E pra completar, o 4x4 não quer engatar. O rele aciona, mas não funfa. Será que é problema na roda livre. Por onde eu poderia começar a procurar?
Valeu
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E pra completar, o 4x4 não quer engatar. O rele aciona, mas não funfa. Será que é problema na roda livre. Por onde eu poderia começar a procurar?
Valeu
Ai... segue os conselhos do Hugo que vai dar certo....
Só tenho a acrescentar o seguinte....
1) A bomba da direção hidráulica tem uma tela que retem sujeiras. Com o tempo o fluido hidraulico vai ficando ruim e forma-se uma fina camada de borra que vai aos poucos entupindo esta tela. Se mandar abrir a bomba e limpar esta tela o "choro" vai acabar e ai é só trocar o fluido por completo e pronto. (veja o video abaixo e vai entender)
2) O ABS tem sensores na parte dianteira que com o tempo podem se afastar, sujar ou até mesmo saírem de posição de leitura. Colocá-los no lugar não é assim tão complicado basta desmontar as rodas dianteiras e retirar a pinça de freio e vai vê-lo (siga um conjunto de fios que entra por dentro sobre a pinça e vai localizá-los)
3) siga o que o Hugocsl disse e vai achar o problema.
Abraços
Dr CARRO Dica Barulho Direção Hidraulica e bomba - YouTube
Ai vai um tutorial postado pelo colega Walter L. L. Casitta alguns topicos acima que nos ensina a retirar o volante para manutenção da buzina.
Abraços
Lincol e demais amigos;
Bom dia!
Estou colhendo o máximo de informações possíveis para promover uma bela revisão geral na minha Explorer, pois a mesma deverá ser empregada numa pequena expedição pelo sul no final do ano.
Agora, porém, um antigo fantasma voltou a assombrá-la, e preciso urgentemente do apoio de vocês para resolver o problema:
1) Histórico:
Uma vez, durante uma ida para a Serra da Canastra, alguns meses após adquirir a viatura, e após vários "engates e desengates" da 4x4 High e da 4x4 Low, ele travou na Low.
Desmontamos tudo, voltamos para 4x4H manualmente, cortamos o fio que mantém tracionado o eixo dianteiro, e voltamos para SP.
Chegando aqui, o motor acionador de tração foi desmontado, limpo, engraxado, verificado, remontado e tudo voltou ao normal.
Passado um tempo, andando na rua, as luzes 4x4H e 4x4L começaram a piscar e ela não mais engatava nada, além da condição que estava (4x4 Auto).
Desligamos o cabo da bateria, deu-se o reset, e tudo voltou ao normal.
Ontem, porém, ao ligar a Explorer, percebi que após a partida as luzes do 4x4H e 4x4L não piscaram (o que elas fazem normalmente após a partida no check automático do carro).
Acreditando que algo poderia estar com problema, tentei mudar de 4x4Auto para 4x4 H e L e nada. Ou seja, novamente algum problema no seletor de tração.
Alguém sabe como faço para acabar, definitivamente, com essa novela?
Alguém saberia indicar uma oficina em SP ou região que notoriamente entenda da Explorer e desse sistema de tração para avaliar tudo e me resolver o problema de forma definitiva?
Obrigado e abraço a todos.
Já que sua tração tem problemas crônicos compra logo um kit da Easy Traction Easy Traction - Acionamento Manual e Sequencial de Tração 4x4 para Ranger, Troller, F1000, Mahindra e resolve seus problemas. Inclusive no momento eles estão com promoção de 1.600 em 3x no cartão.
O kit remove toda a parte elétrica e acopla um sistema por alavanca. Da uma ligada pra eles e tira suas dúvidas. É coisa fina, tem muita gente usando, principalmente do Troller e Ranger!
Hugo;
Bom dia!
Obrigado pelo conselho! Na verdade, cheguei a sondar sobre esse kit. Entretanto, dado o excelente estado de conservação geral da minha Explorer, uma XLT 97, e a integridade e originalidade da mesma, inicialmente pretendo tentar resolver esse problema dentro dos preceitos originais da viatura.
Todavia, se realmente ficar inviável a manutenção desse sistema elétrico, passarei para o Easy Traction e, aí, já que ela vai perder a originalidade de vez, outros upgrades virão ;-)
Bom dia amigos.
Lincoln vc ainda procura o lugar da EGR? Olha o que achei.
http://a.imageshack.us/img827/5139/egr.gif
Olá pessoal, gostei muito do tópico, faz um tempo que nao leio o forum, mas tambem tenho uma explorer 94 e compartilho alguns problemas tambem é claro -.-. Estarei tentando responder ao que estiver ao meu nível de conhecimento!
Tambem gostaria de saber quais os donos de explorer da regiao de Porto Alegre, Novo hamburgo! Rio Grande do Sul
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Problemas com o 4x4 desstas camionetes na maioria dos casos se resume em mal contato, sujeira, humidade nas partes eletricas (eletronica nao combina com agua, sujeira, humidade, etc). Um amigo teve problemas no sensor de posiçao do 4x4 que esta junto com o conjunto do motorzinho e chicotes do 4x4 atras da caixa de transferencia. Nesse conjunto tem um potenciometro que verifica a posicao da arvore de engrenagens da caixa de transferencia. Eu removi o motor e levei para um amigo eletricista que arrumou por 40 reais... Se voce for em qualquer mecanico provavelmente ele ira substituir o motor inteiro o que custa uns 600 reais!! O 4x4 dele não estava mais engatando, nem high nem low range.
--- Nao entendo do sistema mais moderno das 95 em diante ( acho que algumas sao full time 4wd ou auto 4wd nao tenho certeza) que é um negocio mais complexo.
Abraço, espero ter ajudado.