Powered by vBulletin

Tracker/2007 - Preparação Para Trilhas

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 144 de 405 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 4494134135136137138139140141142143144145146147148149150151152153154194244 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 23/07/2008, 09:24
    Newton Guerra
    2 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por Andre Sousa Ver Post
    Voltando ao assunto dos prolongadores, tendo por base o kit da RC, em tese todos os 4 deveriam ser de 4,5 cm. Pelo que vi, são simples cilindros de Nylon com uma rosca no centro e um parafuso sem-fim para enrroscá-los no ponto de fixação original. O batente passa, então a ficar fixado no calço de Nylon. Seria só soltar o batente e levar num torneiro. Coisa simples e rápida.

Espero que os batentes originais sejam, então, apenas enrroscados. Eu acabei de medir o espaço que atualmente existe entre a ponta do batente de borracha dianteiro e a parte da balança que encostaria nessa ponta - tem cerca de 5,5 cm. Como ela está afastada por causa do calço uns 4,5 cm, significa que a distância original era de apenas 1 cm? Alguem que tenha o carro original ainda poderia confirmar?

André, os calços têm 40 mm na dianteira e 50 na traseira como o Tarciso disse.
    Os cilindros são como você disse, mas no caso da Alternativa são de ferro e eles não vendiam separadamente. Acabei de medir no meu carro a distância entre o batente de borracha e a balança, é realmente algo em torno de 10 ou 15 mm (não consegui medir direito aqui no escritório).

Achei muito estranho o que você disse sobre dar fim de curso só com o balanço do carro. Será só pelo quebra-mato ou suas molas já arriaram? Eu nunca fiz trilha com o GV, mas tinha o kit de 2" sem o calço e NUNCA deu fim de curso na dianteira. Rodei mais de 40.000 km, muitos em estradas ruins de terra com o carro super carregado, bagageiro, material de camping, outro estepe, etc... Quando troquei os amortecedores dianteiros (120.000 km), eles estavam muito ruins, nem abriam mais sozinhos. Será isso pela diferença das molas japonesas para as argentinas? Não notei diferença no conforto de um carro para outro.

Fotos do "saudoso" GV...
  • 23/07/2008, 10:11
    iwakura
    Citação:

Postado originalmente por Newton Guerra Ver Post
    Os cilindros são como você disse, mas no caso da Alternativa são de ferro e eles não vendiam separadamente. Acabei de medir no meu carro a distância entre o batente de borracha e a balança, é realmente algo em torno de 10 ou 15 mm (não consegui medir direito aqui no escritório).

Achei muito estranho o que você disse sobre dar fim de curso só com o balanço do carro. Será só pelo quebra-mato ou suas molas já arriaram? Eu nunca fiz trilha com o GV, mas tinha o kit de 2" sem o calço e NUNCA deu fim de curso na dianteira. Rodei mais de 40.000 km, muitos em estradas ruins de terra com o carro super carregado, bagageiro, material de camping, outro estepe, etc... Quando troquei os amortecedores dianteiros (120.000 km), eles estavam muito ruins, nem abriam mais sozinhos. Será isso pela diferença das molas japonesas para as argentinas? Não notei diferença no conforto de um carro para outro.

Fotos do "saudoso" GV...

Newton,

É que ele está com um quebra-mato, que pesa bastante + guincho que pesa uns 30kg ou mais. Ou seja, está com o peso de 1 pessoa grudado na frente... Deve abaixar bem a dianteira!

E acho que esses calços do batente devem ser feitos de metal, não sei se um calço de nylon, como o André está pensando em fazer, vai conseguir segurar o a rosca do parafuso sem cabeça...

