Oleo da Caixa tem que ser o da caixa hidráulica, mesmo a STX sendo manual. MERCON ou DEXRON III.
Versão Imprimível
Bom dia Atila,
Vou explicar detalhadamente o que ocorre com meu carro. De repente vc pode me dar uma luz já que a sua é bem parecida com a minha.
O motor gira liso sem qualquer tipo de falha e anda forte tanto no GNV quanto gasolina.
O kit GNV aparenta ser antigo, o redutor apesar de ter entrada para ser aquecido com mangueiras do arrefecimento, não está sendo utilizado tal recurso, além do mesclador ser daqueles brancos de um tipo de plástico que restrigem bem a entrada de ar.
Com gasolina ela faz uma média de 4,5km/l e no gás por volta de 6,5km/m3
Ligo na gasolina e só após esquentar passo pro GNV. Quando estou perto do destino, passo pra gasolina e desligo.
1) Assim que desligo, sobe um cheiro forte de gasolina...não consigo perceber de onde vem.
2) Assim que o motor esquenta a marcha lenta estabiliza em 900rpm. Se acelero com o carro parado, o giro sobe normal e volta sem maiores problemas para 900rpm de maneira gradual e normal como em qualquer outro carro, porém se estiver em movimento, o giro não cai entre as trocas de marchas e as vezes até aumenta.
Exemplo, estou trocando de 2ª para 3ª, assim que piso na embreagem a rotação não cai (mesmo que eu demore com o pé na embreagem) e só diminui após soltar a embreagem. Não é impressão minha, tenho outro carro e moto e também dirijo há anos e sei que isso é anomal. Ocorre tanto no GNV como na gasolina.
3) Outro lance é que nas reduzidas ou em qualquer situação onde o carro roda com marcha engatada e a rotação se aproxima de 1100 ou 1000rpm, ou seja, situações em que a borboleta está completamente fechada, o motor dá fortes socos, mas forte mesmo, parcecem coices, quem está fora do carro percebe. Tipo qdo vc engata marcha muito alta e está muito devagar. Isso só ocorre na gasolina, no GNV não acontece.
Para finalizar, velas, cabos, filtros e óleo são novos. Corpo da borboleta, solenoide do canister, atuador da marcha lenta completamente limpos.
Se puder me ajudar, agradeço.
Danke
Galera boa tarde! Sou novo no fórum mais já venho acompanhando a algum tempo. Enfim estou querendo fazer algumas modificações na minha ranger e gostaria da opinião de vocês. Seguinte um amigo ta vindo do canada e me ofereceu um blower eaton m90 dei uma pesquisada num fórum gringo e vi uma ranger V6 com ele e gostei..
Alguém ja viu algo parecido por aqui?
Outra coisa tava afim de trocar meu cambio manual por um altomático será que o da explorer da certo?
Conto com a opinião dos colegas.
Abraço
Danke, quanto ao cheiro da gasolina, não sei como te ajudar. Uma coisa que fiz foi colocar um relê na bomba de gasolina. Assim ela desliga quando passo para o GNV. Antes queimava bomba o tempo todo.
Quanto aos trancos, tenho quase certeza que a troca do atuador vai solucinar seu problema. Levei meu carro ao mecânico várias vezes. Limpei o maldito várias vezes. Quando coloquei um novo,ficou perfeito.
Quanto à aceleração não voltar, isso está certo. No meu carro ela não fica acelerada, mas também não volta cai direto para os 900 rpm. Me diz uma coisa, seu carro já deu alguma vez retorno, aquelas explosões do gnv? Se deu, algumas coisas saem do lugar. Diz aí que te ajudo a dar uma olhada.
Estou achando seu carro beberrão demais.
AtilaGandra2 e Danke:
Quanto ao consumo, e minha explorer faz esta média também.
Abraços,
Gustavo
Atila,
Na minha não tem o relê porque ta com simulador de bico.
Vou entrar de férias e ficar uns dias fora, daí qdo voltar vou levar no mecânico passar no scanner e se o atuador tiver ruim coloco outro. O problema vai ser achar o original a um preço razoável. (acho que vou comprar no ebay).
Quanto ao giro que demora a cair, isso não tem como ser normal. Vou continuar tentando descobrir o que ocorre.
Na minha nunca ocorreram explosões do GNV.
O que eu pretendo fazer em breve é instalar as mangueiras do radiador no redutor e tirar o misturador e colocar um mais moderno da kgm de 34mm de abertura. Creio que a performance e o consumo melhorará sensivelmente.
Mensurar consumo em GNV é difícil pois de acordo com a temperatura ambiente o gás expande ou se retrai o que muda a quantidade de metros cúbicos que cabem no cilindro. Então dá pra calcular mais ou menos o consumo.
Faz pouco tempo que tenho o carro e cada vez que calculo o consumo dá um valor diferente, mas a média é 6,5 a 7 m3/km.
Danke,
concordo com você! Este consumo que você menciona, é o mesmo que o AtilaGandra2 mencionou e que confirmei.
4,5 km é na gasosa!
Abraço!
Olá Atila, minha explorer, o redutor tem sistema de arrefecimento elétrico pois o antigo dono não quiz mexer no sistema de refrigeração, mas é melhor ligar as mangueiras o quanto antes pois neste frio, corre o risco de congelar o mesmo e o carro morrer do nada! Aconteceu isto com o antigo proprietário da minha e ele até postou umas fotos aqui no forum!
Veja, por exemplo: http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...dutor-gnv.html
Pergunta, a luz do check engine acende por causa do GNV?
Abraço
Fábio, nada sei sobre Blower, mas posso opinar sobre o câmbio das Explorer.
Se tiver oportunidade de trazer o câmbio novo com o seu amigo, ótimo! Ele é muito forte e resistente. O conforto do cambio auto é excelente!
Mecânicamente falando, irá se encaixar ao motor e chassi sem muito trabalho.
Agora, a parte eletrônica é que tenho minhas dúvidas. Melhor estudar isso direito, pois pode interferir até no funcionamento do motor. No caso das Explorer, não tem central eletrônica separada para o motor e câmbio.
Caso esteja na intenção de comprar um câmbio usado, não recomendo. Como avaliar o estado de uma caixa que no mínimo, terá mais de uma década de uso?
Boa noite a todos!
Alguém sabe o nome ou o código da peça da moldura/calha superior da tampa traseira que dá o acabamento do brake light (essa indicada na seta amarela)? Ao manobrar de ré uma árvore estava no meu ponto cego e acabei amassando bem. Preciso encontrar uma moldura dessas.
Anexo 471619
[]s!
Alguém saberia me dizer qual o óleo do câmbio manual da Explorer XLT 4x4 1995?