x
Convex Datacenter
Página 10 de 37 PrimeiroPrimeiro 1234567891011121314151617181920 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 109 a 120 de 440

Olá, não conheço o sistema do Wrangler TJ, vou olhal no de um amigo pra ver.

Faz tempo do pensando em comprar um Wrangler se for realmente igual, desanimo!

Mas tem mais um detalhe ai, se a s barras tiverem tamanhos semelhantes, o problema se torna um pouco menor.

É, esses olhais duplos são muto compridos, isso o deixa frágil, é duro confiar.

Outra opção é fazer um olhal na nova barra que liga um munhão no outro, mas ai pra regular a abertura entre as rodas tem que soltar o referido olhal.

Abraço a todos.
    VAREJERA -J-AP-X Flex

Usuário Avatar de equipeminas4x4
    Entrada
    24/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 0
    Chiari,

O que vc está falando não faz muito sentido.
    O problema neste sistema de direção, basicamente falando, é que 1 roda não está ligada diretamente à outra por uma barra, o que possibilita movimentos independente das mesmas causando a instabilidade.
    A solução mais viável é fazer 1 barra ligando as 2 rodas e colocar a barra q vem do pitman ligada o mais próximo possível da roda direita. Se vai ligar isso no olhal, ou numa peça soldada na barra, ou sei lá onde, não faz diferença. Dependendo do projeto dá pra mandar a regulagem da barra sem o menor problema, mesmo que o olhal esteja na barra e não no pivô.
    Baseado neste sistema, quanto mais horizontal e mais longa for a barra que liga no pitman, mais estável e segura será a direção.

vide exemplo já postado neste mesmo tópico:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...3&postcount=35

[]'s

Entrada
    24/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    aliás o Policarpo fez conf. este esquema e ficou feliz e satisfeito:

08/05/07, 22:41
    Policarpo
    Usuário
    Data de Entrada: 22 de November de 2004
    Local: Cachoeira do Campo MG

Novas barras de direção no T4
    Pessoal, seguem algumas fotos...
    Miniaturas Anexadas

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 51
    Citação Postado originalmente por Vermeio Ver Post
    Depois que fiz a alteração nunca mais me encomodei com pivos abrindo folga e a direção ficou muito melhor só me preocupei com isso agora.

Ai vai as fotos.
    Cara, eu acho que essa parte que comporta o olhal da F1000 tá muito comprida, nos que faço aqui a abraçadeira (no lado da rosca) já fica pertinho do olhal.

Vou catar umas fotos e mando a tarde.

[]'s

Usuário Avatar de Vermeio
    Entrada
    27/08/2007
    Local
    Passo Fundo/RS
    pois é, foi o que eu imaginei depois de revisar a fotos dos que vc construiu.
    so ta dificil de achar um novo olhal da f1000 por aqui, por hora desentortei e enchi de solda. Será que guenta por enquanto??
    valeu
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Instabilidade Direcional no T4-foto0320.jpg  

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 51
    pois é, foi o que eu imaginei depois de revisar a fotos dos que vc construiu.
    Então deve ter sido isso mesmo...

so ta dificil de achar um novo olhal da f1000 por aqui, por hora desentortei e enchi de solda. Será que guenta por enquanto??
    valeu
    Não sei te informar o quanto isso aguenta, mas eu teria deixado a rosca mais próxima do olhal

http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=12028&page=4

[]'s

Entrada
    24/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    isso sim é uma gambi de responsa.

[]'s

Usuário Avatar de Vermeio
    Entrada
    27/08/2007
    Local
    Passo Fundo/RS
    hahahahah, nem me fale....
    vou ter que achar isso logo...

Olá Marcel, estou falando exatamente isso, só que ao invés de ter um terminal com olhal duplo, soldar um olhal na barra que liga uma roda a outra e ligar esse ponto ao pitman com a outra barra.

Mas se ta ruim de compreender o que disse peço a todos pra desconsiderar pra num dar confusão.

Abraço a todos.
    VAREJERA -J-AP-X Flex

Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC

O testo é longo, mas acho que vale a pena!!!!!

Citação Postado originalmente por Christian Ver Post
    Mas veja só o sistema original do Troller é igual ao Wrangler TJ ja o JK ñ sei como é....

Christian

Amigos, faz muito tempo que acompanho esse e até hoje não tive assunto nem mesmo experiência para postar.

Ocorreu que recentemente, numa longa conversa com uma amigo muito entendido de mecânica, engenheiro automotivo e Jeepeiro, tocamos exatamente nesse assunto aqui discutido.

O problema realmente é nítido e evidente nos Trollers desde a sua primeira geração até o atual, e o motivo é exatamente a geometria do sistema de direção.

Muita gente fala que o cáster muito positivo calibrado no Troller é um dos fatores negativos, mas quem fala isso não sabe que quanto mais positivo o cáster maior a tendência do carro permanescer em linha reta. O próprio peso do veículo mantém as rodas apontadas para frente e na verdade se a barra de direção for removida veremos que as rodas viram para fora individualmente. Por isso que numa curva a tendência do volante é de voltar ao centro, principalmente porque as rodas de fora da curva é que recebem mais peso e por isso tendem a virar no sentido contrário até que tudo se neutralize. O inconveniente de um cáster muito negativo simplesmente é o de deixar o volante muito pesado e sacrificar todas as articulações.