Terceiro: André, quanto às tuas pretensões de trazer o kit da Calmini no avião: a algum tempo atrás rolou uma discussão na SuzukiNet sobre amortecedores e aviões e parece que, como são pressurizados, não seriam permitidos transportá-los desta forma. De uma conferida com a companhia aérea!
  • 23/07/2008, 12:31
    Luciano-SP GV
    Ajuda
    Galera, dei uma lida geral no site, e pelo que me parece, não há uma solução unânime para resolver o assunto "suspensão" da GV, então, peço uma sugestão de urgência para o meu caso.
    Tenho uma GV 2000, 4 portas (ou melhor, 5... rsrsrs). Instalei o Kit da RC de 2''.
    Ocorre que meu carro esta com GNV, dois cilindros de 7 metros. Pelo que sei, tanto os amortecedores e as molas são originas (o carro está com 90.000 km).
    Tenho tido dois problemas, um crônico das bieletas, as borrachas estouram toda hora; o outro, se eu colocar 3 pessoas no carro, qualquer lombada em que eu não passe extremamente cuidadosamente, o amortecedor traseiro dá fim de curso.
    O que eu faço???? Estou pensando em trocar amortecedores e mola, mas o que escolher??? Me parece que a solução de amortecedores traseiros seria o da Suprema, a gás... é isso? se sim qual o código e marca?
    Quanto aos dianteiros, qual amortecedor coloco (marca e código - fiquei com muita dúvida com a informação de que os amortecedores da Vitarinha serviriam - MOnroe adventure 4x4)?
    Perdoem-me o número de perguntas, mas ainda não acabou... rsrsrsrs
    E as molas, na dianteira, troco pelas originais mesmo??? e na traseira, vale a pena tirar o calço da mola e colocar a do Opala 4cc? E me parece que pra colocar a mola do Opala, terei que fazer adaptações para o encaixe, quais seriam?
    Por fim (pelo menos pelo que me lembro agora) qual é a adaptação que o amortecedor da Suprema (monroe gás) precisa para ser colocado na GV...
    Ajudem-me... por favor... a viatura está parada na oficina esperando uma definição minha...
    Ah... quanto a bieleta, o rapaz da oficina disse que a levaria a um torneiro para recuperá-la, se der certo, passo a fórmula a vcs.
    Fortes abraços desesperados, mas muito feliz com a GV. (minha opção mais extrema seria deixá-la "original" novamente e tentar rodar mais sossegado - ainda assim terie o sobre peso dos cilindros de gás).
  • 23/07/2008, 13:03
    Andre Sousa
    Citação:

Postado originalmente por Pedrinha Ver Post
    Caro Andre,

Meu carro ainda está original...se vc me explicar (e eu entender :oops: ) o que tenho que medir, posso fazê-lo p/ vc.
    No entanto, lendo tudo que vcs estão falando com muita atenção, acho mais razoável "dar um passe" no calço dianteiro, diminuindo um pouco a altura deles. A diminuição do número de elos das molas de opala, igualando a altura desta mola com a do tracker + calço, tb seria bem razoável. Por fim, estes palpites são somente aplicáveis àqueles que não pretendem radicalizar na mexida.

[]s. :concordo:

Valeu Pedrinha. O Newton já deu a resposta. Obrigado mesmo.
  • 23/07/2008, 13:09
    Andre Sousa
    Citação:

Achei muito estranho o que você disse sobre dar fim de curso só com o balanço do carro.

Também acho estranho. Minhas molas dianteiras não aguentam. E olha que já tirei o guincho tem mais de um mês.

Estou apostando que a calibragem do conjunto da suspensão do Tracker argentino é mais macia que os Grand Vitara importados. Na próxima semana, já com molas novas, vou poder comentar.

