"NASCAR CHIPS" - Jornal O Estado de São Paulo - Ed. 643 - Fevereiro/2004 - Computador ajuda a envenenar carro comum
Fábio Alexandre Reolon queria um carro potente, que empinasse nas arrancadas, a ponto de seu corpo grudar no banco, mas também não queria gastar muito dinheiro.
Sócio da Nascar Chips, empresa especializada em chips de potência e combustível, ele usou um notebook para hackear o chip original de sua Parati 1.0 16V Turbo e, praticamente sem abrir o capô do carro, transformou os 112 cavalos (cv) de potência originais em 160 cv.
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Essa prática vem crescendo aceleradamente no Brasil, impulsionada principalmente por jovens fanáticos por automóveis que adoram "voar" com seus carros potentes. Eles adotaram a gíria "tunar", aportuguesando o "tuning" inglês, que significa afinar ou sintonizar.
O chip de potência fica na central de injeção eletrônica e controla o tempo de ignição das velas e a entrada de ar na mistura com o combustível. O chip original é retirado e devolvido ao proprietário. Um novo chip é gravado com parâmetros mais radicais de ignição e carburação. Um teste em tempo real é realizado e o módulo é lacrado e montado de volta ao local. "Tudo leva, em média, duas horas", diz Reolon.
Outra prática comum é trocar o chip para tornar o motor bicombustível ou convertido a álcool. Mas nesses casos, só a alteração do chip não é suficiente. Outras peças são trocadas para não prejudicar o motor.
A questão tem causado controvérsia. De um lado, as lojas especializadas em chips de potência garantem que a troca não causa nenhum dano ao veículo e o ganho de potência chega até 40%.
Especialistas em injeção eletrônica dizem que o aumento de potência é geralmente de 10%, o que é suficiente para deixar o carro um pouco mais ágil.
O Informática testou duas Parati 1.0 16V Turbo, uma original de fábrica e outra com o chip alterado. A medição eletrônica mostrou que os originais 112 cv pularam para 160 cv. Do outro lado, estão os fabricantes de automóveis que acham a prática irresponsável, já que um serviço mal feito pode causar sérios danos ao veículo. Os carros com chips remapeados perdem a garantia de fábrica.
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