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Tracker/2007 - Preparação Para Trilhas

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  • 29/10/2009, 23:24
    TMorais
    Citação:

    Postado originalmente por Barrio_L200 Ver Post
    Pois é.. meu caro Morais... então vamos ver se eu estou entendendo, desculpa a ignorância :-?:-?:-?.

    A galera modifica geral as trackers, principalmente calços na suspençao mais pneus 235/70/16, pelo que eu vi, é a modificação mais facil, barata e comum aqui no forum... e todo mundo tem seu seguro e não sabe se em caso de sinistro vai receber na boa ou vai ter que entrar na justiça? é isto???

    meio perigoso.. mas a minha vontade de modificar ainda parece maior!!! hehehehe... acho que de todos... :razz:

    Estou vendo com meu corretor algo por escrito da corretora que me abra uma brecha para passar no seguro, podendo provar em caso de sinistro.

    Abraços e valeu. Se alguem que já passou por esta triste experiência com o seguro.. relata aí pra nós!!!:concordo:

    Barrio

    Acho que isso ai mesmo.:mrgreen::-D
    Se vc encontrar alguma brecha sobre o seguro com seu corretor nos informe.
    Att
  • 30/10/2009, 06:45
    Marcospaina
    Citação:

    Postado originalmente por Marcospaina Ver Post
    Olá Pessoal, preciso de ajuda.
    Comprei as já falada aqui molas dianteiras do opala ano 80/92 para por em meu GV.
    Ocorre ao ao tentar instalar o mecânico diz haver uma diferença no encaixe da bandeja superior, sendo o último elo da mola maior que o suporte de encaixe dentro da bandeja.
    Isso ocorreu com os senhores? Qual foi a solução?
    Marcos. Help.:putz:

    Alguem pode me ajudar?
    Marcos.
  • 30/10/2009, 07:22
    Pedrinha
    Caro Marcos,

    As molas que eu usei foram as dianteiras do Opala anos 69 a 79. Não tive nenhum problema de encaixe. Me parece que quem usou estas molas que vc comprou foi o Andre Sousa.

    []s. :concordo:
  • 30/10/2009, 19:24
    Marcospaina
    Citação:

    Postado originalmente por Pedrinha Ver Post
    Caro Marcos,

    As molas que eu usei foram as dianteiras do Opala anos 69 a 79. Não tive nenhum problema de encaixe. Me parece que quem usou estas molas que vc comprou foi o Andre Sousa.

    []s. :concordo:

    Olá Pedrinha!
    Pois é... A mola que tinha no meu carro tinha o último elo superior diminuido, fechando um pouco mais a curvatura com relação aos outros elos. Já nesta nova mola do opala (80 a 92) todos os elos são do mesmo tamanho. Até cabe na bandeja mas percebe-se que fica fora do suporte que existe dentro da bandeja.
    André Souza, por favor, se vc ler o tópico me conte como foi sua instalação.

    Obrigado,
    Marcos.
  • 30/10/2009, 19:44
    Newton Guerra
    Citação:

    Postado originalmente por Marcospaina Ver Post
    Olá Pedrinha!
    Pois é... A mola que tinha no meu carro tinha o último elo superior diminuido, fechando um pouco mais a curvatura com relação aos outros elos. Já nesta nova mola do opala (80 a 92) todos os elos são do mesmo tamanho. Até cabe na bandeja mas percebe-se que fica fora do suporte que existe dentro da bandeja.
    André Souza, por favor, se vc ler o tópico me conte como foi sua instalação.

    Obrigado,
    Marcos.

    É assim mesmo, não tem problema. Encape o último elo da mola com uma mangueira, use o calço de borracha do GV mais o calço de borracha do Opala (acima da mola vai o de Opala e depois o do GV).

    Se você tem o calço de nylon da RC4x4 e não vai usar mais, fica legal torneá-lo de maneira que se encaixe perfeitamente por dentro da mola do Opala, deixando só uma aba com uma espessura de uns 5 mm.

    Abraços
  • 31/10/2009, 22:13
    Andre Sousa
    Citação:

    Postado originalmente por Marcospaina Ver Post
    Olá Pedrinha!
    Pois é... A mola que tinha no meu carro tinha o último elo superior diminuido, fechando um pouco mais a curvatura com relação aos outros elos. Já nesta nova mola do opala (80 a 92) todos os elos são do mesmo tamanho. Até cabe na bandeja mas percebe-se que fica fora do suporte que existe dentro da bandeja.
    André Souza, por favor, se vc ler o tópico me conte como foi sua instalação.