Bonitas fotos Newton
  • 23/07/2008, 13:15
    Andre Sousa
    Acabei de lembrar de uma cena que descreve o que estou procurando em termos de suspensão dianteira. Lembram aquele anúncio de TV da Nova Frontier? A pickup passa por uma estrada de terra e faz umas manobras saltando uns pequenos barrancos, etc, etc, etc.
    Pois é, com meu antigo G. Vitara isso era mole. Com o Tracker nem pensar, a suspensão dianteira vai socar e dar fim de curso com o primeiro desnível mais acentuado. Teria que fazer o percurso bem lentamente, se acelerar e o carro partir pra cima dos obstáculos não há rigidez na suspensão para aguentar. Pra cidade tá ótimo o carro é bem macio, mas pro uso off road não dá.
  • 23/07/2008, 13:17
    Pedrinha
    Citação:

Postado originalmente por Luciano-SP GV Ver Post
    Galera, dei uma lida geral no site, e pelo que me parece, não há uma solução unânime para resolver o assunto "suspensão" da GV, então, peço uma sugestão de urgência para o meu caso.
    Tenho uma GV 2000, 4 portas (ou melhor, 5... rsrsrs). Instalei o Kit da RC de 2''.
    Ocorre que meu carro esta com GNV, dois cilindros de 7 metros. Pelo que sei, tanto os amortecedores e as molas são originas (o carro está com 90.000 km).
    Tenho tido dois problemas, um crônico das bieletas, as borrachas estouram toda hora; o outro, se eu colocar 3 pessoas no carro, qualquer lombada em que eu não passe extremamente cuidadosamente, o amortecedor traseiro dá fim de curso.
    O que eu faço???? Estou pensando em trocar amortecedores e mola, mas o que escolher??? Me parece que a solução de amortecedores traseiros seria o da Suprema, a gás... é isso? se sim qual o código e marca?
    Quanto aos dianteiros, qual amortecedor coloco (marca e código - fiquei com muita dúvida com a informação de que os amortecedores da Vitarinha serviriam - MOnroe adventure 4x4)?
    E as molas, na dianteira, troco pelas originais mesmo??? e na traseira, vale a pena tirar o calço da mola e colocar a do Opala 4cc? E me parece que pra colocar a mola do Opala, terei que fazer adaptações para o encaixe, quais seriam?
    Por fim (pelo menos pelo que me lembro agora) qual é a adaptação que o amortecedor da Suprema (monroe gás) precisa para ser colocado na GV...
    Ajudem-me... por favor... a viatura está parada na oficina esperando uma definição minha...
    Ah... quanto a bieleta, o rapaz da oficina disse que a levaria a um torneiro para recuperá-la, se der certo, passo a fórmula a vcs.
    Fortes abraços desesperados, mas muito feliz com a GV. (minha opção mais extrema seria deixá-la "original" novamente e tentar rodar mais sossegado - ainda assim terie o sobre peso dos cilindros de gás).

Caro Luciano,

Como não sou mecânico (sou mexânico), vou dar apenas um pitaco:
    Como seu carro está com Kit-GNV, eu optaria pela instalação de molas dianteiras de opala 6CC com Ar (são mais duras) e amortecedores traseiros de Omega Suprema. O amortecedor traseiro ideal é o turbogás da Cofap ou Monroe, mas parece que estão em falta no mercado. Vc pode usar o à óleo, pois o curso dele é o mesmo. Parece que existe a opção de se usar amortecedores de F1000 de 1982 em diante...tem um GV aqui do fórum que está com estes amortecedores, se vc leu as msgs vc deve ter visto isso. Com relação à suspensão dianteira, não vejo motivo de vc mexer nela. Apenas substitua os amortecedores que foram pro brejo...já as bieletas...well, isso é efeito colateral de tantas mudanças e, como elas são baratas...:putz:...

• 23/07/2008, 13:21
    iwakura
    Citação:

Postado originalmente por Andre Sousa Ver Post
    Acabei de lembrar de uma cena que descreve o que estou procurando em termos de suspensão dianteira. Lembram aquele anúncio de TV da Nova Frontier? A pickup passa por uma estrada de terra e faz umas manobras saltando uns pequenos barrancos, etc, etc, etc.
    Pois é, com meu antigo G. Vitara isso era mole. Com o Tracker nem pensar, a suspensão dianteira vai socar e dar fim de curso com o primeiro desnível mais acentuado. Teria que fazer o percurso bem lentamente, se acelerar e o carro partir pra cima dos obstáculos não há rigidez na suspensão para aguentar. Pra cidade tá ótimo o carro é bem macio, mas pro uso off road não dá.

