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Tracker/2007 - Preparação Para Trilhas

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  • 13/02/2008, 13:38
    Murillus
    3 Anexo(s)
    olah mais fotos...
  • 13/02/2008, 16:14
    Murillus
    Tarcisio,

    desculpe pelas fotos... mas a descriçao do porduto é semelhante a essa aqui da keko...

    http://www.keko.com.br/produtos_novo/index.php?lang=br

    []s
  • 13/02/2008, 17:05
    VOVÔ DO TROLLER
    Citação:

    Postado originalmente por iwakura Ver Post
    Válter,

    Você sentia alguma deficiência com os amortecedores originais? Eu estou com os originais, visto que eles estão bons (10k km) e não senti necessidade de trocar pelos Suprema.

    Mas tb não faço trilha, apenas estradas de terra em mau estado, meu negócio é viajar mesmo.

    E depois do teu relato que deu um trabalhão para instalar, vou pensar cem vezes antes de fazer o mesmo. Porque, se quebra numa viagem, vai ser um parto pra trocar...

    []

    bOA tarde Iwakura. O problema dos amortecedores (traseiros) com prolongadores é devido à rapidez com que chegam ao final de curso, quando fazem um barulho metálico, principalmente quando o carro está carregado (foi o que aconteceu com os meus) e neste caso pode provocar a quebra do suporte. Evidentemente , que quanto menos der "pancada" mais vão agüentar, no entanto, com o tempo de uso , todos vão apresentar este problema. Veja bem, o meu só deu um "trabalhão" porque eu optei pelo caminho mais difícil , trabalhoso e caro (como eu postei em outras mensagens). Basta cortar o excesso (no comprimento) da bucha da suprema igualando-a à do original e colocar um caninho no buraco do da suprema que vai ficar com as mesmas configurações originais e segurança , além de ser bem mais simples e barato. O Adriano da RC 4 x 4 tem estes caninhos e quando precisar é só ligar para ele enviar. Com relação à quebrar numa viagem (mesmo com as adaptações) é praticamente impossível (mesmo que a borracha se rompa há um parafuso dentro da bucha que não deixa o amortecedores soltar, o máximo que pode acontecer é fazer barulho). Abçs. Válter
  • 13/02/2008, 17:18
    TMorais
    Citação:

    Postado originalmente por Murillus Ver Post
    Tarcisio,

    desculpe pelas fotos... mas a descriçao do porduto é semelhante a essa aqui da keko...

    http://www.keko.com.br/produtos_novo/index.php?lang=br

    []s

    Valeu Murillus pelas fotos.

    Esse para-choque de impulsão que vc está desenvolvendo será de metal ou parecido com este do link (plástico)?
  • 13/02/2008, 17:29
    Andre Sousa
    Amortecedores Do Suprema
    Citação:

    Postado originalmente por iwakura Ver Post
    Válter,

    Você sentia alguma deficiência com os amortecedores originais? Eu estou com os originais, visto que eles estão bons (10k km) e não senti necessidade de trocar pelos Suprema.

    E depois do teu relato que deu um trabalhão para instalar, vou pensar cem vezes antes de fazer o mesmo. Porque, se quebra numa viagem, vai ser um parto pra trocar...
    []

    O pessoal que tá pensando em trocar os amortecedores originais pelos do Suprema (GBL 1024) deve considerar o seguinte:

    1) A troca só é necessária para quem adiciona 2" à suspensão. Os amortecedores em questão possuem maior abertura e permitem maior curso na suspensão (cerca de 8 cm a mais). Sem eles, quando a suspensão alterada trabalha o amortecedor "soca" ao atingir o final do curso. Outra coisa é que, com 2" mais alto o carro tenderá a inclinar mais nas curvas. O amortecedor do Suprema é mais rígido e garante uma melhor estabilidade.

