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Tracker/2007 - Preparação Para Trilhas

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  • 29/07/2008, 06:42
    iwakura
    Citação:

    Postado originalmente por vbeltram Ver Post
    Na minha modesta opinião esta diferença , na prática, não tem importância significativa . O que interessa é o curso do amortecedor, além do que, o que determina a altura são as molas. Não é isso? Ou estou enganado? Abs. Válter

    Realmente, o que determina a altura são as molas! No amortecedor, além do curso, o importante é que ele, na posição neutra (carro no chão e no plano), fique o mais próximo do meio curso. Não adianta nada ele ter um baita curso, se, instalado, ficar todo aberto ou todo fechado!

    E, evidentemente, se houver diferença, esta deve ser milimétrica. Por exemplo, entre os Monroe a Gás e o Air Max há uma diferença de 1mm entre aberto e fechado.

    []
    Mário.
  • 29/07/2008, 06:57
    hrodrigues
    Olá a todos

    Concordo com o Mário. Me parece, se não estou enganado, que, no caso do monroe, tem de tirar as borrachas do olhal do original e colocar nele.

    Abs

    Helio
  • 29/07/2008, 12:35
    Zé Novais
    ANSIEDADE é uma m-e-#-d-@ . . . alguem tem noticias do kit da ALTERNATIVA ? ? ? ?
  • 29/07/2008, 14:53
    Pedrinha
    Amortecedores comprados: Monroe à gás de Omega Suprema. Preço final do último par R$ 293,00 com frete incluído. :roll: Agora só faltam os pneus, kit supensão, proteções inferiores (todas), molas (?...a decidir), mão de obra,...:parede:...haja dim dim!!!

    ...férias chegando...hj falta menos que ontem... :dance:

    []s. :concordo:
  • 29/07/2008, 18:00
    VOVÔ DO TROLLER
    Citação:

    Postado originalmente por Pedrinha Ver Post
    Amortecedores comprados: Monroe à gás de Omega Suprema. Preço final do último par R$ 293,00 com frete incluído. :roll: Agora só faltam os pneus, kit supensão, proteções inferiores (todas), molas (?...a decidir), mão de obra,...:parede:...haja dim dim!!!

    ...férias chegando...hj falta menos que ontem... :dance:

    []s. :concordo:

    Aí Pedrinha. Devagar você chega lá. Aqui em S.P. estes amortecedores estão bem mais caros (conforme pesquisa feita há 2 meses atrás o par dos Monroe t.gás,custava mais de R$ 500,00), em compensação os Cofap também turbo gás, saiam por R$130,00 o par, só que tem um detalhe, não existe para venda. Abs
  • 29/07/2008, 19:31
    Pedrinha
    Citação:

    Postado originalmente por vbeltram Ver Post
    Aí Pedrinha. Devagar você chega lá.

    Poizé Valter, estou que nem Martinho da Vila...é devagar...é devagarinho. Quero fazer estas modificações com muita calma, sem pressa...e fazê-las bem feitas. Ainda falta muita coisa, mas em primeiro lugar, estão minhas férias. Quero primeiro zerar o QI e curtir a família. Ficarei fora duas semanas e só depois disso, vou comprar (pexinchar :rolleyes: ) o que falta e começar a mexer no carro.

    []s. :concordo:
  • 29/07/2008, 19:41
    VOVÔ DO TROLLER
    Citação:

    Postado originalmente por Pedrinha Ver Post
    Poizé Valter, estou que nem Martinho da Vila...é devagar...é devagarinho. Quero fazer estas modificações com muita calma, sem pressa...e fazê-las bem feitas. Ainda falta muita coisa, mas em primeiro lugar, estão minhas férias. Quero primeiro zerar o QI e curtir a família. Ficarei fora duas semanas e só depois disso, vou comprar (pexinchar :rolleyes: ) o que falta e começar a mexer no carro.

    []s. :concordo:

    Boa férias Pedrinha, para você e para toda a família Pedrinha. As minhas, felizmente, também estão próximas. Abs
  • 29/07/2008, 22:13
    Andre Sousa
    5 Anexo(s)
    Notícia sobre as últimas modificação
    ESPAÇADOR DO BATENTE DO AMORTECEDOR DIANTEIRO

    Passei os últimos dias no torneiro e no mecânico e terminei algumas melhorias como já havia adiantedo. A primeira é a colocação de espaçadores para os batentes do amortecedor dianteiro. Sentia que a suspensão estava macia demais e, por vezes, dava fim de curso socando o amortecedor. Verificamos aqui no fórum que o motivo de socar seria o rebaixamento do amortecedor dianteiro. Uma forma de compensar seria colocar uma peça para alongar o batente.