E o teu antigo GV tava também com quebra-mato e guincho?
  • 23/07/2008, 13:21
    Andre Sousa
    Citação:

Postado originalmente por Luciano-SP GV Ver Post

Irmão sugiro pra você o que vou usar pra mim.

Traseira: amortecedores Suprema + molas Opara 4cc
    Dianteira: conjunto original de mola Suzuki (pode ser a do GV diesel que são mais duras) + amortecedor Monroe.

Para um melhor ajuste da mola do Opala compre os calços de borracha que vendem junto. Uma sugestão complementar que já falaram aqui é embrulhar as pontas das molas com uma mangueira de borracha, só pra evitar rangidos de atrito. No mais, a mola se encaixa perfeitamente.
  • 23/07/2008, 13:29
    Pedrinha
    Citação:

Fotos do "saudoso" GV...

Caro Newton,

Uma beleza suas fotos. :palmas:
    Provavelmente estas fotos foram feitas no Atacama, certo? Meu sonho de aventura é fazer uma viagem até Ushuaia, indo pelo litoral chileno e voltando pela Patagônia argentina, via Península Valdez. Só que p/ isso, preciso modificar a CLT...pois em 30 dias não dá!...vai ficar p/ comemorar minha aposentadoria. :pensativo:

• 23/07/2008, 13:34
    iwakura
    Citação:

Caro Newton,

Provavelmente estas fotos foram feitas no Atacama, certo? Meu sonho de aventura é fazer uma viagem até Ushuaia, indo pelo litoral chileno e voltando pela Patagônia argentina, via Península Valdez. Só que p/ isso, preciso modificar a CLT...pois em 30 dias não dá!...vai ficar p/ comemorar minha aposentadoria. :pensativo:

Pedrinha,

Atacama não chega nem perto!

A primeira foto é do Paso San Francisco. A 2da deve ser no caminho entre San Antonio de Los Cobres e Antofagasta de La Sierra, certo Newton?

De nuestra viagem pelo NOA (Catarmarca). Há um tópico nas viagens on-road do fórum sobre ela, com muitas fotos mais.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ight=catamarca

[]
    Mário
  • 23/07/2008, 14:24
    Newton Guerra
    Citação:

Caro Newton,

Pedrinha, essas fotos são da viagem que fiz agora em janeiro com o Mário, ao NOA (noroeste da Argentina) e Atacama. Como o Mário disse, a primeira é no paso San Francisco, com o Ojos del Salado (mais alto vulcão do mundo, segunda montanha das Américas com mais de 6800 m de altitude) ao fundo. A segunda é chegando a El Peñon, perto de Antofagasta de la Sierra.

Para Ushuaia, viajei 38 dias, conseguimos emendar umas férias coletivas entre o Natal e Ano Novo de 2006 com 30 dias em janeiro 2007.
    Optei por não passar pelo litoral chileno, voltei pela ruta 40. Acho que o litoral do Chile vale uma viagem à parte, passando por Mendoza.

Para o Atacama e NOA, é outra viagem também. Vá primeiro ao Atacama, pois é MUITO mais feio que o NOA. Fiz ao contrário e me arrependi.

Abraços, desvirtuando o post....qualquer coisa continuamos enviando MPs.

Ps.: tem fotos aqui: http://picasaweb.google.com/Newton.Guerra/Patagonia

http://picasaweb.google.com/Newton.Guerra/NOA2008
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 144 de 405 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 4494134135136137138139140141142143144145146147148149150151152153154194244 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 00:07.