Powered by vBulletin

Tracker/2007 - Preparação Para Trilhas

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 151 de 405 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 51101141142143144145146147148149150151152153154155156157158159160161201251 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 30/07/2008, 06:07
    hrodrigues
    Preparação...
    Citação:

Postado originalmente por Andre Sousa Ver Post
    ESPAÇADOR DO BATENTE DO AMORTECEDOR DIANTEIRO

Passei os últimos dias no torneiro e no mecânico e terminei algumas melhorias como já havia adiantedo. A primeira é a colocação de espaçadores para os batentes do amortecedor dianteiro. Sentia que a suspensão estava macia demais e, por vezes, dava fim de curso socando o amortecedor. Verificamos aqui no fórum que o motivo de socar seria o rebaixamento do amortecedor dianteiro. Uma forma de compensar seria colocar uma peça para alongar o batente.

Eis as fotos da peça que mandei fazer, com 3 cm de altura e a sua colocação. Mais um detalhe, veja a última foto, da bandeja, que não há marca alguma do batente - sinal que a bandeja realmente nunca encostou no batente.

Obs. Quando fiz as minhas, mandei fazer três pares extras. Ainda tenho um sobrando. Quem quiser basta encaminhar uma "mensagem privada" que eu mando por transportadora.

Olá André

Já havia lhe mandado msg pedindo que me enviasse mp pois tinha interesse nestes alongadores ( msg #1779 ). Se ainda tiver disponível, quero um, por favor, me envie os dados para que possa efetuar depósito.

Abs

Helio
  • 30/07/2008, 06:11
    hrodrigues
    Preparação...
    Citação:

Outra mudança que fiz foi das molas. Pretendia trocar as molas dianteiras pelas do Grand Vitara V6 e as traseireas pelas do Opala 4cc - SÓ TROQUEI AS DIANTEIRAS. O resultado foi realmente o esperado. Rodei com o carro passando por vários terrenos acidentador, quebra-molas etc. e aprovei as molas na dianteira. O carro não deu fim de curso em momento algum.

Abaixo segue foto que mostra a diferença. Notem que o tamanho, a grossura e o numero dos elos são os mesmos em ambas as molas. Mas a do V6 tem uma marca branca e uma cinza, enquanto a normal tem uma branca e duas amarelas. Isso significa que as molas são iguais no formato mas diferentes na dureza.

Andre

O teste foi feito com ou sem o guincho ?

Helio
  • 30/07/2008, 08:08
    Andre Sousa
    Citação:

Postado originalmente por vbeltram Ver Post
    Valeu André, e obrigado pelas informações. Você colocou as molas do v6 junto com os espaçadores? Será que só com as molas do v6 não resolveria o problema do final de curso? ( no meu caso e de outros, que não tem o peso adicional do guincho). Abs. Válter

Citação:

Postado originalmente por hrodrigues Ver Post
    Andre

O teste foi feito com ou sem o guincho ?

Helio

Sim esse teste foi feito sem guincho. Esse desempenho da suspensão foi verificado sem o guincho. Ficou ideal. Não senti que estivesse dura demais e ficou resistente o bastante pra andar com o carro sem medo por terrenos acidentados como uma estrada de terra com desníveis, barrancos. Para ter uma noção, sabem aquele tipo de quebra-molas que mas parecem uma rampas, não aqueles que passam uma roda e depois a outra, mas aqueles mais largos? Pois é, passei com o carro a uns 70 por hora - justamente pra testar uma situação de imprevisto. O carro chegou a saltar de frente. Quando tocou o solo a suspensão dianteira fez seu trabalho. A frente afundou mas não senti bater nada. Antes das molas novas, mesmo já tendo tirado o guincho, seria certo que socariam os amortecedores no fim de curso.

Certamente não seria assim com um guincho. Só deu pra fazer isso porque tava sem o guincho.
  • 30/07/2008, 09:04
    Fabriciooliver
    Andre,

Vc ainda tem o calço do batente? se tem informa ai o preço e numero da conta. Envia por email, fabriciooliver@hotmail.com ( nao conseguir enviar MP)
  • 30/07/2008, 11:07
    Andre Sousa
    Citação:

Postado originalmente por Fabriciooliver Ver Post
    Andre,

Vc ainda tem o calço do batente? se tem informa ai o preço e numero da conta. Envia por email, fabriciooliver@hotmail.com ( nao conseguir enviar MP)

Já te mandei um e-mail
  • 30/07/2008, 17:15
    Murillus
    Citação:

ESPAÇADOR DO BATENTE DO AMORTECEDOR DIANTEIRO

Passei os últimos dias no torneiro e no mecânico e terminei algumas melhorias como já havia adiantedo. A primeira é a colocação de espaçadores para os batentes do amortecedor dianteiro. Sentia que a suspensão estava macia demais e, por vezes, dava fim de curso socando o amortecedor. Verificamos aqui no fórum que o motivo de socar seria o rebaixamento do amortecedor dianteiro. Uma forma de compensar seria colocar uma peça para alongar o batente.

