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  • #1
    Usuário Avatar de Francisco Maciel
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    Citação Postado originalmente por jaime_sandim Ver Post
    Só uma observação.

    Quanto mais próximo do munhão estiver o terminal que vem da drag link melhor...
    por isso o ideal seria um high steer igual foi postado uns dias atras.

    Sugestão.

    Eu tentaria ver se é possível encurtar esse espaço entre o terminal do munhão e o olhal...

    Boa sorte na empreitada
    Abs
    Bom dia Jaime.
    Pensei muito nisso que você comentou. Na época pensei em usar os terminais do MB 608, mas seria uma mão de obra complicada pra mim fazer da mesma forma que o Elmer fez.
    Nessa foto, dá pra ver que não ficou exageradamente longe do munhão. Acho que vai ficar melhor que o original. hehehe...
    Então achei esse terminal, que me permite usar na mesma distância que seria a adaptação do MB 608.
    E se aproximasse mais do munhão, eu teria que mudar a posição do amortecedor de direção, e eu procurei fazer uma adaptação com o mínimo de intervenção no sistema original.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Instabilidade Direcional no T4-imagem1.jpg  
    4X4 Brasil
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  • #2
    Usuário Avatar de jaime_sandim
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    Bom dia,

    Entendi...
    Isso que citei seria a situação ideal digamos assim (eu tbm não fiz do modo que te falei na época).
    Voce esta certo, com certeza vai ficar muito melhor que o original FATO.

    Ps. Gostei das barras,parece ser um material robusto.
    Vai fundo que vai ficar legal.

    abraco.
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  • #3
    Usuário Avatar de Renato Fraga
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    Manter a barra panhard e a drag link paralelas é fundamental para evitar ocorrer bumpsteer.... Isso é matéria da primeira aula de geometria !!!! kkk

    A inclinação delas pouco importa, desde que estejam paralelas....

  • #4
    Usuário Avatar de Francisco Maciel
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    Ontem foi feita a segunda barra (drag link).
    Ficou bom também. Estou ansioso para testar o resultado.
    Anexando a foto de como ficaram as duas barras instaladas.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Instabilidade Direcional no T4-img_20150316_162419534.jpg   Instabilidade Direcional no T4-img_20150316_162456946.jpg   Instabilidade Direcional no T4-img_20150316_163143380.jpg  
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  • #5
    Usuário Avatar de Francisco Maciel
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    Infelizmente não pude testar o carro durante o dia. Tive que testar a noite mesmo.
    O carro ainda não foi alinhado, mesmo assim senti uma boa melhora na direção. Não senti mais a trepidação característica em velocidades mais altas.
    Gostei do alinhamento das barras e acredito que talvez eu tenha que usar um amortecedor de direção um pouco maior, pois a impressão que tive é que a direção está firme, contudo achei a direção mais leve, talvez seja apenas bobagem pelo tempo que passei sem dirigí-lo.
    Desculpas pelas fotos ruins, mas foram feitas pelo celular e noite não ajudou.


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  • #6
    Usuário Avatar de FGarcia
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    Francisco, tb senti a direção mais leve, com certeza terei que instalar mais um amortecedor de direção.
    As buchas dos braços tensores foram trocadas e senti o carro bem mais "justo", porém com shimming em alta velocidade e ainda com um pouco de instabilidade. Foi aí que parei em um posto de gasolina e calibrei os pneus.....encontrei diferenças grandes, desde 14 libras até 24 libras nos pneus. Calibrei todos com 28 libras e o carro melhorou muito.
    agora só preciso verificar a solução para o shimming, o porque da direção ainda continuar puxando um pouco para a direita nas acelerações, além de instalar mais um amortecedor de direção.
    fica a dica na lista de aprendizado para corrigir a instabilidade direcional:

    1) verificar folga nos terminais de direção;
    2) verificar folga das buchas das barras panhard (2 dianteiras e 2 traseiras, mexa o volante e perceba se a frente do carro mexe e os pneus não mexem)
    3) verificar folga das buchas dos braços tensores (2 em cada braço, totalizando 8, que podem alterar a direção do veiculo nas acelerações);
    4) corrigir a pressão de ar dos pneus;
    5) verifique se o amortecedor de direção está em bom estado.
    T4 2010 - Bilstein 11' - RK 1.5' 2.5' - 35' BFG - Thule - Stradale - Zeon 10 - Hella - PC Off - E-locker - SFI 240

