Sim sim, só chamei a atenção que usando esse produto ou fazendo o seu próprio tem princípios importantes para serem seguidos.
Vai que vai
Versão Imprimível
Amigos, não é de hoje que existe a discussão a respeito do cáster da direção do Troller.
Pelas minhas pesquisas, a configuração original é de 7º. Cárter Positivo portanto...
Agora, acho que tem gente que faz uma confusão danada a respeito dos números referentes à geometria de uma suspensão e direção.
No Troller, o cáster e a cambagem dificilmente se alteram, a menos que haja um problema sério na integridade do eixo.
Quanto mais positivo o cáster, maior a tendência do carro se manter em linha reta. É lógico que deve existir um limite afim de encontrar uma adequação para todas as cituações de uso. Quanto mais positivo for mais pesado fica o volante principalmente com o veículo parado.
Já ví gente "importante" desse fórum dizendo que o cáster positivo do Troller é um problema, e que o correto seria tal medida ser negativa.
Ao instalar calços nas molas, o cárter tem uma leve redução, mas longe de ficar em valor que afete a estabilidade.
Tamanho de pneu, offset de roda ou qualquer outra alteração desse tipo não afeta o cáster. Altera a relação do pneu/inclinação do pino mestre. Outra configuração inalterável. Ao colocar pneus maiores ocorre discrepância mas facilmente corrigido com rodas de off set mais negativo ou simpesmente espaçadores de roda.
Eu já escrevi várias veses o que eu compreendo como instabilidade direcional do Troller. É o sistema de barras de direção. Tentaram fazer uma coisa certa, mas acabaram errando num princípio primário. Com as oscilações da suspensão as rodas dianteiras se convergem quando o adequado seria divergir quando a suspensão afunda e convergir quando levanta. Funciona assim em praticamente todos os veículos.
Alguém reclama da mesma instabilidade numa XJ????? Pois bem, teoricamente todo o conjunto de eixo e direção é idêntico, mas em posições de trabalho diferentes.
abraços a todos
Creio que o André tenha razão. Estou no meu terceiro troller, e notei esse problema no meu 2005 e no atual 2010 ( ambos comprei usados com menos de 20000km) , já no 2008 que tirei zerinho não tinha nada disso!
Vou aproveitar a dica e verificar estas folgas!!
Obrigada!!
Kezlla
T4 3.0 2010
Pessoal, o Ricardo, de São Pedro - SP, desenvolveu um arranjo muito legal para o sistema de direção do T4.
A grande vantagem é que a ideia dele foi usar os terminais originais do Troller (confiabilidade), parece-me que apenas 1 peça nova entra na jogada.
Passo aqui os contatos dele para quem tiver interesse:
email: jusaia@hotmail.com
telefone: (19) 3483-4231
O sistema dele já está montado em 3 T4 de São Pedro e a turma de lá está satisfeita.
Poxa, vamos achar fotos pra postar aqui.
Abraços
Oi pessoal !
Comprei um T4 2008 a 6 meses e para poder andar na fazenda onde trabalho e confesso que não me adaptei com o carro, tinha a impressao que tinha alguma coisa errada na direção.Posso dizer que resolvi o problema,coloquei o kit do Ricardo de Sao Pedro,o carro ficou mais estavel e cofortavel para dirigir.
Acho uma boa pedida para quem tem T4
Abraços
Wade,
Eu vi um desses Troller com o kit do Ricardo em São Pedro. Realmente ficou show de bola!!!
Até animei a comprar o meu 2o Troller...estou negociando meu JPX (que é uma paixão) e se der certo vou comprar outro Troller e sem dúvida, irei colocar esse sistema do Ricardo.
Quem nunca experienciou dirigir um Troller com o sistema de direção com up grade devia repensar porque é outro jipe...
Pessoal, quero comprar o meu 0km até o próximo mês, ja andei várias e várias vezes em Troller fazendo trilha e o carro simplesmente dispensa qualquer cmt...
Mas fui fazer o test drive e não tive uma impressão boa no asfalto, cm vou usar ele cm UNIKO carro qria saber...
Oq tem nesse kit?
Oq faz ele melhorar esse "instabilidade" q me pertubou um pokin!?