Powered by vBulletin

Tracker/2007 - Preparação Para Trilhas

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 328 de 405 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 228278318319320321322323324325326327328329330331332333334335336337338378 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 04/09/2009, 20:48
    VOVÔ DO TROLLER
    Citação:

Postado originalmente por Gutolat Ver Post
    Ola !!!

Há uns 2 meses instalei na minha Tracker pneus Toyo Open Country 225 70 16 , so que recentemente durante uma viagem que estava fazendo para o sul do Brasil com o carro carregado percebi que em função de algumas grandes ondulações na pista os pneus traseiros pegavam no paralama ocasionando assim pequenos cortes superficiais nos pneus . Logo que percebi parei em uma oficina e improvisamos um calco feito de borracha de alta resistência 01 “ de altura que foi instalado na traseira . O problema foi resolvido porem como não foi colocado na frente o carro ficou um pouco inclinado .

Gostaria de saber se com 1” na traseira é necessário prolongar os amortecedores ?

Não senti em momento nenhum dando fim de curso na abertura .
    E no fechamento o fim de curso vai dar no paralama com os pneus, porem nao deu mais .
    Sei que o ideal e fazer um prolongamento no batente para que seja dado o fim de curso no batente , porem até agora não pegou mais nos pneus.

Agora a minha principal duvida é sobre a instalação do calço na dianteira , sendo que aqui nesse tópico a maioria usa calco de 2”. Vi também vários kits 2” mas ate agora nenhum de 1”.

Não gostaria de colocar 2” mas sim 1“ pois já estou com pneus novos e não vou fazer alteração dos pneus. Pode ate ser que depois que acostumar com 1” venha a usar o de 2”.

Para usar 1” basta colocar o calço na mola ou é necessário também usar o suporte que vai fixado embaixo da barra estabilizadora para abaixar o amortecedor ? Pois o mesmo vai trabalhar 2,5 cm mais aberto.

Vou precisar fazer correções quanto ao fim de curso batente (fechamento do amortecedor) ?

Vou ter problemas com a cambagem e com a bieleta ou 1” ainda é possível fazer o ajuste da cambagem sem maiores dificuldades ?

Se alguém souber de alguma empresa que venda o kit 1” já pronto , gostaria da indicação .

So com o uso da mola da tracker disel na frente será que teria o ganho de 1”na altura ,já vi alguns comentários que o ganho era de 1cm a 1,5 cm , alguém poderia confirmar ?

Fico no aguardo das discas dos amigos.

Obrigado.

Boa noite Gutolat, tudo bem? Com os pneus 225/70/16 um calço de 1" está de bom tamanho. Nos Grand Vitara estes pneus vão bem porque as molas dos GVs não são tão "moles" quanto as dos Trakcer ( apesar de ambos ser o mesmo carro), pois a GM deixou os carros mais macios. Apesar de parecer fácil, a colocação de calços requer um ajuste em toda a suspensão do carro e se não for feito por um mecânico competente, fica uma "caca". Como você está perto de São Paulo ,dou-lhe o seguinte conselho: fale com o Daniel mecânico ( que entende muito de Suzuki) a respeito (fone 11 50925423) e troque uma idéia com ele. Tenho certeza de que você será bem atendido e bem servido. Pelo menos não vai ter que ficar ajustando o carro posteriormente ,como eu, e outros tantos do forum, até chegar no Daniel. Vai lhe dar um pouco mais de trabalho trazer o carro até S.P. mas depois, é só alegria e pé na estrada, ou pé na trilha. A vantagem é que as peças e acessórios necessários também estão perto do Daniel e na própria oficina , ele faz algumas peças e os ajustes necessários. Abs e um bom feriado. Válter
  • 04/09/2009, 23:08
    Gutolat
    Citação:

Postado originalmente por Newton Guerra Ver Post
    Gutolat, eu coloquei calços de 3 cm atrás e 2 cm na frente. O carro ficou nivelado. Não levantei mais porque estou com pneus novos na medida original e achei que ia ficar estranho com 2".

Mandei fazer os calços e optei por deixar os amortecedores originais. Não mexi nos amortecedores nem barra de torção. O que acontece com isso? Não tenho problemas na compressão (sem risco de fim de curso) mas perco um pouco de curso na abertura, pois o carro no plano já "abriu" uns 3 cm o amortecedor. As bieletas parecem não sofrer com esse pequeno lift. A cambagem tem que ajustar, ou abrindo o furo superior ou usando parafusos diferentes.

Acho que não vale à pena calçar os amortecedores para um lift tão pequeno. Quando gastar esse jogo de pneus vou levantar 2", já tenho o kit e pneus.

Na foto dá pra ter uma idéia de como ficou. A traseira parece um pouco mais alta, é porque instalei um air-lift e estava com pressão no máximo.

Abraços

Ola !!!

Muito obrigado pelas informações .

Então pelo que entendi voce não fez nenhum tipo de prolongamento nos amortecedores . Na parte da frente so usou o calço de 2cm (acho que foi de borracha ne, pela foto do traseiro) e não fez mas nenhuma mudança .

É isso que quero fazer também .

