No manual, não recomenda o uso de aditivo por tempo prolongado.
Versão Imprimível
Como esse problema esta se generalizando com todas as marcas estou muito preocupado com esse diesel S10. Eu já tinha ouvido falar de casos com a Nova S!0, mas não levei muito a sério. O guga esta por ai para nos dizer alguma coisa. E esse aditivo é o caso mesmo de usarmos?
Apesar da minha ser flex, fico preocupado com os confrades. É complicado, pois sabemos que nosso combustível é de baixa qualidade e realmente pode ser culpa dele. Na realidade é a culpa generalizada, menos do consumidor... Culpa do governo que náo regulamenta e cobra impostos elevadíssimos, culpa das empresas que não atestam a qualidade e fiscalizam para evitar os problemas, culpa da fabricante que náo prepara o seu produto para a realidade do pais, e resumo disso tudo o consumidor só se ferra. A minha eu passei o dedo na saída do escapamento e vi que estava preto com indícios de carbonização, to usando álcool agora para da uma limpada e estou em controlando. É fogo, pq esta apenas com 4700 km rodados e apresentar isso...
Hoje fiz a revisão de 10.000km da minha NR XLT 3.2 Diesel 4x4 na CCS Navesa da Avenida Nações Unidas com o consultor Elcio e o mecânico Marcos. Até agora sem problemas, Graças a Deus!. Nem de montagem, nem de mecânica. Já tive alguns aborrecimentos com Diesel ruim, mas daí percebi que apesar do Posto vender Diesel S10, poderia ser na verdade o S500 ou qualque outra coisa contaminada, pois ela começou a falhar mesmo com motor quente e aleatoriamente. Poderia ser o procedimento de limpeza que ela faz automaticamente a cada 300km, mas acho que não. Comecei a usar o aditivo STP e não melhorou a situação, ao contrário, piorou. Fui na CSS relatar o problema e eles me orientaram para não usar qualquer tipo de aditivo, nem Bardhal, nem o STP. Conclusão: Existem postos que dizem vender S10, mas na verdade vendem qualquer outra coisa. O melhor é sempre guardar a NF no caso de ter problemas. Procurar postos com bandeira conhecidas como BR, Ipiranga, Shell. Se for fazer alguma expedição, encarar uma viagem bem longa e não encontrar um posto de combustível de confiança, daí o bicho pega mesmo. Estamos no Brasil, América do Sul, leis obsoletas, falta de fiscalização, adulteração e por aí vai...
Quando eu tinha um Defender 90 2002, podia até mijar dentro do tanque que ele andava... engasgava, mas andava....rsrsrs
boa noite pessoal,
tbém já estava para comentar sobre este diesel s10, conversei com amigos donos de postos que me relataram que para um posto ter o s10 tem que até trocar tanque, filtros, etc, mas o que a maioria faz e colocar o s10 direto no sistema antigo, até com diesel antigo junto e começam a vender s10, parece que a fiscalização existe, mas como estamos no brasil......
comparando na minha land que pode usar o diesel antigo, acho que já disse aqui, o funcionamento e consumo é melhor com o diesel s500 ou até s1800, e tbém antigamente a gente cansava de usar diesel de tambor no meio da roça e andava que era uma maravilha;
o que será que está acontecendo?? está nova enganação do biodiesel, que parece que tem muita água e aí acontecem os problemas?? este novo s10 tbém parece que esta com biodiesel e bastante,
bom, me pergunto, será que as montadoras, com todo o seu poder, não vão encarar o governo com esta merda de diesel?? a gente vai cobrar deles e eles vão devolver o custo a nós via governo??? porque não fazem a coisa certa que é falar com governo o que está acontecendo, as montadoras sabem com certeza direitinho e com provas, agora como a gente, mesmo guardando os comprovantes ( que por sinal se apagam rapidamente na maioria dos casos), vamos brigar com as coitadas ( forcei a barra né!!) das css, que logicamente vão colocar a culpa na gente, meros consumidores ( estes sim os verdadeiros coitados), de vez de brigarem com as montadoras e estas com o governo e petrobras, que é quem fabrica esta merda a mando das politicas do governo (combustível limpo, biodiesel, sustentabilidade, etc) , onde falar bonito é fácil, mas quem aguenta as encrencas somos nós.....
boa sorte ao pessoal com problemas aí de cima, vcs infelizmente foram sorteados, não tem outro jeito, vão ter que ir a justiça mesmo, só torcemos para não chegar ao supremo, que aí a perda da nossa causa é certa....
desculpe os termos e o tom de revolta aí de cima, estou meio cansado,
sds,
joao.
