Acho que isso ai mesmo.:mrgreen::-D
Se vc encontrar alguma brecha sobre o seguro com seu corretor nos informe.
Att
Versão Imprimível
Caro Marcos,
As molas que eu usei foram as dianteiras do Opala anos 69 a 79. Não tive nenhum problema de encaixe. Me parece que quem usou estas molas que vc comprou foi o Andre Sousa.
[]s. :concordo:
Olá Pedrinha!
Pois é... A mola que tinha no meu carro tinha o último elo superior diminuido, fechando um pouco mais a curvatura com relação aos outros elos. Já nesta nova mola do opala (80 a 92) todos os elos são do mesmo tamanho. Até cabe na bandeja mas percebe-se que fica fora do suporte que existe dentro da bandeja.
André Souza, por favor, se vc ler o tópico me conte como foi sua instalação.
Obrigado,
Marcos.
É assim mesmo, não tem problema. Encape o último elo da mola com uma mangueira, use o calço de borracha do GV mais o calço de borracha do Opala (acima da mola vai o de Opala e depois o do GV).
Se você tem o calço de nylon da RC4x4 e não vai usar mais, fica legal torneá-lo de maneira que se encaixe perfeitamente por dentro da mola do Opala, deixando só uma aba com uma espessura de uns 5 mm.
Abraços
Calma irmão...
Quem opta pelas molas do Opala tem que se preocupar com o encaixe do elo inferior, não com o superior. É no encaixe inferior que mora o perigo de a mola se soltar e acabar cedendo ou quebrando um elo. Perceba que a bitola do aço das molas originais é menor que as do Opala, ou seja, as molas originais são mais finas correto? Pois é, no encaixe inferior o último elo se acenta perfeitamente numa covinha que existe para que a mola fique bem fixada (a mola fica meio que abraçada). No caso de molas mais grossas, elas não se encaixarão e ficarão apenas repousadas sobre o local. Após instaladas, verifique periodicamente se há indício de que mola tenha aberto e escorregado - se isso aconteceu ela poderá quebrar. A mola que uso é COFAP e isso nunca aconteceu.
Mas vamos ao encaixe superior. Na parte superior o único problema é haver rangidos porque a mola não encaixa nos calços de borracha originais. Mas a solução é simples e o Newtom Guerra, que sabe tudo, já falou o que tinha que ser dito:
1º passe os dois primeiros elos por dentro de uma mangueira de plástico grossa - use um pouco de vaselina ou graxa pra facilitar.
2º compre junto com as molas os calços de borracha do Opala. A Nafil Autopeças vende pela internet. Eles são baratos. Compre um par de cada um e veja o que melhor cabe. Se a mola estiver bem calçada e não tiver atrito não haverá rangido algum.
Abraços.
Obs, Verifique se com as novas molas a traseira ficou muito ais alta que a dianteira. Já ouvi no Fórum que uns cortaram 1 elo da mola, outros usaram um outro tipo (menor ou mais macia). No meu caso eu não cortei o último elo porque é o elo que permite o encaixe do calço - ele é torto justamente pra isso. Eu acabei colocando na frente as molas do V6 que são mais robustas e garantem uma altura maior e uma maior estabilidade.
Mas isso depois agente fala...
Comprei na SUZUCAR, não lembro o valor mas achei barato. A suspensão dianteira sobe 1" a mais. A maior vantagem é que a dianteira fica mais firme e compensa um pouco o fato de a carroceria estar mais elevada, ajudando a estabilizar a dianteira nas curvas e evitando que a carroceria incline muito.
Quanto ao amortecedor não há problema algum. porque sua ação continua preservada.
Mas antes de partir pra isso verifique a possibilidade de rebaixar o diferencial dianteiro pra preservar suas homocinéticas. O diferencial é fixado por dois suportes. A solução é simples, compre num ferro velho esses dois suportes e faça um prolongamento dos encaixes num soldador. No tópico há fotos de todas as medidas. Acho que resultado final valerá o investimento.
Ainda sobre o amortecedor, pesquise no tópico informações sobre o prolongamento do batente da supensão dianteira. Ele é necessário para quem usa calços como nós.
Abraços.
André, não tenho calços.
Levantei a traseira só com as molas do opala e acho q vou levantar um pouco a dianteira só com molas do 06 cil.
Mesmo assim vc acha necessário o ajuste no diferencial e prolongadores de batente de amortecedor?
Não faço trilhas pesadas, só passeios e trilhas leves.
Marcos.
Marcos.
Prezado Marcos,
O uso de molas maiores na traseira só é recomendado quando é dado à dianteira a mesma altura, sob pena de haver perda no rendimento e estabilidade do veículo.
De um modo geral, o lift que fazemos é de 2". A solução mais adequada para dianteira é utilizar calços nas molas e no amortecedor - existem kits à venda no mercado.
Pesquise um pouco no tópico sobre o que é usado nos nossos carros.
Prolongar o batente dianteiro é importante para preservar os amortecedores que dão fim-de-curso. No caso da lrealocação do diferencial o benefício é para as homocinéticas. Você deverá avaliar o comportamento do veículo e o desgaste dessas peças.
Abraços
Tenho sim.
Mande um e-mail para clubedotracker@yahoo.com.br
Att