Eis as fotos da peça que mandei fazer, com 3 cm de altura e a sua colocação. Mais um detalhe, veja a última foto, da bandeja, que não há marca alguma do batente - sinal que a bandeja realmente nunca encostou no batente.

Andre e demais foristas,

Desculpem a burrice, mas nao entendi a funcao desta modificação...
  • 30/07/2008, 17:54
    marquito
    guincho, milhas e pY para tracker
    Dando sequencia as perguntas antecipadas à compra do meu tracker...

tenho um guincho tabor 9.000 e sei que ele é muito grande para o tracker, vou ter que trocar por um menor.. qual a sugestão? Como fixar? altera a garantia? e a bateria da conta (acho que a bateria dele é de 65... não e pouca??)

e py??? onde fixar no painel?

os farois de milha, onde colocar os botões - ví que tem vários espaços para os botões do vidro eletrico que ficam no console e não são usados... dah para utilizar???

vou precisar de um daqueles bagageiros fechados...alguém tem idéia de onde eu acho e quanto custa??

e o som, me disseram que é uma m#$@%....

abs cheio de dúvidas e babando a cada vez que vejo um tracker na rua...
  • 30/07/2008, 18:02
    Newton Guerra
    Citação:

Postado originalmente por Murillus Ver Post
    Andre e demais foristas,

Desculpem a burrice, mas nao entendi a funcao desta modificação...

Murillus, o carro tem o batente de borracha que impede que o amortecedor feche por completo, pois uma pancada forte ele não aguenta. Ou seja, a pancada vai para o chassis, amortecida pela borracha e não pelo amortecedor.

Com o calço de 40 mm nas molas, esse batente também sobe 40 mm. O amortecedor também abre 40 mm, então não teria problema. Mas para não perder curso (ele fica próximo da abertura máxima), calçamos o amortecedor por cima, "devolvendo" ele pra posição original.

Nessa configuração, repare que subimos o batente 40 mm e mantivemos o amortecedor original. Assim, a mola tem 40 mm a mais de curso para comprimir, mas nesses 40 mm o amortecedor vai comprimir ao máximo antes do batente encostar na bandeja. Ele não aguenta e estoura. Posicionando o batente mais para baixo com o calço, tudo trabalha como o carro original e o amortecedor agradece!

Na verdade, com o calço na mola "só" ganhamos altura e possibilidade de colocar pneus maiores.

Abraços
  • 30/07/2008, 18:11
    Newton Guerra
    Citação:

Postado originalmente por marquito Ver Post
    Dando sequencia as perguntas antecipadas à compra do meu tracker...

tenho um guincho tabor 9.000 e sei que ele é muito grande para o tracker, vou ter que trocar por um menor.. qual a sugestão? Como fixar? altera a garantia? e a bateria da conta (acho que a bateria dele é de 65... não e pouca??)

e py??? onde fixar no painel?

os farois de milha, onde colocar os botões - ví que tem vários espaços para os botões do vidro eletrico que ficam no console e não são usados... dah para utilizar???

vou precisar de um daqueles bagageiros fechados...alguém tem idéia de onde eu acho e quanto custa??

e o som, me disseram que é uma m#$@%....

abs cheio de dúvidas e babando a cada vez que vejo um tracker na rua...

Marquito, use o buscador que tem muita informação aqui.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=43489

http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=33698

http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=39867

Abraços
  • 30/07/2008, 18:34
    Andre Sousa
    Molas Opala
    Peço ajuda ao pessoal que colocou molas do Opala na traseira do Tracker para alguns esclarecimentos. Como falei há pouco, quando tentei colocar as molas senti que elas não se adaptavam tão bem asssim. Isso porque as molas originais são afuniladas no encaixe superior e seu último elo se assenta numa pequena vala em forma circular que abraça a mola.

