Agua desmineralizada caseira...... Descobri como se faz.
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Postado originalmente por
miguelcps
Esse mecanico tá louco, todo carro usado que compro qdo vejo que o sistema de arrefecimento esta sujo, a primeiraa coisa que faço é efetuar a limpeza e colocar a agua com aditivio, sei que nao se pode misturar aditivos, entao efetuo uma boa limpeza no sistema e coloco agua nova com o aditivo indicado no manual, mas andar só com agua no sistema jamais, pois voce está ferrando com todo o sistema, pode pesquizar.
Se nao me engano, o Aditivo na Ranger é a Base de EtilenoGlicol, tem um topico sobre esse assunto:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...da-ranger.html
Miguelcps,
Andei pesquisando também por ai e recebi informações de porque alguns mecânicos costumam pedir ao cliente para não colocar ADITIVOS no radiador. É o seguinte.... quando o motor ainda é STD os selos originais são de material anticorrosivo e atendem as especificações de espessura calculados pela fábrica...
Quando o motor foi retificado os SELOS DO MOTOR são substituídos (muitas vezes por produtos paralelos) mais susceptíveis a corrosão ou em espessura diferente dos originais. Neste ponto um ADITIVO pode muito bem corroer com mais facilidade o material provocando vazamento pelo local como ja vimos relatado em nosso FORUM.
Outro ponto a se observar é que quando o motor já tem um bom uso o ADITIVO é capaz de arrancar crostas de ferrugem que por muitas vezes está tampando pequenas fissuras nas juntas ou nas peças que compõem o sistema de arrefecimento.
Assim, realmente é importante que o uso do ADITIVO seja conforme o MOMENTO em que o motor se encontra.
Mas ai fica a pergunta..... como devo limpar o sistema de arrefecimento e que liquido devo usar???
Ai vai a dica então..........(dica dada por um professor de quimica amigo meu):
1) Verifique a quantidade de agua que seu sistema de arrefecimento usa.
2) Consiga baldes o suficiente para encher o seu sistema e ainda sobrar 20%.
3) Coloque dentro de cada balde um pequeno imã e encha-os com agua quente do chuveiro.
Obs 1. O chuveiro deve estar no modo verão - O balde deve ser colocado no chão e a agua deve cair do chuveiro mais alto pois o espaço que ela percorre até o chão vai facilitar a evaporação do cloro.
Obs 2. Se tiver um aquário em sua casa pegue emprestado o oxigenador e o coloque por 1 hora em cada balde. (a movimentação da agua vai ajudar a retirar o restante do cloro)
3) Deixe a agua descansar por 1 dia inteiro (ou mais se tiver paciência) tendo o cuidado de movimentá-la diariamente (caso não tenha o oxigenador).
4) Adicione para casa 10 litros de agua 1/2 colher de cafezinho de bicarbonato de sódio. ( o bicarbonato de sódio tem a capacidade de neutralizar o PH da agua reduzindo o processo de oxidação que acontece dentro do motor).
Pronto! Ai está a sua agua desmineralizada caseira..... O processo não retirou todos os metais da agua mas retirou os que podem danificar o seu motor rapidamente (partículas de ferro e o cloro e acidez que provoca a oxidação)
Um grande abraço