Atualização sobre a minha Nova Ranger Limited Diesel
Hoje minha Ranger completou exatos 5000 kms rodados, dentre esses grande parte se deve ao trajeto de SP até aqui que foi feito 90% em asfalto, e nas minhas pequenas viagens de 1000km em estradas de terra.
Anexo 434008
Tenho algumas coisas a dizer sobre como tem sido até agora:
1 - Consumo: este se estabilizou em 8.9 km/L, não consegui fazer melhor que isso até agora. Ja zerei o computador e ele sempre acusa este resultado. Ja fiz os testes por conta e o resultado deu quase 9.1, então acabei considerando o computador de bordo como dando o valor correto... Espero que melhore.
2 - Ar condicionado: minha cidade é quente, muito quente! as medias por aqui chegam facinho a 40º durante o dia... isso talvez esteja influenciando no meu ar... ele não gela da maneira que eu esperava durante o dia... é inevitável comparar com o veiculo anterior, no meu caso era um Ford Edge... uso a ranger nos mesmos trajetos, estaciono nos mesmos lugares, tudo igual.. e mesmo assim sinto que o ar não gela o suficiente... espero que seja pela época, já que estamos enfrentando uma onda de calor que daria pra fritar ovo na calçada. obviamente a noite o ar tem ate que ser desligado, pq gela muito bem...
3 - Assistente de estacionamento: isso aconteceu uma vez, mas me fez ficar com a orelha em pé. um dia fui dar uma ré e o assistente de estacionamento (aquele que aparece na tela do console mostrando o sensor) não funcionou! fez um som e uma mensagem na tela dizia "falha no assistente de estacionamento", ou algo assim. O sensor de estacionamento funcionou, só esse assistente que não. Voltou ao normal depois que desliguei o carro e liguei novamente. Nao aconteceu de novo.
4 - Manopla de cambio: mais alguém aqui concorda comigo que a manopla de cambio da ranger parece muito frágil? um plastico rígido que não passa muita confiança, da a impressão de que vai quebrar. e de fato, a minha quebrou.... Eu explico: certo dia estava eu andando na cidade, velocidade baixíssima, não passava de 30~40km/H e num movimento sem querer esbarrei a mão na manopla de cambio e ela saiu do D - drive - e foi pro modo sequencial, ate ai tudo bem. Acontece que aquele botãozinho que fica atras da manopla que apertamos pra trocar de marcha saiu voando... Provavelmente ele ja estava quebrado, só encaixado, digo isso porque quando eu esbarrei não foi nada que quebraria, entendem? tive que parar o veiculo, e procurar a pecinha. Achei e verifiquei que a construção dela e muito simples, presa na manopla por dois pontos pequenos de plastico rígido que facilmente se quebra, consegui encaixar no lugar, mas só esta encaixado, se eu apertar com muita forca ele já se solta. Isso eu vou ter que ver na minha visita a CSS.
5 - Algo estranho com as lanternas: outro dia estava em pé em frente a minha loja quando percebi que minha Ranger, que estava logo a frente estacionada. estava com uma das lanternas traseiras (aqueles que se acendem quando a "meia-luz" esta ligada) ligada. Nao as duas, apenas uma estava ligada. A do lado direito... Imediatamente abri o veiculo e verifiquei se estavam ligadas nas alavancas, mas não, tava desligado... Então eu liguei, e as outras se acenderam como deveriam fazer. Desliguei novamente e a bendita continuou acesa, sozinha. Fiz esse processo umas 4 vezes e nada. Travei o carro e destravei varias vezes, liguei e desliguei e nada... Daí quando já pensava em chamar um eletricista a lampada apagou. Sozinha... E não voltou a acontecer isso novamente.
Isso tudo ta anotado pra mim passar pra CSS qnd eu for fazer a revisão. Nao fui ainda pq não tem CSS Ford na minha cidade, e a mais próxima fica a mais de 400km... Meu tempo é mega curto e não daria pra ir esses dias.
No geral eu to satisfeito, mas esses casos me deixam com uma pulga atras da orelha... Espero que nada mais aconteça! Abraço!