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Convex Datacenter
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  1. #1
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    EXPLORER`s` e RANGER`s`- Tudo o que precisamos saber sobre elas.




    Caros amigos;

    Estou abrindo este topico para que todos os proprietários, especialistas e interessados em EXPLORER`s` e RANGER`s` possam se encontrar e trocar conhecimento.

    Tenho realizado eu mesmo manutenções em minha EXPLORER 94 tendo o cuidado de anotar e fotografar todo o procedimento. Isso me permitiu montar alguns tutoriais que vou postar aqui.

    Da mesma forma eu gostaria que todos os VISITANTES e USUÁRIOS deste topico deixem sua CONTRIBUIÇÃO na forma de PERGUNTAS, RESPOSTAS, INFORMAÇÕES, TUTORIAIS DE MANUTENÇÃO, MANUAIS e tantos outros materiais que nos ajudem a manter funcionando esse VEÍCULO que tanto AMAMOS.

    um grande abraço
    Lincoln Bustamante
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  2. #2
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    Scanner caseiro em veiculos que usem eec iv

    Vou começar enviando um tutorial montado a partir de material recolhido na internet e de exeriência e fotos proprias sobre as CENTRALINAS que usam o sistema EEC IV. Vai ser de grande valia para quem está tendo problemas com a injeção eletronica ou está pensando em comprar uma EXPLORER/RANGER que use este tipo de sistema.

    Se você souber passar um SCANNER antes de comprar a sua EXPLORER/RANGER velhinha vai se livrar de muiiiito problema.

    Abraços

    Arquivo: Scanner - EEC IV - Ranger e Explorer.doc
    Lincoln Bustamante
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  3. #3
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    Limpar a MAF é uma boa???

    A cada troca de filtro eu retiro a MAF de minha EXPLORER e limpo. Existem controvérsias sobre o assunto mas posso dizer que minha luz do CHECK ENGINE já foi apagada definitivamente depois de uma boa limpeza.

    Veja abaixo o tutorial de minha autoria que fala sobre o assunto.

    Arquivo: Limpado o sensor defluxo de massa de Ar - MAF.doc


    Abraços
    Lincoln Bustamante
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  4. #4
    Usuário Avatar de LeoPOA
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    Amigo,

    voce saberia dizer qual eixo traseiro vem nas Ranger 1999 ? Se for o Dana 44, ele é o mesmo do troller ?

    Abraço
    Samurai 93 - Under Construction
    De volta as Origens....

  5. #5
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    Citação Postado originalmente por LeoPOA Ver Post
    Amigo,

    voce saberia dizer qual eixo traseiro vem nas Ranger 1999 ? Se for o Dana 44, ele é o mesmo do troller?

    Abraço
    Leo,

    Dana / Spicer Modelo 44 é usado nas Rangers do ano que você citou. Mas para cada motorização há uma RELAÇÃO diferente que pode ser usada (41 x 9, 41 x 11 ou 45 x 11). O diferencial dos Troller é o Dana 44 mas cabe aqui repetir que é preciso saber a relação usada. Dá uma olhada no link abaixo e acredito que vai entender melhor.

    SPICER CATÁLOGO DE EIXOS DIFERENCIAL E COMPONENTES

    Abraços
    Lincoln Bustamante
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  6. #6
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    Catalogo de peças da EXPLORER 94.

    Aos viciados em EXPLORER`s`ai vão os catálogos de peças das fabricadas em 1994 (tipo a minha).
    Se algum amigo ai tem os catálogos das mais novas coloca ai.

    Abraços

    Arquivos:
    Explorer_Revestimentos.pdf
    Explorer_Pedais.pdf
    Explorer_Motor_V8.pdf
    Explorer_Eletrica.pdf
    Explorer_Eixo_Ttraseiro.pdf
    Explorer_Eixo_Dianteiro.pdf
    Explorer_Direcao.pdf
    EXPLORER`s` e RANGER`s`- Tudo o que precisamos saber sobre elas. Arquivos Anexos
    4X4 Brasil
    Lincoln Bustamante
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  7. #7
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    Manutenção de Diferenciais Ford 8.8 com Traction Lock.

    Uma boa geração de EXPLORER`s`e RANGER`s`vieram para o mercado equipadas com o diferencial traseiro Ford 8.8 de deslizamento limitado. Esses diferenciais foram desenvolvidos para melhorar o desempenho de motores de alta potencia como os antigos MUSTANG.

    Este diferencial é extremamente resistente e possui um sistema de discos de atrito que permitem o bloqueio parcial do diferencial em situações de baixo atrito. Não é qualquer mecânico que sabe mexer nestes diferenciais..... portanto.... ai vai um tutorial montado a partir de um manual de manutenção onde inseri varias fotos para ilustrar melhor o procedimento.

    Arquivo: Diferencial Ford 8.8 - Traction Lock.doc

    Abraços
    Lincoln Bustamante
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  8. #8
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    A luz do check engine acendeu de novo!!!!!

    Vou aproveitar o espaço para dividir com vocês o que aprendi sobre o assunto nestes últimos meses.

