Achei um pouco de coincidência, nesses 2 post´s era o 1º post do autor e no mesmo dia de cadastro no forum...
Versão Imprimível
Japa, ta ai:
Sim, a barra de direção e panhard devem aproximar o horizontal quanto possível. O que é de suma inportância é que a barra de direção esteja paralela à barra panhard para que essas duas barras oscilam juntos, assim compensando em conjunto o deslocamento transversal do eixo. O motorista não deixa de sentir o movimento lateral provocado por não ter as barras no horizontal, mas ele sente no carro inteiro e não apenas no volante. Assim, a situação é mais controlável.
Se vc mudar só o suporte da panhard vc vai deixar os ângulos da panhard e barra d dir. + diferentes e causará/aumentará o bumpsteer.
A explicação completa:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...-da-serie.html
Abraço.
Assim, qto + macio os amortecedores, mais rápido será o balanço da carroceria/chassi em relação ao eixo em uma aceleração forte, frenagem forte, e mais perceptivel será o bumpsteer.
Logicamente qdo se aumenta a velocidade, o bumpsteer aumenta proporcionalmente (o susto).
No meu carro e evidente quando estou c/ os Amortecedores ranchos do 4 pra baixo (macio) a 100km/k por ex. e preciso dar uma freiada forte. Como a carroceria/chassi pende p/ frente (aproxima do eixo na dianteira do carro) e na traseira ocorre o contrário e fica assim até eu tirar o pé do freio, durante esse tempo eu preciso corririr no volante! Sinão o carro inicia uma curva involuntária! hehehe. Somando a uma das buchas da panhard q identifiquei estar ruim e um terminal c/ peq. folga q ja estão sendo encomendados!
Abraços.
Já comentei posts atrás que o motivo do troller apresentar essas instabilidade direcional é justamente pelo fato da barra de direção ficar muito reta, muito paralela ao horizonte.
Neste arranjo, com o trabalho da suspensão, ocorre convergência das rodas dianteiras.
No Wrangler por exemplo, que possui um sistema de direção semelhante, a barra de direção é angulada propositalmente, e neste arranjo, as rodas dianteiras sofrem divergência sempre que a suspensão trabalha. Na maioria dos veículos mundo afora, a geometria da direção é calculada para dar esse resultado.
Agora, no troller, existe ainda um agravante. Por conta do arranjo dos links, as buchas precisam obrigatoriamente permitir movimento. É inevitável numa forte frenagem, o eixo girar levemente (axle wrap) alterando o cáster e dificultando a manutenção da trajetória.
São problemas distintos.
Abraços
Olá!
Essa adaptação reduziu o bumpsteer?
Eu acho uma falta de respeito enorme a ford continuar sem melhorar a dinâmica direcional do Troller. O pior é que a grande maioria acho que o único caminho é se acostumar com a “vontade própria" do troller...acham que todo jipe faz isso. O troller é um jipe excelente mas precisam resolver isso.
Amigo, se ler bem o post de onde essa foto saiu, verás que a adaptação que eu fiz foi no eixo traseiro para resolver outro problema.
Usei a foto apenas para ilustrar o que pode ser feito para corrigir o cáster após elevar a suspensão dianteira.
No meu carro, apesar de usar eixo de troller, não tenho Bumpsteer nem instabilidade direcional.
Abraços
Bom, o q pode ser feito d + simples p/ amenizar significamento o problema nas estradas é usar amortecedores + firmes (uso +ou- ajustes 8 na diant. e 6 na tras.), e pelo menos 25psi nos pneus, porem depende do conj. roda x pneu, no conjunto orig. roda tala 7" x pneu 255x75 pode-se usar 30psi sem problema.
Logicamente outros ítens como:
Terminais de direção, Disco flexivel de direção, Setor de direção (cx.), Braço Pitman, Buchas da Panhard e Buchas dos Link´s tem que estar sem folgas!
Uma coisa importante q tive impressão qdo troquei meu disco flex. de dir. é q ele permite um pouco de torção ao invés d somente mov. longitudinal p/ absorver o mov. entre carroceria x chassi, e qlq coisinha nesse ponto é "ampliado" na trajetória do carro, principalmente em altas velocidades...
Segue foto anexa.
Abs.
ORIONE
Tenho BF MUD 33", quando utilizo somente no asfalto uso com 35psi em cada pneu, fica mais duro, quando vou para alguma trilha baixo a pressão para 30psi. Essa pressões são ideais para o uso?
É possível detectar se o disco flexível de direção está ruim?
Tksss
Spike, posso até estar enganado, mas 35 psi para um 33'' é muita pressão.... verifique o centro de seus pneus, devem estar mais desgastados que as laterais.... os meus 32'' eu ando com 28 psi e na terra 20, lama 15...na estrada, carregado vai no olho 30 ou 32 psi dependendo da carga.....
Também acho que a pressão está alta demais! Se a recomendada para o pneu original é 30 PSI, um pneu mais largo usa, automaticamente, uma pressão menor, logo 35, está muito alta.
Valeu, vou mudar já essa pressão do pneu!!!!
A respeito da adaptação dos terminais do MB608, citada nos post anteriores para a substituição do sistema original do Troller.
Não consegui entender qual é o diâmetro utilizado para as barras de direção? É a mesma do MB608? Essa barra é maciça?