    => amortecedor Tracker: aberto 463 mm e fechado 302 mm
    => amortecedor Suprema: aberto 544 mm e fechado 322 mm

    2) Os amortecedores do Suprema são fixados por dois parafusos (superior e inferior) exatamente nos mesmos pontos de fixação dos originais. Não requer que seja trocado nehuma bucha ou batente ou sequer os parafusos. A única alteração necessária é com relação ao encaixe inferior. Será necessário serrar a aba de encaixe (cerca de 1 dedo). Isso só é feito para que os parafusos originais possam ser usados. Quem quiser colocar parafusos mais longos não precisa nem fazer isso. Eu acompanhei pessoalmente a subtituição dos meus. O mecânico levou uns 30 minutos pra montar os dois amortecedores.
  • 13/02/2008, 17:38
    Murillus
    Citação:

    Postado originalmente por TMorais Ver Post
    Valeu Murillus pelas fotos.

    Esse para-choque de impulsão que vc está desenvolvendo será de metal ou parecido com este do link (plástico)?

    deixa eu melhorar o link

    http://www.keko.com.br/produtos_novo...od_produto=542
  • 13/02/2008, 18:19
    VOVÔ DO TROLLER
    Citação:

    Postado originalmente por Andre Sousa Ver Post
    O pessoal que tá pensando em trocar os amortecedores originais pelos do Suprema (GBL 1024) deve considerar o seguinte:

    1) A troca só é necessária para quem adiciona 2" à suspensão. Os amortecedores em questão possuem maior abertura e permitem maior curso na suspensão (cerca de 8 cm a mais). Sem eles, quando a suspensão alterada trabalha o amortecedor "soca" ao atingir o final do curso. Outra coisa é que, com 2" mais alto o carro tenderá a inclinar mais nas curvas. O amortecedor do Suprema é mais rígido e garante uma melhor estabilidade.

    => amortecedor Tracker: aberto 463 mm e fechado 302 mm
    => amortecedor Suprema: aberto 544 mm e fechado 322 mm

    2) Os amortecedores do Suprema são fixados por dois parafusos (superior e inferior) exatamente nos mesmos pontos de fixação dos originais. Não requer que seja trocado nehuma bucha ou batente ou sequer os parafusos. A única alteração necessária é com relação ao encaixe inferior. Será necessário serrar a aba de encaixe (cerca de 1 dedo). Isso só é feito para que os parafusos originais possam ser usados. Quem quiser colocar parafusos mais longos não precisa nem fazer isso. Eu acompanhei pessoalmente a subtituição dos meus. O mecânico levou uns 30 minutos pra montar os dois amortecedores.

    e AÍ André , td bem? Esses nºs que você postou dos amortecedores da Tk é sem o prolongador, né? No encaixe inferior do amort. da suprema o orífico interno da bucha é de 14 mm e no original do Tk é de 12 mm, portanto há uma diferença de 2mm. Ou você troca o parafuso, ou coloca um caninho dentro da bucha da suprema (além de cortar a diferença) para não ter folga (esta última opção é muito mais fácil) . Abçs. Válter.
  • 13/02/2008, 18:31
    iwakura
    Citação:

    Postado originalmente por Andre Sousa Ver Post
    O pessoal que tá pensando em trocar os amortecedores originais pelos do Suprema (GBL 1024) deve considerar o seguinte:

    1) A troca só é necessária para quem adiciona 2" à suspensão. Os amortecedores em questão possuem maior abertura e permitem maior curso na suspensão (cerca de 8 cm a mais). Sem eles, quando a suspensão alterada trabalha o amortecedor "soca" ao atingir o final do curso. Outra coisa é que, com 2" mais alto o carro tenderá a inclinar mais nas curvas. O amortecedor do Suprema é mais rígido e garante uma melhor estabilidade.

    => amortecedor Tracker: aberto 463 mm e fechado 302 mm
    => amortecedor Suprema: aberto 544 mm e fechado 322 mm

    2) Os amortecedores do Suprema são fixados por dois parafusos (superior e inferior) exatamente nos mesmos pontos de fixação dos originais. Não requer que seja trocado nehuma bucha ou batente ou sequer os parafusos. A única alteração necessária é com relação ao encaixe inferior. Será necessário serrar a aba de encaixe (cerca de 1 dedo). Isso só é feito para que os parafusos originais possam ser usados. Quem quiser colocar parafusos mais longos não precisa nem fazer isso. Eu acompanhei pessoalmente a subtituição dos meus. O mecânico levou uns 30 minutos pra montar os dois amortecedores.