A mola do Opala é reta e mais grossa. Por esse motivo o encaixe superior fica folgado e no encaixe inferior o elo não assenta na vala porque a bitola da mola é maior e o elo um pouco mais aberto. Ou seja, ao invés de encaixar na vala circular ficará assentada sobre sua borda.

Pois bem. Quanto ao encaixe superior penso que é possível com o calço original do Opala e com o revestimento de dois elos superiores com uma mangueira de borracha acabar com a folga. Mas e quanto ao inferior. Como vocês fizeram? A Mola simplesmente ficou assentada sem se encaixar? E quanto a barulhos na suspensão traseira em decorrência dessa não adaptação perfeita? As molas rangem? Alguém sabe de quebras?

Valeu.
  • 30/07/2008, 18:56
    Newton Guerra
    Citação:

Peço ajuda ao pessoal que colocou molas do Opala na traseira do Tracker para alguns esclarecimentos. Como falei há pouco, quando tentei colocar as molas senti que elas não se adaptavam tão bem asssim. Isso porque as molas originais são afuniladas no encaixe superior e seu último elo se assenta numa pequena vala em forma circular que abraça a mola.

A mola do Opala é reta e mais grossa. Por esse motivo o encaixe superior fica folgado e no encaixe inferior o elo não assenta na vala porque a bitola da mola é maior e o elo um pouco mais aberto. Ou seja, ao invés de encaixar na vala circular ficará assentada sobre sua borda.

Pois bem. Quanto ao encaixe superior penso que é possível com o calço original do Opala e com o revestimento de dois elos superiores com uma mangueira de borracha acabar com a folga. Mas e quanto ao inferior. Como vocês fizeram? A Mola simplesmente ficou assentada sem se encaixar? E quanto a barulhos na suspensão traseira em decorrência dessa não adaptação perfeita? As molas rangem? Alguém sabe de quebras?

Valeu.

André, não sou uma boa referência no quesito "trilhas"...
    Realmente as molas não se encaixam perfeitamente, são um pouco maiores. Mas tem muita gente usando, o Fábio Rosa tem colocado em alguns GVs lá no sul e não vi nenhum relato de quebras. Eles fazem muitas trilhas.

Eu não ouvi ruído nenhum, e sou chato pacas. Viajei com o carro vazio e carregado, para fim foi super tranquilo. Me parece ser pior o encaixe superior, pois o calço do Tracker + o do Opala não se casaram bem.

A mangueira é uma boa opção, mas o Daniel fez uma coisa muito legal: torneou o calço da RC de maneira que ele entre na mola do Opala (pegue as medidas caso resolva voltar a usá-los):
    Imagine o calço da RC na posição que está no carro: mantenha a parte superior, pois ela se encaixa bem no carro; a parte de baixo, mais larga, ele torneou por fora diminuindo o diâmetro para entrar na mola do Opala. Assim, a mola fica centralizada e não se move.

Abraços
  • 30/07/2008, 19:33
    Andre Sousa
    Citação:

Postado originalmente por Newton Guerra Ver Post
    André, não sou uma boa referência no quesito "trilhas"...
    Realmente as molas não se encaixam perfeitamente, são um pouco maiores. Mas tem muita gente usando, o Fábio Rosa tem colocado em alguns GVs lá no sul e não vi nenhum relato de quebras. Eles fazem muitas trilhas.

Eu não ouvi ruído nenhum, e sou chato pacas. Viajei com o carro vazio e carregado, para fim foi super tranquilo. Me parece ser pior o encaixe superior, pois o calço do Tracker + o do Opala não se casaram bem.

A mangueira é uma boa opção, mas o Daniel fez uma coisa muito legal: torneou o calço da RC de maneira que ele entre na mola do Opala (pegue as medidas caso resolva voltar a usá-los):
    Imagine o calço da RC na posição que está no carro: mantenha a parte superior, pois ela se encaixa bem no carro; a parte de baixo, mais larga, ele torneou por fora diminuindo o diâmetro para entrar na mola do Opala. Assim, a mola fica centralizada e não se move.

Abraços

Realmente essa de utilizar uma peça de Nylon, como o calço da RC, para fazer da largura interna da mola deve dar certo sim. Ou seja, o Nylon ficaria entre a parte do carro onde o batente errosca e os elos da mola.

No encaixe inferior nada né?
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 151 de 405 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 51101141142143144145146147148149150151152153154155156157158159160161201251 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 05:41.