
Postado originalmente por
danke
Boa noite,
Comprei uma Ranger STX 95 em Novembro passado com 175mil km.
Rodei muito pouco e já fiz alguma manutenção nela como Suporte (rolamento) do cardã, bateria (Moura de 70ah), porta escovas do motor de arranque, reparo na base dos pedais e troca de óleo e filtros de óleo e ar.
Ela roda aproximadamente 5km/l de gasolina e 6,5 a 7,0 km/m de gás na cidade de SP com trajeto completamente livre sem trânsito em sua maioria composto por retas em horário de contrafluxo.
Notei que depois que desliga fica um cheiro forte de gasolina e a rotação demora muito a cair entre as trocas de marchas, sendo que pela manhã ela liga e fica em 2mil rpm e depois de alguns segundos cai para 1200. Depois de quente fica em 900rpm.
Só ligo ou desligo na gasolina, aliás só passo para o GNV depois de rodar um pouco e deixar o motor completamente aquecido.
Andei vendo os posts aqui e procedi a limpeza do IAC e o corpo da borboleta com car80, limpei o MAF com alcool isopropílico, limpei o sensor de temperatura do ar e troquei o filtro de ar. Desliguei a bateria por quase um dia.
Digo que o motor ficou mais redondo e mais forte, porém a rotação continua demorando a cair com o veículo em movimento. E não demora pouco, demora bastante. Com o veículo parado a rotação baixa normalmente (se o motor estiver frio demora pra cair).
Não tenho como dizer se a luz da injeção está acendendo pois ela deve estar queimada. Não acende nem na partida.
O carro tem GNV, velas iridium e cabos 8,0. Não falha e anda muito, mas muito mesmo. O problema do cheiro ocorre somente quando uso gasolina, porém o da rotação que demora a baixar acontece tanto na gasolina como no GNV.
Se alguém puder ajudar agradeço.
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