    Eis as fotos da peça que mandei fazer, com 3 cm de altura e a sua colocação. Mais um detalhe, veja a última foto, da bandeja, que não há marca alguma do batente - sinal que a bandeja realmente nunca encostou no batente.

    Obs. Quando fiz as minhas, mandei fazer três pares extras. Ainda tenho um sobrando. Quem quiser basta encaminhar uma "mensagem privada" que eu mando por transportadora.
  • 29/07/2008, 22:29
    Andre Sousa
    1 Anexo(s)
    Outra mudança que fiz foi das molas. Pretendia trocar as molas dianteiras pelas do Grand Vitara V6 e as traseireas pelas do Opala 4cc - SÓ TROQUEI AS DIANTEIRAS. O resultado foi realmente o esperado. Rodei com o carro passando por vários terrenos acidentador, quebra-molas etc. e aprovei as molas na dianteira. O carro não deu fim de curso em momento algum.

    Abaixo segue foto que mostra a diferença. Notem que o tamanho, a grossura e o numero dos elos são os mesmos em ambas as molas. Mas a do V6 tem uma marca branca e uma cinza, enquanto a normal tem uma branca e duas amarelas. Isso significa que as molas são iguais no formato mas diferentes na dureza.
  • 29/07/2008, 22:39
    Andre Sousa
    1 Anexo(s)
    A mola traseira eu não troquei porque segui o conselho do meu mecânico. Segundo o que ele me explicou os encaixes não são compatíveis. Tanto na parte superior, que provocaria rangidos porque a mola é muito mais larga que o local onde se encaixaria, como também no encaixe inferior - e nesse caso é que o problema é mais grave.

    Acontece que a mola original é um pouco mais fina e a circunferência de seus elos é menos. No local onde a mola se acenta (na parte de baixo) há uma fenda que faz exatamente a circunferência da mola e que serve para travar a mola impedindo que o elo final se abra e a mola escorregue para baixo. O que acontece é que a mola do Opala não se assenta nessa fenda, ela só se apoia na beirada. Conclusão: no início vai servir, apesar de provocar rangidos, mas corre o risco de seis elos inferiores cederem ou quebrarem.

    Abaixo segue foto da mola original perfeitamente acentada na fenda que retém o elo inferior.
  • 29/07/2008, 22:49
    Andre Sousa
    5 Anexo(s)
    Realocador da barra Panhard.
    Uma última alteração que estava estudando é um prolongador para fixação da barra Panhard. Essa peça nós já havíamos visto em outros kits e serve para compensar o deslocamento que o eixo trazeiro têm por causa do calço que usamos. Pois bem, tirei as medidas, fiz um molde de madeira e mandei fazer e aço. O resultado ficou bom. A barra subiu cerca de 5cm e o deslocamento foi corrigido em 1,5 cm para a esquerda.

    Veja na 4ª foto como o eixo fica fora do encaixe cerca de 1,5 cm. Na última foto já está na posição original.
  • 29/07/2008, 23:12
    VOVÔ DO TROLLER
    Citação:

    Postado originalmente por Andre Sousa Ver Post
    ESPAÇADOR DO BATENTE DO AMORTECEDOR DIANTEIRO

    Passei os últimos dias no torneiro e no mecânico e terminei algumas melhorias como já havia adiantedo. A primeira é a colocação de espaçadores para os batentes do amortecedor dianteiro. Sentia que a suspensão estava macia demais e, por vezes, dava fim de curso socando o amortecedor. Verificamos aqui no fórum que o motivo de socar seria o rebaixamento do amortecedor dianteiro. Uma forma de compensar seria colocar uma peça para alongar o batente.

    Eis as fotos da peça que mandei fazer, com 3 cm de altura e a sua colocação. Mais um detalhe, veja a última foto, da bandeja, que não há marca alguma do batente - sinal que a bandeja realmente nunca encostou no batente.

    Obs. Quando fiz as minhas, mandei fazer três pares extras. Ainda tenho um sobrando. Quem quiser basta encaminhar uma "mensagem privada" que eu mando por transportadora.

    Valeu André, e obrigado pelas informações. Você colocou as molas do v6 junto com os espaçadores? Será que só com as molas do v6 não resolveria o problema do final de curso? ( no meu caso e de outros, que não tem o peso adicional do guincho). Abs. Válter
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