    André,

    Muito interessante e esclarecedor! Como sempre!

    Mas, em um ponto ainda me ficou uma dúvida: se o kit da RC é composto tanto por calços para as molas e quanto extensores pros amortecedores. Então, o curso dos amortecedores/molas não fica mantido como no original?

    []
  • 13/02/2008, 18:40
    Andre Sousa
    Citação:

    Postado originalmente por vbeltram Ver Post
    e AÍ André , td bem? Esses nºs que você postou dos amortecedores da Tk é sem o prolongador, né? No encaixe inferior do amort. da suprema o orífico interno da bucha é de 14 mm e no original do Tk é de 12 mm, portanto há uma diferença de 2mm. Ou você troca o parafuso, ou coloca um caninho dentro da bucha da suprema (além de cortar a diferença) para não ter folga (esta última opção é muito mais fácil) . Abçs. Válter.

    Vou tirar o amortecedor e ver como está montado. Se tiver essa folga vou acertar. Com essa folga é certo que fará barulho na suspensão.
  • 13/02/2008, 18:49
    VOVÔ DO TROLLER
    FORAM VENDIDAS , 882 Tracker só em dez/2007 ( enquanto as TR4 venderam 711). Se considerarmos o ano todo de 2007, foram vendidas 6.596 unidades de Tracker. Ab.Valter

    fonte 4 x 4 & Cia de fevereiro/2008
  • 13/02/2008, 19:01
    Andre Sousa
    Citação:

    Postado originalmente por iwakura Ver Post
    André,

    Muito interessante e esclarecedor! Como sempre!

    Mas, em um ponto ainda me ficou uma dúvida: se o kit da RC é composto tanto por calços para as molas e quanto extensores pros amortecedores. Então, o curso dos amortecedores/molas não fica mantido como no original?

    []

    Sim. Usando os prolongadores o curso original será mantido. Isso é justamente o que precisa ser alterado. O curso original precisa ser aumentado. Por que? Porque os pneus mais altos e o maior vão livre permitem ao veículo uma maior inclinação e uma maior ação da suspensão. Quanto mais colado ao chão menor a necessidade de ação da suspensão. Com maior vão livre e pneus maiores você submeterá o carro a situações que requererão maior ação da suspensão. Se fizer as modificações pra andar no asfalto essa diferença não será percebida. Mas na transposição de obstáculos sim.

    Note que essa discussão é apenas sobre o aumento do curso. Acho que o segundo motivo que é o aumento da estabilidade é outro fator importante.
  • 13/02/2008, 19:10
    VOVÔ DO TROLLER
    Citação:

    Postado originalmente por Andre Sousa Ver Post
    Sim. Usando os prolongadores o curso original será mantido. Isso é justamente o que precisa ser alterado. O curso original precisa ser aumentado. Por que? Porque os pneus mais altos e o maior vão livre permitem ao veículo uma maior inclinação e uma maior ação da suspensão. Quanto mais colado ao chão menor a necessidade de ação da suspensão. Com maior vão livre e pneus maiores você submeterá o carro a situações que requererão maior ação da suspensão. Se fizer as modificações pra andar no asfalto essa diferença não será percebida. Mas na transposição de obstáculos sim.

    Note que essa discussão é apenas sobre o aumento do curso. Acho que o segundo motivo que é o aumento da estabilidade é outro fator importante.

    Nos carros com calço de 2 " mesmo com os prolongadores vai dar "final de curso" (pelo menos depois de um certo tempo) , pois o cilindro do amortecedor original é menor do que o da suprema e por consequüencia o curso tb será menor, e vai bater, e já soube de casos que quebrou o suporte. Abçs. Válter
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