João, o pior de tudo que Vc falou, é a realidade atual deste brasil!
Agora com esse S10, como o Mauri falou, eu fiquei com duas pulgas uma em cada orelha!!!
Como o meu trajeto entre trabalho e casa eh de +/- 3k, geralmente procuro ligar a bruta e aguardar uns 50 ou 60 segundos p/aquecer o motor. Um dia desses, se não me engano foi um fim de semana, qdo deixei a bruta ligada por uns 3 a 4 minutos antes de sair, notei no chão da garagem na saída do escapamento uma possa, passei o dedo e percebi que era agua caindo do escapamento, ai me perguntei será que estou usando etanol !!!
Depois dos relatos da galera vou ficar esperto principalmente com o filtro de combustível e lógico, com o posto que abastaço cuja bandeira é BR. Neste final de semana, vou ligar a bruta e deixar uns minutos com o motor ligado e ver se consigo tirar um copo de água do escapamento, se for água mesmo, as pulgas vão fugir e terei que procurar encontra-lás, buscando uma solução, até quem sabe usando o aditivo bardahl max diesel ou trocando de diesel s10.
O guga da terrinha do kurten, poderia esclarecer aos foristas ???
Abs.
Alguém sabe como podemos formalizar uma consulta aos engenheiros ou técnicos da Ford? eu acho que precisamos de respostas urgentes e as css não vão saber ou vão dizer bobagens. tipo: S10 contaminado, que tipo de contaminação é essa? como saber se estamos abastecendo em posto com combustível adulterado. Uma coisa que eu queria saber é porque esses novos motores não podem abastecer com o S500. Vamos analisar, será que o S500 iria deixar as peças do motor corroídas como nas fotos postadas? Então esses motores novos são feitos do que, que nos motores antigos o S500 não faz isso? isso não me entra na cabeça. É o caso de usarmos aditivo, e que aditivo? precisamos urgente de respostas pois eu não quero ter a surpresa de uma despesa de 20.000, ainda mais que como eu sou muito cuidadoso onde abasteço.
Complicado amigos. A BR oferece um programa de postos credenciados com o "de olho no combustível". Só que no site náo tem os postos que passaram pelo teste, ou seja, os postos bons. Acho que a única forma de saber se tem combustível adulterado é pegar um galão de 1 litro, abastecer lá e levar para analise com a própria BR, aquele fiorino furgão que anda fazendo testes... Digo isso pois, a fiorino pode ir lá para fazer teste e o pessoal do posto fornecer uma amostra boa para mascarar... Oq aconteceu com o diesel s10 pro s500 pelo que entendi é que o s500 tem 50 milhões de partes de enchofre e o s10 tem 10 milhões. Assim o s500 em tese eh mais sujo e poluente que o s10. Tudo isso foi feito para "proteger a natureza" e adequar os níveis de poluição. Com isso, o motor foi desenvolvido para essa realidade, com materiais mais finos e que se adequem ao uso do combustível bom. Digo isso pq o motor foi desenvolvido na Austrália em conjunto com outros paises, e lá o combustível é nobre, fino, coisa de primeira... E o nosso náo é...
Dizem que o combustivel do brasil é um dos mais limpos do mundo :S
Estou longe da pickup agora, alguem saberia me dizer de cabeça o tipo das lampadas tanto de ré quanto das luzes da frente (baixa e alta) e dos faroletes? (h1, h4 etc...)
Obrigado
Amigo, não sei se já conseguiu as especificações, em todo caso aqui vai:
Faróis baixo e alto: H4 55/60W
Farol de neblina: H11
Luzes de posição dianteiras: W5W
Luzes indicadores de direção dianteiros: P21W
Luzes indicadores de direção traseiros: WY21W
Indicadores de posição traseiro e freio: W21/5W
Ré e neblina traseira: W21W
Placa de licença e freio elevado: W5W
Pedi as lâmpadas OSRAM Night Breaker Plus para ver se melhora mesmo, embora os faróis da NR já sejam bem melhores que as da nossa Pajero Dakar. Se ficar bom, a Dakar vai ganhar também.
Abraços.