Postado originalmente por
Renato Fraga
Na minha opinião, elevando sua suspensão você vai melhorar a questão da instabilidade pelo fato de obrigar a drag link trabalhar inclinada. O que ocorre é que nessa hora, o cáster é neutralizado devido o movimento pendular dos braços radiais.
Porque ao invés de mexer com a panhard, não ajusta os links para compensar o cáster??? Vai ter muito mais ganho.
O que pode fazer na panhard é colocar uma regulagem nela para compensar o deslocamento lateral do eixo provocado pelo lift.
Minha teoria é que pelo fato da drag link + tie rod estarem unidas e trabalhando praticamente na horizontal, com os bumps da suspensão, as rodas sofrem convergência.
Em qualquer carro, quando a suspensão se abre, as rodas se convergem, mas quando ela se fecha, as rodas se divergem. No Troller isso não acontece, e eu entendo que é por esse motivo que a frente está sempre querendo sair debaixo do carro.
Se elevamos a suspensão, obrigamos as rodas a convergirem e divergirem conforme acabei de descrever, mas o que acontece agora é o cáster neutro que também deixa a frente sem saber para onde tem que ir, variando conforme a irregularidade do terreno.
Alongar braço pitman é besteira, força demais o eixo do setor, a longarina,etc etc etc.
Fazer o arranjo de separar a drag link da tie rod é bem vindo, e não afeta o paralelismo da panhard com a drag link.
Finalizando, um GRANDE CONSELHO:
NUNCA USE PEÇAS DE TRATOR NO SISTEMA DE DIREÇÃO. Trator é fora de estrada, nem pode andar em vias públicas, e atinge velocidade muito baixa. Tais peças podem ser resistentes, mas não muito precisas.
Logo que montei meu carro, coloquei uns terminais do trator CBT, parrudos, aparentemente resistentes, mas em 3 meses apresentavam enormes folgas. Troquei todos, e logo mais 3 meses, o mesmo problema. Liguei no fabricante reclamando e quando eu disse para o consultor onde estava usando os terminais, levei um baita puxão de orelha.
-ESSE TIPO DE PEÇA JAMAIS PODE EQUIPAR UM VEÍCULO QUE NÃO SEJA UM TRATOR.
Por fim, eu recomendo os do Mercedes 608, troquei um pelo outro e nunca mais tive problemas.
Abraços