Qual solução você adotou para ajustar a cambagem ?

Mesmo com 2cm foi necessário fazer a troca do parafuso ou alargar o furo ?

Sobre o Air lift também estava com vontade de usar antes de colocar o calço na traseira mas desanimei dessa idéia , pois li no manual dele que precisava cortar o batente de borracha , pelo que estou vendo pela foto voce não cortou ne ?

O uso do Air lift sem calço na traseira , você consegue erguer o carro quantos cm com ele cheio ? Não sei se você chegou a fazer esse teste. Sei também que a principal função dele é tornar a traseira mais dura , conforme a carga é claro. Ele funciona legal ?

So mais uma pergunta , será que alguém já tentou usar um kit de air lift na frete ? Vi que não há disponibilidade desses kits para Grand Vitara , provavelmente devido a complicação da suspensão frontal e aos ajustes de cambagem que teriam que ser feitos a cada ajuste de altura. Mas hipoteticamente falando será que seria possível a instalação de um airlift na frente , sem fazer ajustes nenhum na cambagem , em condições de uso normal rodaria com ele quase vazio , pressão mínima , e eventualmente para fazer uma trilha leve já com o carro na terra elevaria a pressão dele levantando assim o carro , faria o percurso (carro com cambagem fora devido a altura , porem na terra e em poucos quilometro) e depois de terminado esvaziaria o ar novamente retornando a posição normal.

Obrigado.
  • 04/09/2009, 23:13
    Gutolat
    Citação:

Postado originalmente por vbeltram Ver Post
    Boa noite Gutolat, tudo bem? Com os pneus 225/70/16 um calço de 1" está de bom tamanho. Nos Grand Vitara estes pneus vão bem porque as molas dos GVs não são tão "moles" quanto as dos Trakcer ( apesar de ambos ser o mesmo carro), pois a GM deixou os carros mais macios. Apesar de parecer fácil, a colocação de calços requer um ajuste em toda a suspensão do carro e se não for feito por um mecânico competente, fica uma "caca". Como você está perto de São Paulo ,dou-lhe o seguinte conselho: fale com o Daniel mecânico ( que entende muito de Suzuki) a respeito (fone 11 50925423) e troque uma idéia com ele. Tenho certeza de que você será bem atendido e bem servido. Pelo menos não vai ter que ficar ajustando o carro posteriormente ,como eu, e outros tantos do forum, até chegar no Daniel. Vai lhe dar um pouco mais de trabalho trazer o carro até S.P. mas depois, é só alegria e pé na estrada, ou pé na trilha. A vantagem é que as peças e acessórios necessários também estão perto do Daniel e na própria oficina , ele faz algumas peças e os ajustes necessários. Abs e um bom feriado. Válter

Boa noite !!!

Vou dar uma ligada para ele terça feira entao , para torcar um ideia.

Quanto o pessoal geralmente cobra para fazer a instalacao do kit e esses ajuste ?

Obrigado.

Valeu.
  • 04/09/2009, 23:36
    Newton Guerra
    Citação:

Ola !!!

Muito obrigado pelas informações .

Então pelo que entendi voce não fez nenhum tipo de prolongamento nos amortecedores . Na parte da frente so usou o calço de 2cm (acho que foi de borracha ne, pela foto do traseiro) e não fez mas nenhuma mudança .

É isso que quero fazer também .

Qual solução você adotou para ajustar a cambagem ?

Mesmo com 2cm foi necessário fazer a troca do parafuso ou alargar o furo ? .

Alarguei os furos, a cambagem muda sim.

Citação:

Sobre o Air lift também estava com vontade de usar antes de colocar o calço na traseira mas desanimei dessa idéia , pois li no manual dele que precisava cortar o batente de borracha , pelo que estou vendo pela foto voce não cortou ne ? .
    Achei que ficou muito "pontudo", resolvi fazer outro batente de PU, acho que com 4 cm de altura e mais largo para não forçar a bolsa de ar.. Depois tiro foto e posto aqui.

Citação:

O uso do Air lift sem calço na traseira , você consegue erguer o carro quantos cm com ele cheio ? Não sei se você chegou a fazer esse teste. Sei também que a principal função dele é tornar a traseira mais dura , conforme a carga é claro. Ele funciona legal ? .
    O air-lift é para tornar a traseira mais dura com carga. Tem que encher com o carro vazio e depois carregá-lo. Se encher e rodar vazio, pula pra caramba. Levanta uns 2 cm, mas a idéia não é essa. Sempre viajo com o carro carregado, o legal é que a traseira não "senta". Gostei muito do air-lift. Pode-se calibrar de 5 a 35 libras, tenho usado entre 5 e 10 com ele vazio.