Voltando ao assunto, esse sistema de direção, é idêntico ao utilizado no Wrangler, Cherokee, Grand Cherokee entre outros e inclusive parece que o Troller simplesmente os herdou por conta de originalmente utilizar os mesmos eixos dos veículos citados em suas primeiras unidades. Certamente não foi devidamente projetado para o veículo, ao menos alguns critérios importantes não foram observados e as adaptações necessárias não foram realizadas.

A diferença é que no Troller a barra de direção praticamente fica reta, sem formar muito ângulo entre seus dois segmentos, ao contrário do que ocorre em Wrangler, Cherokee e grand Cherokee onde as barras formam originalmente um ângulo mais evidente. Porque não vemos os mesmos relatos de instabilidade nesses veículos????

Pois bem, a explicação é que praticamente toda suspensão dianteira de qualquer veículo tem que ter uma interação perfeita com o sistema de direção. Durante as oscilações maiores é desejável por veses que as rodas sofram uma certa divergência ou convergência (depende do carro) afim de manter a estabilidade direcional do veículo. Ao que concluímos, de acordo com a configuração do veículo, deve ocorrer que as rodas devem descrever uma transição linear entre convergência e divergência durante o sobe e desce da suspensão onde as rodas permanescem alinhadas com a suspensão em posição neutra.

Pensando assim, numa Cherokee por exemplo, sempre que a suspensão dianteira afundar haverá a tendência das rodas se divergirem, e é lógico que nessa hora o peso sobre os pneus aumenta. O que ocorre é que se o carro pender para um dos lados, haverá a tendência do pneu puxar o carro para o lado contário, o que acaba neutralizando qualquer oscilação. Entretanto, quando a suspensão se abre, e o peso sobre os pneus diminui, ocorre uma ligeira convergência das rodas e isso faz com que a suspensão fique "grudada" no chão. De modo geral, direção divergente deixa o carro mais "sentado" e a frente menos arisca, quem já andou de Kart sabe um pouco disso. Porém se as rodas estiverem convergentes, a frente tende a "sair de baixo" do carro fazendo a dianteira oscilar deixando a direção muito arisca.

Voltando para o Troller, como as 2 barras ficam praticamente paralelas, qualquer movimento de sobe ou desce da suspensão facilita que as rodas sofram apenas convergência em âmbas cituações. A suspensão neutra, rodas alinhadas. Suspensão aberta ou fechada, convergência. Na Cherokee, suspensão neutra, rodas alinhadas, aberta, convergente e fechada divergente.

O curioso é que ao fazer um lift de suspensão no Troller, simplesmente calçando as molas, esse efeito da geometria da suspensão deveria ser atenuado, mas ocorre que nessa alteração o cáster perde angulação e o efeito da instabilidade continua presente. Nas Cherokees que possuem 4 link na dianteira, isso não ocorre.

Contudo, finalizando esse longo discurso, fazer o sistema de direção com Track BAr e Drag Link, tal como sugerido lá no início resolve o problema apesar de ser um sistema mais rudimentar.

Eu utilizo eixos de Troller diesel 2001 adaptados em minha Dakota e não consegui manter o sistema de barras de direção original do eixo devido à grande diferença de ângulo entre a barra de direção e a Panhard instalada o que provocaria Bumpsteer. Nessas, fiz um High Steer soldando uma peça ao munhão para fazer a ligação da drag link. Por mais que falem que esse procedimento é arriscado, isso já está em uso a 3 anos e nunca apresentou nenhum sinal de problemas, fadiga, ruptura ou qualquer outra evidência que contra-indique tal solução. O cuidado básico foi soldar com MIG e deixar a peça esfriar lentamente sem nenhum resfriamento.

Utilizar um terminal com olhal parece ser a forma mais fácil de corrigir o problema no Troller, ou soldar bem rente à Track Bar um olhal para o terminal da Drag Link a exemplo do que foi feito no Samurai Preto Véio.

Mas pode ser necessário um projeto melhor pois dessa forma que foi configurada a barra, fica um pouco difícil os ajustes.

Abraços a todos e parabéns para quem conseguiu ler até o fim, hehehehehe!!!!!!!!!!

Unhappy Até quando???

Quando é que a Ford irá resolver esse problema da instabilidade direcional do Troller?

O jipe já tem + de 10 anos de praia e nada até agora.

Esse papo que jipe oscila porque tem centro de gravidade elevado...eu não concordo...se fosse assim todo jipe faria isso...o que não é verdade.

Consumidor aqui no Brasil é gargalo não é o foco...foda!

Renato, li sua msg na íntegra...excelente! Nunca dirigi um Wrangler, ao mesmo tempo nunca ouvi nada sobre inst. direcional nessa viatura...como os sistemas são gêmeos, talvez o caminho curto passe por esquadrinhar o sist do Wragler e tentar pegar o pulo do gato que falta no sistema do Troller.

Atualmente não tenho Troller, e apenas voltaria pro mesmo se esse problema crônico da direção fosse resolvido.

Bom, o meu estava perfeito até eu colocar os 33X12,5 em rodas 10". Depois que coloquei ficou sim, um pouco instável. Creio que pode ter a ver com isso. Não sei que pneus vc usa, mas...

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem