olah mais fotos...
Versão Imprimível
olah mais fotos...
Tarcisio,
desculpe pelas fotos... mas a descriçao do porduto é semelhante a essa aqui da keko...
http://www.keko.com.br/produtos_novo/index.php?lang=br
[]s
bOA tarde Iwakura. O problema dos amortecedores (traseiros) com prolongadores é devido à rapidez com que chegam ao final de curso, quando fazem um barulho metálico, principalmente quando o carro está carregado (foi o que aconteceu com os meus) e neste caso pode provocar a quebra do suporte. Evidentemente , que quanto menos der "pancada" mais vão agüentar, no entanto, com o tempo de uso , todos vão apresentar este problema. Veja bem, o meu só deu um "trabalhão" porque eu optei pelo caminho mais difícil , trabalhoso e caro (como eu postei em outras mensagens). Basta cortar o excesso (no comprimento) da bucha da suprema igualando-a à do original e colocar um caninho no buraco do da suprema que vai ficar com as mesmas configurações originais e segurança , além de ser bem mais simples e barato. O Adriano da RC 4 x 4 tem estes caninhos e quando precisar é só ligar para ele enviar. Com relação à quebrar numa viagem (mesmo com as adaptações) é praticamente impossível (mesmo que a borracha se rompa há um parafuso dentro da bucha que não deixa o amortecedores soltar, o máximo que pode acontecer é fazer barulho). Abçs. Válter
O pessoal que tá pensando em trocar os amortecedores originais pelos do Suprema (GBL 1024) deve considerar o seguinte:
1) A troca só é necessária para quem adiciona 2" à suspensão. Os amortecedores em questão possuem maior abertura e permitem maior curso na suspensão (cerca de 8 cm a mais). Sem eles, quando a suspensão alterada trabalha o amortecedor "soca" ao atingir o final do curso. Outra coisa é que, com 2" mais alto o carro tenderá a inclinar mais nas curvas. O amortecedor do Suprema é mais rígido e garante uma melhor estabilidade.
=> amortecedor Tracker: aberto 463 mm e fechado 302 mm
=> amortecedor Suprema: aberto 544 mm e fechado 322 mm
2) Os amortecedores do Suprema são fixados por dois parafusos (superior e inferior) exatamente nos mesmos pontos de fixação dos originais. Não requer que seja trocado nehuma bucha ou batente ou sequer os parafusos. A única alteração necessária é com relação ao encaixe inferior. Será necessário serrar a aba de encaixe (cerca de 1 dedo). Isso só é feito para que os parafusos originais possam ser usados. Quem quiser colocar parafusos mais longos não precisa nem fazer isso. Eu acompanhei pessoalmente a subtituição dos meus. O mecânico levou uns 30 minutos pra montar os dois amortecedores.
deixa eu melhorar o link
http://www.keko.com.br/produtos_novo...od_produto=542
e AÍ André , td bem? Esses nºs que você postou dos amortecedores da Tk é sem o prolongador, né? No encaixe inferior do amort. da suprema o orífico interno da bucha é de 14 mm e no original do Tk é de 12 mm, portanto há uma diferença de 2mm. Ou você troca o parafuso, ou coloca um caninho dentro da bucha da suprema (além de cortar a diferença) para não ter folga (esta última opção é muito mais fácil) . Abçs. Válter.
André,
Muito interessante e esclarecedor! Como sempre!
Mas, em um ponto ainda me ficou uma dúvida: se o kit da RC é composto tanto por calços para as molas e quanto extensores pros amortecedores. Então, o curso dos amortecedores/molas não fica mantido como no original?
[]
FORAM VENDIDAS , 882 Tracker só em dez/2007 ( enquanto as TR4 venderam 711). Se considerarmos o ano todo de 2007, foram vendidas 6.596 unidades de Tracker. Ab.Valter
fonte 4 x 4 & Cia de fevereiro/2008
Sim. Usando os prolongadores o curso original será mantido. Isso é justamente o que precisa ser alterado. O curso original precisa ser aumentado. Por que? Porque os pneus mais altos e o maior vão livre permitem ao veículo uma maior inclinação e uma maior ação da suspensão. Quanto mais colado ao chão menor a necessidade de ação da suspensão. Com maior vão livre e pneus maiores você submeterá o carro a situações que requererão maior ação da suspensão. Se fizer as modificações pra andar no asfalto essa diferença não será percebida. Mas na transposição de obstáculos sim.
Note que essa discussão é apenas sobre o aumento do curso. Acho que o segundo motivo que é o aumento da estabilidade é outro fator importante.
Nos carros com calço de 2 " mesmo com os prolongadores vai dar "final de curso" (pelo menos depois de um certo tempo) , pois o cilindro do amortecedor original é menor do que o da suprema e por consequüencia o curso tb será menor, e vai bater, e já soube de casos que quebrou o suporte. Abçs. Válter