Postado originalmente por
Edintruder
Ontem a Femil me deu um baita susto. Quando saí de manhã, o motor não passava de 1750 rpm e estourava no escapamento, sem dizer uma baita fumaceira, quando olhei o manômetro do turbo, "0"!!! parei e tirei o tubo do turbina e vi o eixo parado. Pensei na hora: "Me f*d*!"
Cheguei no serviço e comecei a romaria, preços entre 1800 e 1400,00, ou 900,00 a remanufatura da minha. Com a mão, o eixo virava mas estava pesado. Não me conformei, e no caminho da faculdade dei um pisão e deixei estourar pra ver o que acontecia, e pra minha surpresa a turbina voltou ao normal! O motor emparelhou e ficou como nada tivesse ocorrido. Bem, não vou precisar pedir empréstimo!!! ahahah!
Eta coisa boa, quando estraga ela se arruma sozinha!!! ahaahah!
Falando sério, no feriado vou tirar a turbina e conferir as aletas de saída e dar uma boa revisada na turbina dela, pois estou com a opinião que quebrou alguma aleta e trancou a turbina, e no pisão que dei, esse pedaço saíu pelo cano e a turbina voltou a ficar solta. Como está com o Kt super LDA e BI aberta, a turbina está sentindo o peso do pé, e pode ter afetado as aletas da turbina mesmo. Hoje também, tudo normal. Mas mesmo assim vale a revisão preventiva.