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  • #1
    Usuário Avatar de Alemao_Am
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    Pessoal dois pequenos comentários.

    01 quanto maior o ombro do pneu, maior a instabilidade.
    02 quanto maior a altura do centro de gravidade, maior a instabilidade.

    Fazer o Troller andar em linha reta sem balançar, ou entrar em uma curva sem ter aquela sensação de BARCO.
    Só se optar por abaixar o TUMOVE e colocar pneus com perfil baixo.
    Bom eu não sou nem um expert, mas entendo desta forma.

    Abc a todos.
    Trabalhar é o unico modo de vencer.

  • #2
    Usuário Avatar de Renato Fraga
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    Perfeito, agora dê uma volta com um Wrangler, ou uma Cherokee Sport e sinta a diferença em relação ao Troller

    Abraços

  • #3
    Usuário Avatar de Alemao_Am
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    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Perfeito, agora dê uma volta com um Wrangler, ou uma Cherokee Sport e sinta a diferença em relação ao Troller

    Abraços
    Tenho que concordar!!!
    Trabalhar é o unico modo de vencer.

  • #4
    Usuário Avatar de jaime_sandim
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    ok Renato,

    a prosa esta do jeito que eu queria, vamos la então

    voce acha que mexer na altura da panhard e do pitman é besteira né.(já tinha lido sobre isso mesmo mas foi sugestão do mecânico)
    posso deixar ela inclinada sem problemas.

    uma pergunta já que não sou especialista. se fizer uma regulagem na panhard, oque e porque vai melhorar a dirigibilidade?

    sobre as regulagens no link eu estou pensando nisso mesmo ate perguntei no teu tópico da deep purple,mas se pode responder aqui mesmo sem problemas.
    pode dar maiores detalhes dessa regulagem? como faze-la?
    preciso fazer nos 2 eixos?

    sobre as pecas de trator não sabia disso não...
    vou dar mais uma investigada,qualquer coisa parto pro terminais do 608 ou coisa parecida.

    abraços.
    '' Flecha de prata''Troller 2010 chip /Colossus Max 37''R17 /molas 3'' /bilstein shock's /elocker /acessórios power off-road
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  • #5
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    penso o mesmo que voce Policarpo.

    mas enquanto eles não se interessam temos que nos virar nois mesmo e resolver oque ele deviam resolver.

    agora o cara achar normal a falta de controle é porque provavelmente não andou em outros jipes
    tenho um willys com caixa de santana e sistemas de barras igual feito aqui nesse topico,com pneus 33'' e é muito melhor de guiar que o troller
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  • #6
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    Amigos, amortecedor de direção é para corrigir problemas. O ideal é que nem precisasse deles. Meu carro não tem amortecedor de direção e não apresenta problema algum em termos de dirigibilidade.

    Jaime, referente à regulagem da panhard, é simplesmente para colocar o eixo em baixo do carro novamente depois do lift. Lembre que com a elevação da suspensão, o eixo corre um pouco para a esquerda.

    Essa regulagem, tanto no link quanto da panhard, é simples de ser feita. Qualquer torneiro mecânico pode fazer.

    Basta cortar a barra e em cada extremidade de onde foi feito o corte, tornear rosca esquerda e direita. Em seguida, um tubo de parede grossa deve receber as mesmas roscas esquerda e direita no seu interior. BAsta agora colocar contraporcas e você tem a tão desejada regulagem.

    Para o eixo, é necessário sim fazer a regulagem nos links de ambos os lados.

    Abraços a todos

  • #7
    Usuário Avatar de jaime_sandim
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    Renato desculpa a enxurrada de pergunta mas é que não expert no assunto e preciso entender bem pra explicar pro mecânico.

    a regulagem na panhard vou precisar fazer nas duas extremidades(chassi e eixo)? ou somente uma(qual delas)?
    uma pergunta meio idiota eu fazendo essa regulagem como vou saber regular? digo quanto mm e tal?


    outra coisa a regulagem nos link's da suspensão e indicado fazer em todos ? do eixo dianteiro e traseiro?
    essa regulagem igual a sua é feita somente no link de ''baixo'' o de ''cima'' fica do mesmo modo ,correto?
    mesma pergunta da regulagem da panhard,como vou saber quantos mm devo mexer?


    abraços e obrigado por me ensinar essas coisa
    já virou meu idolo
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  • #8
    Usuário Avatar de Renato Fraga
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    HAhahah, ídolo é foda, hahahaaha

    MAs obrigado pelas considerações..

    Vou responder pra você diante de cada pergunta:

    Citação Postado originalmente por jaime_sandim Ver Post
    a regulagem na panhard vou precisar fazer nas duas extremidades(chassi e eixo)? ou somente uma(qual delas)?
    Apenas em uma delas, preferencialmente na extremidade que se prende ao eixo que na dianteira ao menos tem uma porção reta maior. Na traseira, o mesmo se vale, apesar da curvatura que ela apresenta estar no meio. Nessa extremidade, fica mais fácil mexer com ela quando necessário.
    uma pergunta meio idiota eu fazendo essa regulagem como vou saber regular? digo quanto mm e tal?
    No caso da panhard, vai ser meio que no olhometro, mas você pode pegar como referência alguns pontos do eixo tal como pivô do munhão, e medir a distância dele em relação à longarina por exemplo. Só não se esqueça da fazer isso com o carro apoiado sob o seu peso. O legal é tomar medidas cruzadas, por exemplo, medir do pivô do munhão do lado direito até a longarina do lado esquerdo. Quando as duas medidas se coincidirem, você achou o ajuste.

    outra coisa a regulagem nos link's da suspensão e indicado fazer em todos ? do eixo dianteiro e traseiro?
    Não necessariamente, no eixo dianteiro se faz necessário para corrigir o cáster. No eixo traseiro, para corrigir a angulação do pinhão. Depois que elevou a suspensão, nota alguma vibração proveniente do cardã???

    essa regulagem igual a sua é feita somente no link de ''baixo'' o de ''cima'' fica do mesmo modo ,correto?
    Perfeito, isso mesmo, só em um dos links...

    mesma pergunta da regulagem da panhard,como vou saber quantos mm devo mexer?
    Acho que já respondi, mas acredito que ali em cima você perguntava sobre a regulagem do link do eixo....

