Jaime, valeu pelas fotos!!
Abs.
Versão Imprimível
Jaime, eu estou para aplicar essa modificação também....terminais e barra de direção do MB608. MAs devido a falta de tempo, não consegui dar sequencia. Já comprei uma barra (longa) e os terminais.
O Olhal eu vou utilizar a do Troller mesmo (barra com o terminal fixo), vou usinar e cortar conforme medidas propostas.
Único problema além do tempo e qual barra utilizar para conectar o olhal ao braço pitman, ainda não defini, pensei em comprar outra barra longa do MB608, mas se alguém tiver alguma dica será bem vinda.
FIz um projetinho em CAD para eu mandar o ferramenteiro da empresa fazer o corte da barra e tbm as roscas, nesse desenho tenho as medidas pré-definidas, já que vc já colocou a mão na massa, poderia postar as medidas para eu confirmar se está ok?
Em outra imagem em anexo, está a fresa que o ferramenteiro fez para alargar o furo do munhão, no torno ele pegou o ângulo do terminal do MB608, torneou com liga VND e fresou as entradas dos cortes, após esses processos, fez tempera e deu uma afiadinha no corte.
Anexo 405367Anexo 405368
desenho em PDF
Anexo 405369
Abs
No meu caso usei a propria barra original para fazer o drag link e mantive o pivô original no pitman que e mais reforçados que os dos munhoes (pelo menos no meu era maior, aaacho que era original). Mas na próxima mudança vou colocar o do 608 pois apesar do pivo ser menor tem "pino" mais grosso e mais fácil reposição.
Abs
Então vou medir esse barramento ainda.
estou com o carro desmontado na oficina ,os munhões estão na tornearia pra abrir o furo dos terminais(usei do 1113 apesar do pessoal achar exagero o preço era o mesmo do 608 ai resolvi por esse mesmo)
acho que fica pronto hoje ai vou montar eles de novo e medir o comprimento da barra
esqueci de fazer isso antes de desmontar :putz:.
sobre o olhal o original do troller não serve no meu caso por causa da grossura do pino do terminal,
então vou usar a solução que o Elmer já usa em um dos jipes dele,aquela peca soldada no barra.
as barras estava pensando em fabricar elas.
primeiro porque nem uma barra de outro veicular vai dar a medida exata que preciso sem ter cortar e tal e se for pra cortar já faço um que sai muito mais barato.
só não descobri ainda que material deve ser feita e se deve oca ou maciça.
quanto tiver essas medida eu te confirmo, ok
vamos conversando
ps. muito fera esse desenho no CAD gostaria de aprender a mexer nisso :-|
abs
Vermeio
a barra original serviu bem? achei que ela seria curta pra fazer isso
se eu fosse voce usava mesmos terminais em tudo,acho mais fácil quando precisar de alguma peça e tal
sem contar que peças de MB voce acha em qualquer lugar e alem de ser mais barato que os terminais original do troller.
abraços.
Valeu Jaime,
Comprei as barras de direção do MB608 pq tive o mesmo problema que vc, não encontrei nenhuma informação de qual é o material indicado para essa aplicação e qual é o tratamento térmico nas barras.
Vermeio,
Também pensei em utilizar a barra original do Troller (braço pitman -> Olhal), porém o tipo de rosca não bate com o terminal do MB608. Outro detalhe que não sei o que sei se é bom ou ruim (distancia entre o olhal e munhão).......o olhal original do Troller fica um pouco distante do munhão, vi várias aplicações que o olhal está bem próximo do munhão.
Abs
Quanto mais próximo da roda o esterçamento fica mais firme e preciso, se fosse possível montar diretamente no munhão seria perfeito (exemplo abaixo)
http://img.photobucket.com/albums/v6...J/d67f26de.jpg
mas como no munhão não tem espaço pra isso e não existe terminal duplo(com olhal no corpo) reforçado, a única solução é confeccionar o olhal e montá-lo mais próximo da extremidade na barra inferior.
[]'s
Spike
o duro que aqui uma barra completa com terminais custa mais de 500.00 e vou precisa de 2 já vai passar de 1000.00 e de qualquer forma tenho que levar no torno pra cortar fazer rosca e tal.
ai o torneiro falou que ele mesmo faz e fica bem mais barato,ele faz muito isso em tratores e caminhões só não tenho certeza se pode ser o mesmo sistema e materiais pro jipe.
todos dizem que o olhal deve estar o mais próximo possível do munhão direito
por isso achei que a barra original do troller não serve.
deve ficar curta.
abs
Elmer,
Tks pela explicação
Jaime,
$500 cada barra :shock: .....eu já achei mei salgado o valor que paguei aqui do MB608, aqui em SP eu paguei $270 já com os dois terminais longos....
Em relação a dúvida da posição do olhal, já ficou clara na imagem postada pelo Elmer.
Abs
Spike,
minhas barras foram feitas extamente como descrito pelo Elmer no inicio do topico, nas medidas postadas por ele.
munhao a munhao com o barra do 608 e incorporando um olhal aonde vai ate o pitman.
unica diferença que fiz foi usar o pivo original no pitman, nao recomendo!
um tempo depois de fazer isso tirei aquelas presilhas com parafuso (nao sei o nome correto) utilizadas para travar a rosca e coloquei tudo com contra porca. para quem esta fazendo agora recomendo fazer tudo de uma vez.
alterei porque duas vezes fiz geometria e deixaram esta presilhas torta pegando no amortecedor quando esterçava. a cagada foi minha de nao ter revisado o serviço mas preferi fazer a alteração.
abraço
Sim Spike.
Era quinhentos e poucos reais não dava diferença de preço quase do 608 ou do 1113..
Quase cai pra tras.por isso to pesquisando pra fazer ela sob medida no torno pra voce ter uma ideia uma barra de aço com aproximadamente 1mt custa uns 75 reais.
Ai tem o servico de torno que de qulquer forma vai ter que ser feito.
Abs