    Quem andou em carros antigos como o Chevette, Passat, Brasília, Gol, Corcel, Fiat, Volks e outros veículos vendidos na década de 70/80 deve ter boas lembranças do cheiro da gasolina. Ela invadia o carro em curvas, subidas e decidas etc...etc...etc....

    O pai da gente dizia que era culpa de uma tal “mistura rica” que a gente não entendia mas aceitavamos só para ouvir mais sobre o assunto. Ainda me lembro do veículo pesado e do cheiro de gasolina ao subir a Serra da Piedade na cidade de Caeté/MG.
    O sistema de admissão promovido pelo CARBURADOR era extremamente ineficiente e dispendioso. Bastava você sair de uma cidade como o RJ (0 a nível do mar) e ir para BHTE (800 m acima do nível do mar) para que o veiculo apresentasse problemas de desempenho. (O carburador que havia sido regulado na cidade de origem não conseguia manter a mesma produtividade numa cidade onde o ar era mais rarefeito pela altitude). O carburador continuava mandando o mesmo tanto de gasolina para a admissão independente da quantidade de O2 que o ambiente era capaz de fornecer. A partir do advento da INJEÇÃO ELETRONICA foram desenvolvidos SENSORES para auxiliar o bom funcionamento do carro. Estas sondas mediam as diversas variáveis que permitiam melhorar o desempenho do motor promovendo uma queima mais eficiente do COMBUSTÍVEL.

    Para o carro ficou mais fácil, mas para o mecânico ficou bem mais complicado.

    Com o carburador era simples. Bastava você desmontar, limpar e regular e o fluxo de alimentação de COMBUSTÍVEL se restabelecia. Da mesma forma, a troca do filtro de ar era o suficiente para melhorar a entrada do COMBURENTE. Com a injeção eletrônica um veiculo que está falhando ou sem força pode ser velas, cabos, bobina, anéis, filho de ar ou............. um sensor MAF, MAP, sensor de DETONAÇÃO ou sonda LAMBDA fornecendo informações erradas.


    CONTINUA............
    Lincoln Bustamante
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  9. #9
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    O que a luz do check engine quer nos dizer então?

    Essa talvez seja o sinal luminoso mais odiado do mundo. Ela indica que ALGUMA coisa não está bem no motor. Ela pode piscar intermitentemente.... pode acender e ficar acesa até que você desligue o carro.... pode acender e ficar acessa pra sempre...... Só o fato de acender já indica que ALGUMA COISA NO MOTOR não está bem. Ela pode acender nos seguintes casos:

    1) A SONDA CAPTOU UM DADO INCORRETO, CONFUSO OU INCOMPATIVEL.
    Neste caso a sonda captura uma falha de algum “ingrediente” ne mostra isso ao proprietário do veiculo acendendo o CHECK ENGINE.

    2) A PROPRIA SONDA COMEÇA A FORNECER DADOS INCOMPATIVEIS.
    Neste caso um problema na sonda faz com que ela capture dados distorcidos que acabam por provocar o mau funcionamento do motor.

    Nos dois casos a luz do CHECK ENGINE vai acender e o SCANNER vai poder apontar uma possível causa.


    CONTINUA............
    Lincoln Bustamante
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  10. #10
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    Post Mas como faço para saber o problema e onde ele está?

    Realmente..... com a injeção eletrônica ficou bem mais difícil para os MECANICOS ANTIGOS identificar o problema. Eles estavam acostumados a olhar o motor e testar os poucos componentes que ali estavam (velas, cabos, filtro e limpeza de carburador) e pronto!
    Hoje, com o advento da injeção eletrônica surgiram as modernas CENTRALINAS/ECU e os potentes Scanners de varredura que facilitam a vida dos MECANICOS MODERNOS. Estes passaram a usar e manter sempre por perto uma das ferramentas mais importantes da mecânica moderna: o VOLTIMETRO. Os MECANICOS ANTIGOS que não conseguira acompanhar a evolução estão ai tomando conta da VELHA frota usando apenas as chaves de boca, alicates e chaves manuais.

    Pronto!!!

    Acabamos de achar a fonte do NOSSO problema com as EXPLORER`s` e RANGER`s` mais antigas.

    Nossos carros são vistos como CARROS ANTIGOS (91 até 2000), mas estão equipados com o que ha de mais avançado. Essa tecnologia só foi chegar aos carros Brasileiros muito depois. Aliado a isto temos um percentual muito grande de MECANICOS tomando conta destes carros que são ANTIGOS mas que contam com tecnologia MODERNA. Assim, há de se esperar que um MECANICO das antigas faça MUITAS CAGADAS alem de nos fazer gastar uma fortuna trocando peça após peça.

    Vamos voltar ao problema então.

    COMO FAÇO PARA SABER ONDE ESTÁ O PROBLEMA DO MEU VEÍCULO?

    Precisamos primeiro identificar de onde vem a informação (QUAL SONDA/QUAL DADO) e verificar qual o PROBLEMA relatado por ela. E isso tudo começa com a famigerada e conhecida luz do CHECK ENGINER.

