O testo é longo, mas acho que vale a pena!!!!!
Citação:
Postado originalmente por
Christian
Mas veja só o sistema original do Troller é igual ao Wrangler TJ ja o JK ñ sei como é....
Christian
Amigos, faz muito tempo que acompanho esse e até hoje não tive assunto nem mesmo experiência para postar.
Ocorreu que recentemente, numa longa conversa com uma amigo muito entendido de mecânica, engenheiro automotivo e Jeepeiro, tocamos exatamente nesse assunto aqui discutido.
O problema realmente é nítido e evidente nos Trollers desde a sua primeira geração até o atual, e o motivo é exatamente a geometria do sistema de direção.
Muita gente fala que o cáster muito positivo calibrado no Troller é um dos fatores negativos, mas quem fala isso não sabe que quanto mais positivo o cáster maior a tendência do carro permanescer em linha reta. O próprio peso do veículo mantém as rodas apontadas para frente e na verdade se a barra de direção for removida veremos que as rodas viram para fora individualmente. Por isso que numa curva a tendência do volante é de voltar ao centro, principalmente porque as rodas de fora da curva é que recebem mais peso e por isso tendem a virar no sentido contrário até que tudo se neutralize. O inconveniente de um cáster muito negativo simplesmente é o de deixar o volante muito pesado e sacrificar todas as articulações.
Voltando ao assunto, esse sistema de direção, é idêntico ao utilizado no Wrangler, Cherokee, Grand Cherokee entre outros e inclusive parece que o Troller simplesmente os herdou por conta de originalmente utilizar os mesmos eixos dos veículos citados em suas primeiras unidades. Certamente não foi devidamente projetado para o veículo, ao menos alguns critérios importantes não foram observados e as adaptações necessárias não foram realizadas.
A diferença é que no Troller a barra de direção praticamente fica reta, sem formar muito ângulo entre seus dois segmentos, ao contrário do que ocorre em Wrangler, Cherokee e grand Cherokee onde as barras formam originalmente um ângulo mais evidente. Porque não vemos os mesmos relatos de instabilidade nesses veículos????
Pois bem, a explicação é que praticamente toda suspensão dianteira de qualquer veículo tem que ter uma interação perfeita com o sistema de direção. Durante as oscilações maiores é desejável por veses que as rodas sofram uma certa divergência ou convergência (depende do carro) afim de manter a estabilidade direcional do veículo. Ao que concluímos, de acordo com a configuração do veículo, deve ocorrer que as rodas devem descrever uma transição linear entre convergência e divergência durante o sobe e desce da suspensão onde as rodas permanescem alinhadas com a suspensão em posição neutra.
Pensando assim, numa Cherokee por exemplo, sempre que a suspensão dianteira afundar haverá a tendência das rodas se divergirem, e é lógico que nessa hora o peso sobre os pneus aumenta. O que ocorre é que se o carro pender para um dos lados, haverá a tendência do pneu puxar o carro para o lado contário, o que acaba neutralizando qualquer oscilação. Entretanto, quando a suspensão se abre, e o peso sobre os pneus diminui, ocorre uma ligeira convergência das rodas e isso faz com que a suspensão fique "grudada" no chão. De modo geral, direção divergente deixa o carro mais "sentado" e a frente menos arisca, quem já andou de Kart sabe um pouco disso. Porém se as rodas estiverem convergentes, a frente tende a "sair de baixo" do carro fazendo a dianteira oscilar deixando a direção muito arisca.
Voltando para o Troller, como as 2 barras ficam praticamente paralelas, qualquer movimento de sobe ou desce da suspensão facilita que as rodas sofram apenas convergência em âmbas cituações. A suspensão neutra, rodas alinhadas. Suspensão aberta ou fechada, convergência. Na Cherokee, suspensão neutra, rodas alinhadas, aberta, convergente e fechada divergente.
O curioso é que ao fazer um lift de suspensão no Troller, simplesmente calçando as molas, esse efeito da geometria da suspensão deveria ser atenuado, mas ocorre que nessa alteração o cáster perde angulação e o efeito da instabilidade continua presente. Nas Cherokees que possuem 4 link na dianteira, isso não ocorre.
Contudo, finalizando esse longo discurso, fazer o sistema de direção com Track BAr e Drag Link, tal como sugerido lá no início resolve o problema apesar de ser um sistema mais rudimentar.
Eu utilizo eixos de Troller diesel 2001 adaptados em minha Dakota e não consegui manter o sistema de barras de direção original do eixo devido à grande diferença de ângulo entre a barra de direção e a Panhard instalada o que provocaria Bumpsteer. Nessas, fiz um High Steer soldando uma peça ao munhão para fazer a ligação da drag link. Por mais que falem que esse procedimento é arriscado, isso já está em uso a 3 anos e nunca apresentou nenhum sinal de problemas, fadiga, ruptura ou qualquer outra evidência que contra-indique tal solução. O cuidado básico foi soldar com MIG e deixar a peça esfriar lentamente sem nenhum resfriamento.
Utilizar um terminal com olhal parece ser a forma mais fácil de corrigir o problema no Troller, ou soldar bem rente à Track Bar um olhal para o terminal da Drag Link a exemplo do que foi feito no Samurai Preto Véio.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...0&d=1193690246
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...1&d=1193690259
Mas pode ser necessário um projeto melhor pois dessa forma que foi configurada a barra, fica um pouco difícil os ajustes.
Abraços a todos e parabéns para quem conseguiu ler até o fim, hehehehehe!!!!!!!!!!