É Ercídio.... já andei mexendo hihihihihi.
Até o fim deste ano vai virar monstrinho. Mas vou tentR me inspirar nos sleepers dos US, ou aqui no BR o Denorex-parece-mas-não-é, carinha de GV normal mas preparadinho pra jogar na terra.
Versão Imprimível
Gente, sou novato no assunto.
Estamos namorando uma tracker, 2008, em bom estado e pouco rodada, porem ela tem lift de duas polegadas e manteve os pneus originais. O carro não fará trilhas pesadas, apenas algumas estradas mais enlameadas e difíceis da chapada diamantina. Dito isso, as dúvidas são:
1 - No que implica na dirigibilidade do carro e na segurança, ao guiar nas estradas asfaltadas? Em que?
2 - Tenho que obrigatoriamente ampliar o tamanho os pneus?
3 - É possível retornar o carro à sua altura original, ou reduzir o lift para uma polegada? Como faria isso?
desde já, agradeçlo muito a ajuda que puderem me dar!
Rodrigo
Boa tarde Rodrigo.
Resp 1:
Quanto mais alto o carro maior o risco de capotamento em manobra de desvio, o famoso "teste do alce".
Teste do Alce - Picapes - YouTube
Mercedes-AMG GT R 2016 - Maniobra de esquiva (moose test) y eslalon | km77.com - YouTube
Resp 2:
Não precisa aumentar o tamanho dos pneus, mas esteticamente os pneus originais e o carro alto fica bem estranho... a maior preocupação é afastar os pneus do carro com espaçadores.
A regra informal é afastar os pneus com alargadores o mesmo que levantar ou o que der, mantendo assim a estabilidade, não necessariamente um carro alto é um carro instável seguindo esta regra, mas também não vai ser um kart.
STADIUM SUPER TRUCKS RACE 1 - BARBAGELLO 2018 - YouTube
Resp 3:
Sim é possível, o lift de 1 polegada não mexe e nada na originalidade seria mais simples bastaria tirar os calços, já o de 2 que é seu caso mexe um pouco mais mas nada de outro mundo.
Para 2 polegadas há mudanças mais chatas para se voltar ao original, tem de avaliar, principalmente nos amortecedores. Geralmente abre-se o furo dos parafusos dos dianteiros para corrigir o câmber e coloca-se amortecedores traseiros maiores ( ou uso de prolongador ).
Pode ter de soldar e corrigir os furos dos amortecedores dianteiros para o original, ou tentar usar o parafuso de câmber ( mais fino que o original mas permite correção e não são caros ).
Para os amortecedores se estiverem com prolongador e só retirar, caso contrário terá de comprar novamente os amortecedores originais para não bater em fim de curso.
Precisará remover os calços de mola dianteiros e traseiros, assim com os prolongadores de batente ( esta parte é bem simples só soltar ).
Pode ter prolongador do cardân e caixa de direção, também terá de removê-los, mas também e só soltar.
Demais alterações vai depender se ele fez o que realmente precisa ou se fez bem feito, se ele fez bem feito ( pouca gente az ) ele também deve ter deslocado o cardan dianteiro para baixo, precisa remover o calço, e também deve ter trocado as bieletas, tem de voltar no original, ele provavelmente espaçou as rodas, precisa retirar os espaçadores, e por fim um trabalho bem feito ele deve te mexido na barra Panhard traseira colocando uma ajustável ou um calço de deslocamento, precisa reajusta ou tirar o calço.
Algumas receitas ao invés de colocar calços usam molas maiores de outros carros o que é melhor, é a receita bem feita, se for o caso vai precisar comprar novas molas ou cortar as atuais.
Entretanto sair do lift de 2 polegadas para o de 1 polegada deve mexer menos não deve precisar mexer em calços e amortecedores e tanta coisa, só colocar o parafuso de câmber na frente e trocar ou cortar os calços/molas dependendo da receita que foi feita.
Que lembro de cabeça agora acho que é isso.
Minha sugestão, eu manteria 2 polegadas e só colocaria pneus maiores para acertar a harmonia estética da coisa tirando a cara de carrinho de compras e verificaria se há espaçadores, não havendo providenciaria para ter menos impacto em estabilidade no teste do alce.