  • #7
    Usuário Avatar de Francisco Maciel
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    Citação Postado originalmente por FGarcia Ver Post
    Francisco, tb senti a direção mais leve, com certeza terei que instalar mais um amortecedor de direção.
    As buchas dos braços tensores foram trocadas e senti o carro bem mais "justo", porém com shimming em alta velocidade e ainda com um pouco de instabilidade. Foi aí que parei em um posto de gasolina e calibrei os pneus.....encontrei diferenças grandes, desde 14 libras até 24 libras nos pneus. Calibrei todos com 28 libras e o carro melhorou muito.
    agora só preciso verificar a solução para o shimming, o porque da direção ainda continuar puxando um pouco para a direita nas acelerações, além de instalar mais um amortecedor de direção.
    fica a dica na lista de aprendizado para corrigir a instabilidade direcional:

    1) verificar folga nos terminais de direção;
    2) verificar folga das buchas das barras panhard (2 dianteiras e 2 traseiras, mexa o volante e perceba se a frente do carro mexe e os pneus não mexem)
    3) verificar folga das buchas dos braços tensores (2 em cada braço, totalizando 8, que podem alterar a direção do veiculo nas acelerações);
    4) corrigir a pressão de ar dos pneus;
    5) verifique se o amortecedor de direção está em bom estado.
    FGarcia, no meu caso não senti esse shimming, pelo menos ainda não. Fora a barra de direção, eu troquei todos os pivôs e as buchas dos links dianteiros, que estavam ruins. As buchas da panhard estão boas.
    Vc notou se seu eixo tem algum empeno na carcaça? Infelizmente diferencial dianteiro de Troller empena com facilidade. O meu mesmo estava com um forte empeno que fazia com que a cambagem ficasse fora de um lado e isso fazia o carro dar uma puxada. Aproveitei todas estas mudanças e corrigi este empeno também.
    No seu caso, o seu carro está pegando alinhamento normal? A cambagem está ok?
    Troller 2005 - Bodó do MAO
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  • #8
    Usuário Avatar de FGarcia
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    Francisco, já fiz vários..... digo muitos alinhamentos mesmo...... inclusive na Konigame da Praça da Árvore em São Paulo (que não gostei nada do serviço), aliás, a maioria dos alinhamentos foi em lojas de pneus que possuem funcionários que só seguem o que a máquina diz e não entendem NADA de alinhamento (o turnover neste segmento e' alto). Amanhã vou levar na Record do Jabaquara, especialista há anos em alinhamento técnico e vamos ver se me dão uma esperança........gosto muito da vtr, então se tiver que desempenar eixo, trocar pecas, etc eu faço. Dependendo do laudo, To pensando inclusive em começar do zero ! voltar tudo e começar de novo.....munhao e braços originais, sem calços, pneus, etc...... Troquei as buchas da panhard (corrigi a cgd das buchas da Gama) e braços estensores na Garage 4x4 e para vc ter uma idéia eles disseram que como o carro está com relação a dirigibilidade, qualquer hora eu me mato........acelero e puxa pra direita, aí corrijo pra esquerda, aí freio forte e da uma saída de lado, corrijo, aí passo em ondulações e preciso ficar corrigindo a trajetória, parece sambista na passarela.....kkkkkkkk....a missão é encontrar o problema e corrigir, enquanto isso vou preenchendo a lista de coisas que devem ser feitas para corrigir a instabilidade......
    T4 2010 - Bilstein 11' - RK 1.5' 2.5' - 35' BFG - Thule - Stradale - Zeon 10 - Hella - PC Off - E-locker - SFI 240