    Obrigado,
    Marcos.

    Calma irmão...
    Quem opta pelas molas do Opala tem que se preocupar com o encaixe do elo inferior, não com o superior. É no encaixe inferior que mora o perigo de a mola se soltar e acabar cedendo ou quebrando um elo. Perceba que a bitola do aço das molas originais é menor que as do Opala, ou seja, as molas originais são mais finas correto? Pois é, no encaixe inferior o último elo se acenta perfeitamente numa covinha que existe para que a mola fique bem fixada (a mola fica meio que abraçada). No caso de molas mais grossas, elas não se encaixarão e ficarão apenas repousadas sobre o local. Após instaladas, verifique periodicamente se há indício de que mola tenha aberto e escorregado - se isso aconteceu ela poderá quebrar. A mola que uso é COFAP e isso nunca aconteceu.

    Mas vamos ao encaixe superior. Na parte superior o único problema é haver rangidos porque a mola não encaixa nos calços de borracha originais. Mas a solução é simples e o Newtom Guerra, que sabe tudo, já falou o que tinha que ser dito:
    1º passe os dois primeiros elos por dentro de uma mangueira de plástico grossa - use um pouco de vaselina ou graxa pra facilitar.
    2º compre junto com as molas os calços de borracha do Opala. A Nafil Autopeças vende pela internet. Eles são baratos. Compre um par de cada um e veja o que melhor cabe. Se a mola estiver bem calçada e não tiver atrito não haverá rangido algum.

    Abraços.


    Obs, Verifique se com as novas molas a traseira ficou muito ais alta que a dianteira. Já ouvi no Fórum que uns cortaram 1 elo da mola, outros usaram um outro tipo (menor ou mais macia). No meu caso eu não cortei o último elo porque é o elo que permite o encaixe do calço - ele é torto justamente pra isso. Eu acabei colocando na frente as molas do V6 que são mais robustas e garantem uma altura maior e uma maior estabilidade.

    Mas isso depois agente fala...
  • 01/11/2009, 08:56
    Marcospaina
    Citação:

    Postado originalmente por Andre Sousa Ver Post
    Calma irmão...
    Quem opta pelas molas do Opala tem que se preocupar com o encaixe do elo inferior, não com o superior. É no encaixe inferior que mora o perigo de a mola se soltar e acabar cedendo ou quebrando um elo. Perceba que a bitola do aço das molas originais é menor que as do Opala, ou seja, as molas originais são mais finas correto? Pois é, no encaixe inferior o último elo se acenta perfeitamente numa covinha que existe para que a mola fique bem fixada (a mola fica meio que abraçada). No caso de molas mais grossas, elas não se encaixarão e ficarão apenas repousadas sobre o local. Após instaladas, verifique periodicamente se há indício de que mola tenha aberto e escorregado - se isso aconteceu ela poderá quebrar. A mola que uso é COFAP e isso nunca aconteceu.

    Mas vamos ao encaixe superior. Na parte superior o único problema é haver rangidos porque a mola não encaixa nos calços de borracha originais. Mas a solução é simples e o Newtom Guerra, que sabe tudo, já falou o que tinha que ser dito:
    1º passe os dois primeiros elos por dentro de uma mangueira de plástico grossa - use um pouco de vaselina ou graxa pra facilitar.
    2º compre junto com as molas os calços de borracha do Opala. A Nafil Autopeças vende pela internet. Eles são baratos. Compre um par de cada um e veja o que melhor cabe. Se a mola estiver bem calçada e não tiver atrito não haverá rangido algum.

    Abraços.


    Obs, Verifique se com as novas molas a traseira ficou muito ais alta que a dianteira. Já ouvi no Fórum que uns cortaram 1 elo da mola, outros usaram um outro tipo (menor ou mais macia). No meu caso eu não cortei o último elo porque é o elo que permite o encaixe do calço - ele é torto justamente pra isso. Eu acabei colocando na frente as molas do V6 que são mais robustas e garantem uma altura maior e uma maior estabilidade.

    Mas isso depois agente fala...

    Obrigado, André e Newton!
    André, a traseira focou bem mais alta sim... Vc pagou muito na mola dianteira do seis cilindros? Qtas polegadas subiu a dianteira com elas? Onde as encontro? Algum perigo de dar fim de curso no amortecedor?

    Abraço,
    Marcos.
  • 01/11/2009, 13:45
    Andre Sousa
    Citação:

    Postado originalmente por Marcospaina Ver Post
    Obrigado, André e Newton!
    André, a traseira focou bem mais alta sim... Vc pagou muito na mola dianteira do seis cilindros? Qtas polegadas subiu a dianteira com elas? Onde as encontro? Algum perigo de dar fim de curso no amortecedor?

