
Postado originalmente por
BRAVOECONOVEMBER
É um princípio, ao longo do tempo o consumo acumulado deve ser bem parecido, inclusive similar ao procedimento ideal (excluindo fatores como a variação do preço do diesel, lógico...

).
O ideal é eleger um posto e uma bomba (normalmente é o que acontece... pelo menos no meu caso...) e sempre completar o tanque. Se tem mania de encher até o gargalo, fazer isso sempre. Se deixa no automático da bomba, fazer isso sempre também. E calcular o consumo daquele tanque pela quilometragem dividida pela quantidade de litros que entraram. É o mais preciso.
Fazendo isso umas tres vezes seguidas, dá uma bom número pra se basear. E o consumo acumulado, se anotado sempre ao longo do tempo, esse não tem erro, a não ser que esteja derramando combustível no caminho, ou abastecendo de vez em quando com óleo de fritura que sobrou em casa.
Teu amigo aí entendido deve ser daqueles que de vez em quando calcula o consumo por um abastecimento isolado. Daí se entra um pouco menos de combustível, ou se o tanque estava com metade ou mais da metade, o erro vai aumentando fácil.