoides. Que o digam as de Volkswagen refrigeradas a ar e a dos caminhoes Mercedes Benz.
Não generalize. Até a Dana em seus desenhos tecnicos salienta o posicionamento no mesmo plano da coroa e do pinhnao...
Ramon, para mudar a relação dianteira bastaria pegar uma caixa de diferencial com uma relação mais longa, cortar as canelas fora e adaptar para encaixar no eixo dianteiro, e usa as planetárias do D44 dianteiro da F1000. Dessa forma conseguirias colocar um D46 dianteiro igual ao traseiro na F1000. Dá trabalho, demanda planejamento e algum serviço de tornearia, mas é possível de ser feito. Se eu arrumasse um eixo dianteiro de F1000 e uma bola do D46 até poderia tentar fazer isso em casa.
Daniel, se você pesquisar melhor, vai entender porque os diferenciais usam engrenagens hipóides. Só projetos mais antigos dispensavam esse arranjo, por falta de necessidade, afinal os motores eram mais fracos, capacidade de carga menor, etc etc etc.
Volks refrigerado a ar não entrou em questão da nossa discussão. É muito particular, inclusive, é possível fazer o câmbio empurrar para frente ou para traz invertendo o lado da coroa justamente por ser uma engrenagem comum. Por isso Gol a Ar e Fusca podem usar o mesmo câmbio.
Estamos tratando de eixos rígidos, semelhantes ao da F1000 especificamente. Nesses eixos, ao menos nos contemporâneos, não sei qual não tem o pinhão abaixo ou acima da linha da coroa.
Essa imagem que você postou não mostra nada, apesas de ser um diferencial cujo pinhão fica abaixo do centro da coroa.
Assiste esse vídeo, é antigo pra caramba, mas mostra certinho tudo o que estamos discutindo. O conceito é antigo hein !!! Reparem à partir do 5:10 minutos. Fala certinho do lance da coroa e pinhão.
Como funciona o Diferencial (legendado) - YouTube
E eu paro por aqui, não vou mais discutir, tá mais que explicado e comprovado. Se não foi suficiente para mudar seu ponto de vista, paciência.
Abração pra você e para todos os demais
Realmente tenho que dar a mão a palmatoria. As montagens são hipoides sim. Mas assim como você falou do caso do Volkswagen, esse video que você postou é um caso extremamente especifico de veiculos Chevrolet antigos cujo objetivo era ter um cardã que não invadisse o interior do carro. Então usavam alto off set.
Pesquisando melhor, realmente as montagens são hipoides sim Achei um artigo que fala até dos Arwin Meritor da linha VW caminhões serem hipoides sim mas de off set mais baixo e pelo que li a razão é evitar ruidos de engrenagens. Dai a necessidade de se usarem lubrificantes EP API GL-5
Agora visualmente falando, diferenciais citados por você não tem um "off-set" tão alto se comparado ao High Pinion dos Dana Reverse Cut. Até proque se todos tivessem todos o mesmo off set, todos os Dana seriam High off set Pinion, coisa que eles não são.
Abraços.
Edin, usando o seu raciocínio, seria possível encaixar uma caixa de diferencial de um dana 44 convencional. Precisa ver se o braço transversal do lado oposto não vai encontrar com o focinho do diferencial, lembrando que a partir disso o pinhão ficará abaixo da coroa, criando um volume que não existia anteriormente.
A fixação na tampa é igual, o que não ocorre com o dana 46. Seria necessário criar rolamentos e retentores para a saída dos semi eixos basicamente.
Isso já facilita a oferta de relações de coroa e pinhão. MAs vale lembrar que nesse arranjo, a engrenagem estaria virando nas costas dos seus dentes, o que provoca a perda de cerca de 30% da sua resistência.
Num motor estúpido como o X10, isso é algo bem significativo.
Eu se fosse vocês, na busca de uma relação mais longa, hehehe, usaria o método mais prático: Pneus gigantes....
Abraços a todos