Amortecedor de Dupla Ação
Plagiando colegas da Suzuki-net: Em um sistema convencional de suspenção os amortecedores normais tem a função de regular a velocidade do retorno (distensão) da mola, ou seja eles tem ação unidirecional, para que ao passar em uma ondulação o carro não ficasse gangorando até as molas estabilizarerm (perda de energia), o amortecedor de dupla ação age nas duas direções tambem controlando a velocidade de compressão das molas, esta é uma maneira simplificada de se entender a principal diferença. A grande maioria dos amortecedores dos carros de rua é unidirecional. Controla a mola depois de ser comprimida.
Quando a mola é comprimida armazena energia. Quando a força de compressão cessa a energia armazenada pela mola joga o veículo de volta. Nesse momento o amortecedor controla essa energia. Os carros confortáveis funcionam assim.
No caso do amortecedor de suprema, tem dupla ação progressiva, funcionando da seguinte forma. Cargas pequenas de compressão não são controladas, cargas maiores sim. Cargas de expansão são sempre controladas.
Após a instalação do kit ironman na minha hilux percebi que ao varar uma lombada, por ex., meu carro afundava pouco a dianteira e voltava sem oscilar, ao contrario da suspensão original que afundava muito e oscilava duas ou três vezes até parar. Isto faz toda a diferença quando você está em um piso irregular pois a roda fica muito mais tempo em contato com o solo, ao invéz de quicar, dando muito mais tração nas retas e estabilidade em curvas.
Abraços.