  • #9
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    Citação Postado originalmente por FGarcia Ver Post
    Francisco, já fiz vários..... digo muitos alinhamentos mesmo...... inclusive na Konigame da Praça da Árvore em São Paulo (que não gostei nada do serviço), aliás, a maioria dos alinhamentos foi em lojas de pneus que possuem funcionários que só seguem o que a máquina diz e não entendem NADA de alinhamento (o turnover neste segmento e' alto). Amanhã vou levar na Record do Jabaquara, especialista há anos em alinhamento técnico e vamos ver se me dão uma esperança........gosto muito da vtr, então se tiver que desempenar eixo, trocar pecas, etc eu faço. Dependendo do laudo, To pensando inclusive em começar do zero ! voltar tudo e começar de novo.....munhao e braços originais, sem calços, pneus, etc...... Troquei as buchas da panhard (corrigi a cgd das buchas da Gama) e braços estensores na Garage 4x4 e para vc ter uma idéia eles disseram que como o carro está com relação a dirigibilidade, qualquer hora eu me mato........acelero e puxa pra direita, aí corrijo pra esquerda, aí freio forte e da uma saída de lado, corrijo, aí passo em ondulações e preciso ficar corrigindo a trajetória, parece sambista na passarela.....kkkkkkkk....a missão é encontrar o problema e corrigir, enquanto isso vou preenchendo a lista de coisas que devem ser feitas para corrigir a instabilidade......
    FGarcia, sabado fiz uma trilha leve, peguei estrada e devo ter rodado uns 200km ou mais. Cheguei a 120km/h e não senti aquela instabilidade característica do carro. Se eu falar que o carro virou um Honda Fit, estarei mentindo, mas posso falar com toda sinceridade que o carro melhorou bastante.
    Nessas mexidas que dei no carro descobri que havia uma folga nas estrias do volante de direção, segundo o meca era desgaste natural, pois meu carro é um 2005. A folga foi corrigida e mesmo com folga senti que o carro tava bom. Sugiro verificar as folgas do volante e da barra que liga o volante até a caixa de direção. Seu carro é um 2010 e fico de boca de aberta com tudo o que relatou na mensagem acima.
    Desejo boa sorte nesta jornada e peço que não desista.

    Abraços.
    Troller 2005 - Bodó do MAO
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  • #10
    Usuário Avatar de Fabio_Roberto
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    Francisco, já fiz vários..... digo muitos alinhamentos mesmo...... inclusive na Konigame da Praça da Árvore em São Paulo (que não gostei nada do serviço), aliás, a maioria dos alinhamentos foi em lojas de pneus que possuem funcionários que só seguem o que a máquina diz e não entendem NADA de alinhamento (o turnover neste segmento e' alto). Amanhã vou levar na Record do Jabaquara, especialista há anos em alinhamento técnico e vamos ver se me dão uma esperança........gosto muito da vtr, então se tiver que desempenar eixo, trocar pecas, etc eu faço. Dependendo do laudo, To pensando inclusive em começar do zero ! voltar tudo e começar de novo.....munhao e braços originais, sem calços, pneus, etc...... Troquei as buchas da panhard (corrigi a cgd das buchas da Gama) e braços estensores na Garage 4x4 e para vc ter uma idéia eles disseram que como o carro está com relação a dirigibilidade, qualquer hora eu me mato........acelero e puxa pra direita, aí corrijo pra esquerda, aí freio forte e da uma saída de lado, corrijo, aí passo em ondulações e preciso ficar corrigindo a trajetória, parece sambista na passarela.....kkkkkkkk....a missão é encontrar o problema e corrigir, enquanto isso vou preenchendo a lista de coisas que devem ser feitas para corrigir a instabilidade......
    Garcia

    Quando peguei meu 2005 ha dois anos, parecia um caranguejo na estrada, dificil de segurar na pista, fiz alinhamento tecnico na Monobloco, que fica na Elizeu de Almeida, e voltou ZERADO, muito bom, essa instabilidade direcional que todo mundo reclama nem passa por aqui... saiu parecendo carro de passeio, achei muito bom! Meu 2005 tinha 60.000 km quando fiz e hoje com 78000 km esta ótimo ainda, não tenho do que reclamar. Só achava a direção meio mole, mas troquei o amortecedor pelo da F250 e ficou ótimo tb.
    Fabio Roberto -www.T4Clube.com.- O Clube do Seu do Troller!
    Troller 05 Lift 30MM Truetrac Locker
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  • #11
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    Citação Postado originalmente por Fabio_Roberto Ver Post
    Garcia

    Quando peguei meu 2005 ha dois anos, parecia um caranguejo na estrada, dificil de segurar na pista, fiz alinhamento tecnico na Monobloco, que fica na Elizeu de Almeida, e voltou ZERADO, muito bom, essa instabilidade direcional que todo mundo reclama nem passa por aqui... saiu parecendo carro de passeio, achei muito bom! Meu 2005 tinha 60.000 km quando fiz e hoje com 78000 km esta ótimo ainda, não tenho do que reclamar. Só achava a direção meio mole, mas troquei o amortecedor pelo da F250 e ficou ótimo tb.
    Fábio,

    Que adaptação é necessária para utilizar o amortecedor de direção da F 250?

    Obrigado.

  • #12
    Usuário Avatar de Evandro Cheroka
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    Boa Noite Fgarcia, li bastante sobre a assunto aqui no forum e pelo que entendi o problema de seu carro esta na falta de paralelismo entre a barra de direcao e panhard. Sugiro que corrija o angulo de sua panhard de forma que fique paralela a panhard e tera o problema resolvido.

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