    Abraço,
    Marcos.

    Comprei na SUZUCAR, não lembro o valor mas achei barato. A suspensão dianteira sobe 1" a mais. A maior vantagem é que a dianteira fica mais firme e compensa um pouco o fato de a carroceria estar mais elevada, ajudando a estabilizar a dianteira nas curvas e evitando que a carroceria incline muito.

    Quanto ao amortecedor não há problema algum. porque sua ação continua preservada.

    Mas antes de partir pra isso verifique a possibilidade de rebaixar o diferencial dianteiro pra preservar suas homocinéticas. O diferencial é fixado por dois suportes. A solução é simples, compre num ferro velho esses dois suportes e faça um prolongamento dos encaixes num soldador. No tópico há fotos de todas as medidas. Acho que resultado final valerá o investimento.

    Ainda sobre o amortecedor, pesquise no tópico informações sobre o prolongamento do batente da supensão dianteira. Ele é necessário para quem usa calços como nós.

    Abraços.
  • 01/11/2009, 18:06
    Marcospaina
    Citação:

    Postado originalmente por Andre Sousa Ver Post
    Comprei na SUZUCAR, não lembro o valor mas achei barato. A suspensão dianteira sobe 1" a mais. A maior vantagem é que a dianteira fica mais firme e compensa um pouco o fato de a carroceria estar mais elevada, ajudando a estabilizar a dianteira nas curvas e evitando que a carroceria incline muito.

    Quanto ao amortecedor não há problema algum. porque sua ação continua preservada.

    Mas antes de partir pra isso verifique a possibilidade de rebaixar o diferencial dianteiro pra preservar suas homocinéticas. O diferencial é fixado por dois suportes. A solução é simples, compre num ferro velho esses dois suportes e faça um prolongamento dos encaixes num soldador. No tópico há fotos de todas as medidas. Acho que resultado final valerá o investimento.

    Ainda sobre o amortecedor, pesquise no tópico informações sobre o prolongamento do batente da supensão dianteira. Ele é necessário para quem usa calços como nós.

    Abraços.

    André, não tenho calços.
    Levantei a traseira só com as molas do opala e acho q vou levantar um pouco a dianteira só com molas do 06 cil.
    Mesmo assim vc acha necessário o ajuste no diferencial e prolongadores de batente de amortecedor?
    Não faço trilhas pesadas, só passeios e trilhas leves.
    Marcos.

    Marcos.
  • 03/11/2009, 18:44
    Andre Sousa
    Citação:

    Postado originalmente por Marcospaina Ver Post
    André, não tenho calços.
    Levantei a traseira só com as molas do opala e acho q vou levantar um pouco a dianteira só com molas do 06 cil.
    Mesmo assim vc acha necessário o ajuste no diferencial e prolongadores de batente de amortecedor?
    Não faço trilhas pesadas, só passeios e trilhas leves.
    Marcos.

    Marcos.

    Prezado Marcos,

    O uso de molas maiores na traseira só é recomendado quando é dado à dianteira a mesma altura, sob pena de haver perda no rendimento e estabilidade do veículo.

    De um modo geral, o lift que fazemos é de 2". A solução mais adequada para dianteira é utilizar calços nas molas e no amortecedor - existem kits à venda no mercado.

    Pesquise um pouco no tópico sobre o que é usado nos nossos carros.

    Prolongar o batente dianteiro é importante para preservar os amortecedores que dão fim-de-curso. No caso da lrealocação do diferencial o benefício é para as homocinéticas. Você deverá avaliar o comportamento do veículo e o desgaste dessas peças.

    Abraços
  • 09/11/2009, 14:26
    Nelmont França
    Citação:

    Postado originalmente por TMorais Ver Post
    Bom... isso é verdade mesmo. As seguradoras vão procurar alguma coisa para nao cobrir o seguro. O meu mesmo como é renovação nao há visita do corretor para tirar fotos etc.. Nao inclua na apólice nenhuma modificação feita pois dessa forma seu carro fica "marcado" na seguradora.

    A propósito tenho aqui o kit de suspensão à venda + amortecedores.:concordo:

    TMorais, vc ainda esta com o kit e amortecedores a venda?
  • 09/11/2009, 19:05
    TMorais
    Tenho sim.

    Mande um e-mail para clubedotracker@yahoo.com.br

    Att
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