
Postado originalmente por
Flavio Nilo
Eu costumo fazer da seguinte forma: em estrada de terra, quando preciso rebocar algo muito pesado, ligo o 4x4 e aciono a reduzida, para facilitar a saída. Depois, em movimento, desligo a reduzida e mantenho o 4x4. Em estrada de terra, cascalho ou brita, areia, não há problema em fazer curvas, desde que não muito fechadas e estando em movimento. Com o carro parado, não recomendo fazer curvas com o 4x4 acionado e ainda pior com a reduzida, pois força muito o sistema. Em asfalto, uso a reduzida para sair e depois destraciono, isso se o que estiver sendo rebocado for de muito peso. Se não for muito pesado, saio de 4x2 mesmo. Já tentei sair com o 4x4 e reduzida acionados, no asfalto, com as rodas esterçadas para um lado. O carro simplesmente não saiu do lugar tamanha a resistência, quase quebrando o conjunto. Isso se dá tendo em vista as rodas não girarem na mesma velocidade, pois não possui eixo central, alguma coisa assim, que distribua e equalize o torque nas rodas. Mais ou menos isso. Se tiver alguma informação equivocada, algum forista mais experiente pode fazer a gentileza de corrigir. Qualquer outra dúvida, consulte no google sobre essa questão. Tem vários vídeos e informações à respeito, que poderão te esclarecer melhor. Espero ter ajudado.