    Ficam então as perguntas:

    Como encontrar o problema apontado pelo CHECK ENGINE?
    Quais são os tipos de sensores existentes?
    Como eles funcionam?

    Vamos usar o seguinte exemplo então para explicar a maratona que é identificar o problema apontado pelo SCANNER:

    1) Num fim de semana sem muita agitação você abre o capô de sua RANGER/EXPLORER e resolve fazer você mesmo um SCANNER.
    2) Pega os cabos e o manual (Vide manual no tópico SCANNER – EEC IV – EXPLORER/RANGER) E começa o teste e obtém os seguintes resultados:
    a) KOEO – (Defeitos presentes durante o SCANNER) - 522...........522.
    b) KAM – (Defeitos passados gravados na memória) - 172...176...172...176

    CONTINUA.........
    Lincoln Bustamante
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  11. #11
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    Como faço para saber onde está o problema do meu veículo?

    Você recorre a tabela e vê :

    522 Veículo não está nem desengatado e nem embreado durante KOEO ou o interruptor do câmbio está aberto. Interruptor da embreagem ou interruptor do câmbio.

    172 Mistura pobre indicada pela sonda lambda do banco 1. Sonda lambda do banco 1, injetoras, bomba de combustível, medidor de pressão do ar e medidor de massa de ar.

    176 Mistura pobre indicada pela sonda lambda do banco 2. Sonda lambda do banco 2, injetores, bomba de combustível, medidor de pressão do ar e medidor de massa de ar.

    E ai??? Ferrou né??? Deu 522 2 vezes e 172 e 176 também 2 vezes??? Faço o quê??? Jogo os números no Bicho???

    522 - Interruptor da embreagem ou interruptor do câmbio!!! -

    O que significa isso meu Deus???
    Existe mesmo um interruptor de cambio ou de embreagem???

    Vamos avaliar o resultado passo a passo então:

    a) A KOEO mandou pra você a informação (522...522). Isso significa que durante o teste você deixou de cumprir um dos parâmetros básicos para o inicio da execução do SCANNER.

    Você iniciou o teste com o cambio fora da posição PARKING/NEUTRO –

    iXI......Já começou mal né???

    b) Então passa o SCANNER de novo. Resultado 111...111....#.....172...176...172...176
    c) Pronto! 111...111 significa que não há problemas durante o KOEO. Ótimo!
    d) Mas o 172...176...172...176 apontam para:

    172 176 Mistura pobre indicada pela sonda lambda do banco 1/2. Sonda lambda do banco 1/2, injetoras, bomba de combustível, medidor de pressão do ar e medidor de massa de ar.



    CONTINUA......
    Lincoln Bustamante
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  12. #12
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    O que faço agora???

    Um mecânico ruim já vai começar o serviço dizendo que você vai ter que trocar a SONDA LAMBDA, que ela estragou ou está avariada.

    Um bom mecânico de injeção começa por uma entrevista com o cliente perguntando a cerca dos SINTOMAS e logo em seguida começa uma bateria de testes avaliando os seguintes dados:

    ENTREVISTA e SINTOMAS:
    O cliente informou que não sentiu perda de potência no motor, que o veículo pega quase sempre da primeira rodada(quente ou frio). Que a única interferência é a luz do CHECK ENGINE que inicia pela manha APAGADA, mas durante o deslocamento ela ACENDE e fica acesa até o carro ser desligado.

    AVALIAÇÃO DOS SINTOMAS:
    a) Se a mistura está pobre temos pouca gasolina sendo injetada ou leitura errada.
    b) 2 sondas lambda informaram MISTURA POBRE.
    c) Quem injeta gasolina? (injetores – podem estar precisando de limpeza ou ruins)
    d) Quem participa do processo de injeção? (Bomba... filtro.....valvula reguladora de pressão – podem estar sujos ou ruins).
    e) Quem poderia estar fazendo uma leitura errada? ( Lambda....MAF e medidor de pressão - Dados errados da LAMBDA, MAF e do medidor de pressão poderiam estar contaminando o CALCULO da ECU obrigando a injeção a mandar menos gasolina)
    f) Quem controla toda essa parafernália? (Centralina/ECU – Ela pode estar com problemas e talvez precise ser substituída)

    TESTES RELACIONADOS :
    (em ordem de execução – Se o item testado estiver bom passa-se para o próximo)
    a) Voltímetro nas mãos. Vamos medir as SONDAS envolvidas no processo para cortar a opção SONDAS COM DEFEITO.
    b) Avaliar possíveis retenções na linha de combustível (filtro ou entupimentos).
    c) Avaliar se o medidor de pressão está cumprindo seu papel de manter a pressão na flauta.
    d) Avaliar Bicos injetores.

    Pronto! A esta altura o problema já deve estar resolvido.

    Se ainda sim o problema continuar aparecendo...... Galinha preta, velas e cachaça nele! he...he...h.e..h.e..

    abraços

    FIM
    Lincoln Bustamante
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