Poise, Felipe.
Esse do troller e arcaico a meu ver, ele não tem ponto de quebra ou sistema retrátil, apenas o eixo que acopla na luva elástica e tem uma folga de uns 2 cm apenas.
Ou estou enganado?
Versão Imprimível
Poise, Felipe.
Esse do troller e arcaico a meu ver, ele não tem ponto de quebra ou sistema retrátil, apenas o eixo que acopla na luva elástica e tem uma folga de uns 2 cm apenas.
Ou estou enganado?
Pois é Carolino esse projeto é o mesmo desde quando ele foi lançado, o que mudou depois foi a caixa de direção, mas somente em 2009 foi haver uma "atualização" do sistema. Essa folga na sua junta achei bem estranha, a minha aqui está bem judiada e não tem essa folga, eu tive uma folga na direção a um tempo atrás mas o problema foi na caixa de direção e só foi dar um aperto no parafuso de regularem e foi se a folga.
[QUOTE=Carolino;2222198]Maico, vc usa o que no seu? Tem fotos?? Obrigado
No meu é assim: foi cortada a barra na parte da junta elástica e soldado uma peça como essa da foto Anexo 486784
foto do troller. Anexo 486785
foto do willys( fiz o mesmo sistema, acho que fica mais facil de entender)Anexo 486786
Maico, muito obrigado, e exatamente o que eu pensei, so não tava tendo coragem de fazer, não alterou nada a direção do troller?
quando comprei o troller já estava assim. não sei lhe dizer como era a direção antes.
Na verdade a função da junta é absorver os movimentos da carroceria em relação à caixa de direção, que está presa ao chassis.
Se você remover a junta o sistema não vai ter meio de articular, daí se trocar ela por uma cruzeta você terá que instalar nessa nova barra um sistema telescópico como o da d20, pois senão voce poderá ter problemas de coluna de direção engripando, trincando a capa ou o painel, ou detonando o rolamento da caixa de direção.
Eu não faria gambiarras no sistema de direção...
Gambi nao rola mesmo, o que pensei foi tirar aquele eixo que vai na barra e na junta elástica, e um trem mais mal feito que ja vi, em caso de acidente grave, o volante vai direto no peito do motorista, o espaço de folga nesse eixo e mínimo, coisa de uns 3 cm apenas pra encolher, isso não serve de nada.
Ai pensei em colocar uma cruzeta soldada nesse pino, e retirar uns 5 cm de material que impedem esse eixo de se movimentar no caso de acidente.
Ai sim seria um servico decente e resolveria meu problema na junta elástica, pois a troller não fornece essa peca mais, ai so paralela, e não prestam.
Acho que entendi certo essa barra de direção e seu funcionamento, ou não?
Obrigado.
Carolino essa junta apesar de parecer uma porcaria ainda funciona bem, se quiser uma peça de qualidade você pode tentar numa autorizada Ford que é a mesma da F4000, a minha mesmo troquei a uns 2 anos atrás e lá encontrei só o disco de borracha, paguei na época R$90.00 e está até hoje tudo curtindo sem folga, caso esteja engajado a trocar o sistema, vai numa auto pecas e peça para dar uma olhada na barra da d20 e talvez até vale comprar ela é montar o sistema em cima dela.
Felipe, a Ford nao fornece essa peca mais, escutei do vendedor da Troller, ele me disse que e a mesma da F4000 mesmo, e ate ja tinha colocado uma, mais ficou pior que a minha.
Quanto a coluna da D20 eu vi uma na loja, mais se me lembro as cruzetas são de encaixe quadrado, ai teria que refazer o eixo do setor para tal.
Na terca vou em uma cidade vizinha que e maior, e vou no troller pra leva-lo a uma oficina d eu amigo que e especializado em direção.
Ai posto aqui o que deu.
Abs e obrigado pelas dicas.
Se vai estragar ou não eu ainda não sei, mas devido ao body-lift de 3" coloquei uma cruzeta no lugar dessa junta e até agora esta tudo bem, lembrando que originalmente o Troller tem uma cruzeta que liga a coluna de direção próximo a parede corta fogo e o meu esta com uma baita folga nessa cruzeta, to no aguardo pro mexanico trocar ela.
Pois é Mateus, provavelmente essa folga pode ter vindo pela falta desses dispositivo, principalmente pelo lift e os pneus 40, seria interessante você adotar o sistema telescópico na sua barra, iria dar maior durabilidade no sistema por inteiro, esse sistema telescópico funciona igual nos eixos cardam, onde a junta absorve e resolve a distância da caixa ao diferencial quando a suspensão trabalha. Daí essa junta funcionaria absorvendo o impacto que a carroceria causa sobre a barra ao movimentar em impactos em erosões.