Citação:

So mais uma pergunta , será que alguém já tentou usar um kit de air lift na frete ? Vi que não há disponibilidade desses kits para Grand Vitara , provavelmente devido a complicação da suspensão frontal e aos ajustes de cambagem que teriam que ser feitos a cada ajuste de altura. Mas hipoteticamente falando será que seria possível a instalação de um airlift na frente , sem fazer ajustes nenhum na cambagem , em condições de uso normal rodaria com ele quase vazio , pressão mínima , e eventualmente para fazer uma trilha leve já com o carro na terra elevaria a pressão dele levantando assim o carro , faria o percurso (carro com cambagem fora devido a altura , porem na terra e em poucos quilometro) e depois de terminado esvaziaria o ar novamente retornando a posição normal.
    Acho que não serve muito para a frente. Como disse antes, a idéia não é levantar o carro, e sim enrijecer as molas.

Abraços
  • 04/09/2009, 23:55
    Gutolat
    Citação:

Postado originalmente por Newton Guerra Ver Post
    Alarguei os furos, a cambagem muda sim.

Abraços

Mais uma vez muito obrigado pelas dicas.

Esse processo de se alargar os furos , como fica depois caso deseje voltar o carro para os padrões originais , sem calços , pneus normais etc ?

Poderia me falar um pouco mais desse processo.

Pois acho que vou fazer isso também.

Da para aproveitar esse alargamento para o uso do calço de 2" no futuro.

Sobre o uso das molas do tracker disel , ou alguma outra que desse o ganho de +- 1” na dianteria , sabe algo sobre o ganho de altura ? Sabemos sobre as do opala na traseira com amortecedores da suprema , algo tipo assim so que para frente.

Valeu.
  • 10/09/2009, 01:21
    Marcospaina
    Citação:

Esse processo de se alargar os furos , como fica depois caso deseje voltar o carro para os padrões originais , sem calços , pneus normais etc ?

Sobre o uso das molas do tracker disel , ou alguma outra que desse o ganho de +- 1” na dianteria , sabe algo sobre o ganho de altura ? Sabemos sobre as do opala na traseira com amortecedores da suprema , algo tipo assim so que para frente.

Valeu.

• 10/09/2009, 08:16
    Newton Guerra
    Citação:

Valeu.

O ideal é você abrir os furos superiores para "dentro" na medida exata, suficiente para a cambagem ficar zerada (roda na vertical). Assim dificilmente o carro perderá a cambagem. Quando você voltar para o original terá que afrouxar os parafusos e colocar a roda na posição correta. Tem que apertá-los com uma boa arruela e porca de pressão para que não se movimente com o uso, nada demais. Existem uns parafusos para cambagem (CAM 12), mas tem gente que acha ele muito fino. Qualquer boa loja de alinhamento ou suspensão fazem esse serviço fácil e podem te orientar.

Quando você for calçar com 2" alarga um pouco mais o furo.

Abraços
  • 10/09/2009, 12:36
    PAULO PUMA
    Kit suspensão - tracker
    Caro Andre,
    Gostaria de pegar uma dica com voce. Comprei essa semana uma Tracker 2008 a gasolina 2.0 estando toda original com os pneus zero Yokohama 235/60/16 . Penso em colocar o Kit de calços 2" na dianteira e trazeira da RC 4X4 para dar mais altura, mantendo os mesmos pneus, até que possa substituir pelo 265/70/16.

Terá algum problema ? Ficará esquesito ?
    Esse pneu 265/70/16 é utilizado apenas na Tarcker a diesel ? Já que a gasolina aumentará o consumo.

Aguardo sua opinião.
    Paulo Puma
  • 10/09/2009, 13:10
    PAULO PUMA
    Andre,
    Para que eu possa deixar a minha Tracker com esses pneus, o que será necessário fazer ?

Paulo Puma
  • 10/09/2009, 20:31
    fhilipe
    265 acho que só com espaçador e talvez 2"+2" acho que o Andre usa pneus desse tamanho da um procurada nesse topico.
    com lift 2" o pessoal tem usado muito 235/70 é o que eu vou colocar
  • 12/09/2009, 09:58
    SUVprata
    lift
    fhilipe

235/70 pega sem lift algum, bastará apenas cortas uma "barbelazinha" de 4 ou 5 mm na parte interna frontal do protetor da caixa de rodas dianteiras, isso bem próximo a parte externa dos para-lamas e somente em média uns 8 cm ... muito fácil, esterce a direção e verá onde deve ser necessário este corte, pode ser feito facilmente com estilete, plástico macio e fácil de cortar ... basta ficar virando as rodas e verá onde poderá pegar quando fizer curvas, somente isso, se vier a pegar nas rodas traseiras, é por que suas molas estão cansadas, pois com molas novas ou não muito velhas, não pega nada, mas se as molas estiverem cansadas (carregarem muito peso) ou se os amortecedores estiverem Fú, aí quando o carro baixar por passar em lombadas pegará um pouquinho ... digo isso pois tive dois GV um 2.0 e um 2.5 V6 que ficaram perfeitos como descrevi ...

se quiser fotos tiro explicando melhor o que informei !

Sds.
  • 12/09/2009, 17:29
    fhilipe
    ola aceito fotos sim,

mais esqueci de dizer que ia fazer o lift de 2" antes, mais fiquei interessado posso colocar os pneus antes de fazer o lift.

obrigado

abraço.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 328 de 405 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 228278318319320321322323324325326327328329330331332333334335336337338378 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 01:21.