x2.... poderia compará-la com a Amarok MT também?.. muito obrigado!!
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O Google é nosso amigo.
HowStuffWorks - Como funciona a relação de marchas
Se meus estudos na faculdade de engenharia mecânica do Google não estão completamente equivocados a primeira marcha da AT é um pouquinho mais fraca que a primeira da MT. Então na prática a MT em reduzida carregaria 1.000kg sem esforço enquanto que a AT levaria os mesmos 1.000kg suando a camisa?
Só por curiosidade, qual seria a relação reduzida da Amarok MT?
fala marcelo!
em algumas situações de uso extremo como dunas ou alguma outra situação, a reduzida vai fazer falta.
mas a eletronica da amarok e esse cambio faz alguma coisa ainda desconhecida por nós, q com o modo offroad ligado, a bixa fica diferente e consegue encarar muitas situações.
só no uso super extremo mesmo que acredito que a reduzida fará falta.
Fiz um comparativo dos câmbios da Amarok.
Amarok AT: relação de marchas relação de transmissão: 1ª - 4,70:1; 4,70 17,390 2ª - 3,13:1; 3,13 11,581 3ª - 2,10:1; 2,10 7,770 4ª - 1,67:1; 1,67 6,179 5ª - 1,29:1 1,29 4,773 6ª - 1,00:1; 1,00 3,700 7ª - 0,84:1; 0,84 3,108 8ª - 0,67:1; 0,67 2,479 ré - 3,30:1 3,30 12,210 relação do diferencial: 3,7:1 3,70 Amarok MT: relação de marchas relação de transmissão: relação de transmissão com reduzida*: 1ª - 4,81:1 4,81 19,721 39,442 2ª - 2,54:1 2,54 10,414 20,828 3ª - 1,50:1 1,50 6,150 12,300 4ª - 1,00:1 1,00 4,100 8,200 5ª - 0,76:1 0,76 3,116 6,232 6ª - 0,63:1 0,63 2,583 5,166 ré - relação do diferencial: 4,1:1 4,10 * Para reduzida eu adotei o valor de relação de 2:1, pois não achei o valor correto, geralmente varia entre 1,8:1 a 2,6:1 Variação de relação câmbio: AT 4,03 MT 4,18 A MT tem uma 1ª marchas mais curta e a última marcha (6ª) mais longa que a (8ª) da AT e ainda tem a opção da reduzida. Amarok MT comparação da relação de transmissão (dif. e câmbio): 1ª 13% mais curta que a AT. 2ª Nessas marchas intermediárias a AT leva uma vantagem enorme, pelo fato de ter as relações próximas, ganhando em economia de combustível e desempenho. 3ª 4ª 5ª Praticamente a mesma rel. da AT em 7ª 6ª 4% mais curta que a AT em 8ª Mesmo com estas relações a MT atingi maior velocidade final, conforme matéria do Bob Sharp, 2km/h a mais, isso deve-se principalmente ao sistema mecânico de transmissão ter menos perda de eficiência.
Conclusão, fica claro que o poder de tração da amarok MT é bem maior que o da Amarok AT, mas em questão de tecnologia, desempenho e conforto o AT de 8 marchas é imbativel.
Abraços
:curtir: Vlw leobnaval... excelente post! Obrigado mais uma vez pelos esclarecimentos... como o Jera disse acima "...a eletronica da amarok e esse cambio faz alguma coisa ainda desconhecida por nós..." nos treinamentos da AT foram utilizados os mesmos procedimentos da MT e dizem que ela se saiu melhor... só o tempo, experiências, etc... para esclarecer algumas dúvidas que ainda permanecem na necessidade ou não da reduzida de fato...
A Ranger está chegando e os vídeos de divulgação são interessantes!!!
Abraços....
Jera isso porque ela tem o sistema de freiar a roda sem tração e o diferencial central que é do tipo Torsen que varia a distribuição de torque entre os eixos sendo dividido 40% do torque para o eixo dianteiro e 60% para o traseiro, podendo variar em mais 20% para o eixo que precisar de mais torque. E ainda tem o sistema de controle de tração que freia a roda que patinar, transferindo o torque para a roda que tem atrito.
Uma coisa que gostei no texto: AUTOentusiastas: AMAROK GANHA NOTÁVEL CÂMBIO AUTOMÁTICO
ele cita: "A picape pode rebocar até 2.860 kg, desde que não se precise superar rampas de mais de 12%." ou seja ela pode rebocar quase 3 ton. desde que a inclinação do piso não seja superior a 12% (equivalente a 5,4º), é nessa hora que a reduzida faz falta.
AAugusto, acho que suas dúvidas foram exclarecidas no meu outro post., sobre a rel. da reduzida da Amarok eu tambem não achei esta informação.
Abraços