Martinho,
A Discovery 4 nova usa (segundo dizem, não procurei especificações) esse mesmo câmbio e tem 255 HP.
Não entendo de mecânica a esse ponto, mas, será que a referência de 500 Nm do câmbio não é subestimada ?
Abraço, :concordo:
Neilson
Versão Imprimível
Geralmente, são.
Eles colocam a margem mínima de segurança.
A caixa da Ranger 3.0, por exemplo, é homologada pra 38 kgfm, mas quando chipam é bem comum trabalharem com 47 kgfm ou até mais...
Não duvido nada que a caixa da Amarok aguente até uns 50 kgfm de torque.
Nem sempre a curva de torque é proporcional à da potência, então é meio complicado ficar fazendo regra de 3 pra chegar nesse valores empíricos.
Pra ilustrar como as curvas podem ter comportamentos distintos:
Anexo 339964
O correto mesmo seria aferir num dinamômetro de bancada... mas aí já são outros quinhentos...
Aguentar, aguenta afinal você não anda o tempo todo com 50 kgf.m de torque na entrada da caixa, porém a durabilidade fica reduzida sem dúvida, agora resta saber se ela foi projetada com uma durabilidade de 300 mil/km talvez dure 10%, 20%, 30% a menos (são apenas hipóteses).
Pelo que o Fuketeiro fala estas caixas de câmbio,seja a mecânica ou a AT suportam um torque muito superior ao que este motor fornece. Se realmente for isso a durabilidade será praticamente a mesma.
[]s
Eu falei o caso da Ranger porque tenho contato mais direto.
Mas, como falei, é comum o superdimensionamento dessas peças.
A caixa da Frontier 2.8, por exemplo, suporta 46 kgfm de torque...
name max. gasoline torque (N·m) max. diesel torque (N·m) example 8HP30 300 300 BMW 1 Series (F20) 8HP45* 450 500 BMW 5 Series (F10) 8HP70 700 700 BMW 7 Series (F01) BMW X5 (E70) 8HP90 900 1000 Rolls-Royce Ghost[20]
Tem estes variantes da transmissão. Estava chutando que a amarok tenha o 8HP45 que aguenta até 50kgfm, já que o carro original tem 42,8 kgfm.
Agora é claro que mesmo especificado para 50kgfm tem uma margem de segurança e aguenta bem mais.
Na Discovery 4 deve usar a caixa de maior torque.
Talvez alguem especialista pode sanear esta dúvida.
Outra coisa que me intriga num caixa automática desta. Se chipar o motor não precisa ajustar a caixa com os novos parâmetros?
Monteiro, não consigo enviar MP pra você também. Estou lhe enviando uma solicitação de amizade pra ver se após você aceitar passa a funcionar a opção de enviar MP.
Cliquei na opção enviar e-mail e lhe enviei pelo formulário do site.
Caso queira me adicionar no MSN: sac@maquinascoelho.com.br
Abraço!
Pessoal, sou leitor desde Quatro Rodas desde a adolescência, e apesar de não concordar com tudo que ela afirma, tenho-a como uma das melhores publicações da área, e verificando na sua útlima edição o teste comparativo das picapes, pincei alguns dados da 1ª colocada Amarok, e da última Hilux:
Desempenho - Amarok Hilux Diferença
0 a 100 km/h 11,5 seg 11,8 seg 0,3
0 a 1000 km 33,3 seg 33,6 seg 0,3
40 a 80 km/h 5,2 seg 5,2 seg -
60 a 100 km/h 6,8 seg 6,9 seg 0,1
80 a 120 km/h 9,4 seg 9,1 seg -0,3 ( + utilizada em ultrapassagens em estradas)
Freios
120 a 0 km 64,1 m 61,2 m -3,1 m
80 a 0 km 28,5 m 26,5 m - 2,0 m
60 a 0 km 15,5 m 14,4 m - 1,1 m
Consumo
cidade 8,8 km/l 9,5 km/l - 0,7 km/l
estrada 11,5 km/l 11,9 km/l - 0,4 km/l
Resumo: Em pese 4 marchas a menos e 17 cv menos potente, a Hilux consegue resultados muito parelhos e com mais economia, isto chama-se ajuste fino que traduz-se em eficiência, o mesmo "fenômeno" observamos nos testes do Corolla com suas 4 marchas comparativamente com os concorrentes mais "modernos". Acredito que a "tocada" de uma Amarok 8 marchas deve ser bem melhor que de uma Hilux 4 marchas, práticamente sem delays/buracos e acelerações mais uniformes, contudo o resultado final aferido por numeros, não demonstra a superioridade esperada para tanta tecnologia, e ainda, o consumidor tradicional considera assistência técnica, valor de revenda, manutenção etc! O que pega mesmo é preço, pois a Toyota insiste em cobrar demais pelo carro!