    Respondendo agora, a regulagem do link deve ser feita de preferência com o carro na máquina de alinhamento e geometria da direção. Lá o operador vai poder ver a graduação do cáster, e fazer a correção conforme o necessário.
    Só é preciso tomar cuidado em fazer a regulagem idêntica em ambos os lados. Devido a bucha ser muito maleável, pode admitir uma certa descompensação, mas que vai obrigar a bucha a trabalhar forçada limitando os movimentos da suspensão e danificando o componente.

  • #9
    Usuário Avatar de jaime_sandim
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    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    HAhahah, ídolo é foda, hahahaaha

    MAs obrigado pelas considerações..

    Vou responder pra você diante de cada pergunta:
    eu que agradeço as dicas... aprendi mais sobre suspensão e direção aqui nesse tópico e no do Zeca(taxi) que em toda minha vida


    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Apenas em uma delas, preferencialmente na extremidade que se prende ao eixo que na dianteira ao menos tem uma porção reta maior. Na traseira, o mesmo se vale, apesar da curvatura que ela apresenta estar no meio. Nessa extremidade, fica mais fácil mexer com ela quando necessário.
    entendi, vou providenciar isso

    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    No caso da panhard, vai ser meio que no olhometro, mas você pode pegar como referência alguns pontos do eixo tal como pivô do munhão, e medir a distância dele em relação à longarina por exemplo. Só não se esqueça da fazer isso com o carro apoiado sob o seu peso. O legal é tomar medidas cruzadas, por exemplo, medir do pivô do munhão do lado direito até a longarina do lado esquerdo. Quando as duas medidas se coincidirem, você achou o ajuste.
    perfeito isso esta entendido tambem,acredito que vai ser coisa de mm pra atingir o ponto exato,correto?


    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Não necessariamente, no eixo dianteiro se faz necessário para corrigir o cáster. No eixo traseiro, para corrigir a angulação do pinhão. Depois que elevou a suspensão, nota alguma vibração proveniente do cardã???
    acho que vou fazer o serviço primeiramente no eixo dianteiro por causa do cáster,no traseiro apesar de ter rodado pouco não percebi vibração no cardã.
    acredito que a junta CV do cardã ajuda,certo?

    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Perfeito, isso mesmo, só em um dos links...


    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Acho que já respondi, mas acredito que ali em cima você perguntava sobre a regulagem do link do eixo....

    Respondendo agora, a regulagem do link deve ser feita de preferência com o carro na máquina de alinhamento e geometria da direção. Lá o operador vai poder ver a graduação do cáster, e fazer a correção conforme o necessário.
    Só é preciso tomar cuidado em fazer a regulagem idêntica em ambos os lados. Devido a bucha ser muito maleável, pode admitir uma certa descompensação, mas que vai obrigar a bucha a trabalhar forçada limitando os movimentos da suspensão e danificando o componente.
    voce por acaso tem anotado as medidas do cáster do troller? quantos grau seria desejado?

    seguindo teu conselho desiste dos terminais de trator ,descobri que o terminal do mb1113 tem a mesma medido que o do valmet que eu ia usar(e o colega JapaTroller esta usando e serviu).

    vou pedir pra meu torneiro fabricar as barras pra mim, que material ela deve ser?
    tem que ser aço ou pode ser ferro mesmo?
    oco ou maciço?
    posso fazer o olhal dessa forma? soldando uma peca o mais próximo do terminal?





    []'s esperançosos com a solução dos problemas.
    '' Flecha de prata''Troller 2010 chip /Colossus Max 37''R17 /molas 3'' /bilstein shock's /elocker /acessórios power off-road
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  • #10
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    uso de 608 faz tempo e nunca mais tive problemas de folga.
    amortecedor de direção pode ser usado o da f250 que da certinho no lugar
    abraço
    T4 2.8 K16 37´ 200% Lona
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  • #11
    Usuário Avatar de Vermeio
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    No meu caso usei a propria barra original para fazer o drag link e mantive o pivô original no pitman que e mais reforçados que os dos munhoes (pelo menos no meu era maior, aaacho que era original). Mas na próxima mudança vou colocar o do 608 pois apesar do pivo ser menor tem "pino" mais grosso e mais fácil reposição.
    Abs
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  • #12
    Usuário Avatar de jaime_sandim
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    Citação Postado originalmente por Vermeio Ver Post
    No meu caso usei a propria barra original para fazer o drag link e mantive o pivô original no pitman que e mais reforçados que os dos munhoes (pelo menos no meu era maior, aaacho que era original). Mas na próxima mudança vou colocar o do 608 pois apesar do pivo ser menor tem "pino" mais grosso e mais fácil reposição.
    Abs
    Vermeio

    a barra original serviu bem? achei que ela seria curta pra fazer isso
    se eu fosse voce usava mesmos terminais em tudo,acho mais fácil quando precisar de alguma peça e tal
    sem contar que peças de MB voce acha em qualquer lugar e alem de ser mais barato que os terminais original do troller.

    abraços.
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