Manter a barra panhard e a drag link paralelas é fundamental para evitar ocorrer bumpsteer.... Isso é matéria da primeira aula de geometria !!!! kkk
A inclinação delas pouco importa, desde que estejam paralelas....
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Manter a barra panhard e a drag link paralelas é fundamental para evitar ocorrer bumpsteer.... Isso é matéria da primeira aula de geometria !!!! kkk
A inclinação delas pouco importa, desde que estejam paralelas....
Ontem foi feita a segunda barra (drag link).
Ficou bom também. Estou ansioso para testar o resultado.
Anexando a foto de como ficaram as duas barras instaladas.
As buchas foram trocadas, mas elas não são originais (compradas na Gama), portanto o trabalho deverá ser refeito.
Outra coisa, como o novo sistema está deixando a direcao mais "justa", estou percebendo outros problemas...... Quando acelero, o carro tende a puxar para a direita, quando desacelera, para a esquerda, e isto é sintoma de buchas dos braços tensores sem efeito, portanto já pedi um kit completo de buchas em PU para resolver este problema.
Bom, acrescento mais um item na listagem de aprendizado acima:
1) verificar folga nos terminais de direção;
2) verificar folga das buchas das barras panhard.
3) verificar folga das buchas dos braços tensores (que podem alterar a direção do veiculo nas acelerações).
Infelizmente não pude testar o carro durante o dia. Tive que testar a noite mesmo.
O carro ainda não foi alinhado, mesmo assim senti uma boa melhora na direção. Não senti mais a trepidação característica em velocidades mais altas.
Gostei do alinhamento das barras e acredito que talvez eu tenha que usar um amortecedor de direção um pouco maior, pois a impressão que tive é que a direção está firme, contudo achei a direção mais leve, talvez seja apenas bobagem pelo tempo que passei sem dirigí-lo.
Desculpas pelas fotos ruins, mas foram feitas pelo celular e noite não ajudou.
Francisco, tb senti a direção mais leve, com certeza terei que instalar mais um amortecedor de direção.
As buchas dos braços tensores foram trocadas e senti o carro bem mais "justo", porém com shimming em alta velocidade e ainda com um pouco de instabilidade. Foi aí que parei em um posto de gasolina e calibrei os pneus.....encontrei diferenças grandes, desde 14 libras até 24 libras nos pneus. Calibrei todos com 28 libras e o carro melhorou muito.
agora só preciso verificar a solução para o shimming, o porque da direção ainda continuar puxando um pouco para a direita nas acelerações, além de instalar mais um amortecedor de direção.
fica a dica na lista de aprendizado para corrigir a instabilidade direcional:
1) verificar folga nos terminais de direção;
2) verificar folga das buchas das barras panhard (2 dianteiras e 2 traseiras, mexa o volante e perceba se a frente do carro mexe e os pneus não mexem)
3) verificar folga das buchas dos braços tensores (2 em cada braço, totalizando 8, que podem alterar a direção do veiculo nas acelerações);
4) corrigir a pressão de ar dos pneus;
5) verifique se o amortecedor de direção está em bom estado.
FGarcia, no meu caso não senti esse shimming, pelo menos ainda não. Fora a barra de direção, eu troquei todos os pivôs e as buchas dos links dianteiros, que estavam ruins. As buchas da panhard estão boas.
Vc notou se seu eixo tem algum empeno na carcaça? Infelizmente diferencial dianteiro de Troller empena com facilidade. O meu mesmo estava com um forte empeno que fazia com que a cambagem ficasse fora de um lado e isso fazia o carro dar uma puxada. Aproveitei todas estas mudanças e corrigi este empeno também.
No seu caso, o seu carro está pegando alinhamento normal? A cambagem está ok?
Francisco, já fiz vários..... digo muitos alinhamentos mesmo...... inclusive na Konigame da Praça da Árvore em São Paulo (que não gostei nada do serviço), aliás, a maioria dos alinhamentos foi em lojas de pneus que possuem funcionários que só seguem o que a máquina diz e não entendem NADA de alinhamento (o turnover neste segmento e' alto). Amanhã vou levar na Record do Jabaquara, especialista há anos em alinhamento técnico e vamos ver se me dão uma esperança........gosto muito da vtr, então se tiver que desempenar eixo, trocar pecas, etc eu faço. Dependendo do laudo, To pensando inclusive em começar do zero ! voltar tudo e começar de novo.....munhao e braços originais, sem calços, pneus, etc...... Troquei as buchas da panhard (corrigi a cgd das buchas da Gama) e braços estensores na Garage 4x4 e para vc ter uma idéia eles disseram que como o carro está com relação a dirigibilidade, qualquer hora eu me mato........acelero e puxa pra direita, aí corrijo pra esquerda, aí freio forte e da uma saída de lado, corrijo, aí passo em ondulações e preciso ficar corrigindo a trajetória, parece sambista na passarela.....kkkkkkkk....a missão é encontrar o problema e corrigir, enquanto isso vou preenchendo a lista de coisas que devem ser feitas para corrigir a instabilidade......
Boa Noite Fgarcia, li bastante sobre a assunto aqui no forum e pelo que entendi o problema de seu carro esta na falta de paralelismo entre a barra de direcao e panhard. Sugiro que corrija o angulo de sua panhard de forma que fique paralela a panhard e tera o problema resolvido.
FGarcia, sabado fiz uma trilha leve, peguei estrada e devo ter rodado uns 200km ou mais. Cheguei a 120km/h e não senti aquela instabilidade característica do carro. Se eu falar que o carro virou um Honda Fit, estarei mentindo, mas posso falar com toda sinceridade que o carro melhorou bastante.
Nessas mexidas que dei no carro descobri que havia uma folga nas estrias do volante de direção, segundo o meca era desgaste natural, pois meu carro é um 2005. A folga foi corrigida e mesmo com folga senti que o carro tava bom. Sugiro verificar as folgas do volante e da barra que liga o volante até a caixa de direção. Seu carro é um 2010 e fico de boca de aberta com tudo o que relatou na mensagem acima.
Desejo boa sorte nesta jornada e peço que não desista.
Abraços.
Garcia
Quando peguei meu 2005 ha dois anos, parecia um caranguejo na estrada, dificil de segurar na pista, fiz alinhamento tecnico na Monobloco, que fica na Elizeu de Almeida, e voltou ZERADO, muito bom, essa instabilidade direcional que todo mundo reclama nem passa por aqui... saiu parecendo carro de passeio, achei muito bom! Meu 2005 tinha 60.000 km quando fiz e hoje com 78000 km esta ótimo ainda, não tenho do que reclamar. Só achava a direção meio mole, mas troquei o amortecedor pelo da F250 e ficou ótimo tb.
Me parece que existem 2 tipos dependendo do ano da F-250 um é curto, o outro é mais logo ideal para o Troller, eu comprei o mais curto e tive que fazer uma adaptador, mas o mais longo é praticamente plug and play..
http://www.4x4brasil.com.br/forum/tr...troller-4.html